Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana, Filomena
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11486
Resumo: As Tecnologias Educacionais em Rede assumem na atualidade, e sobretudo por via da crise pandémica, uma relevância particular, dado que os ambientes virtuais de aprendizagem são uma realidade presente em todos os níveis de ensino. Importa também destacar que estas tecnologias se tornam elementos incontornáveis como forma de complementar seja o ensino totalmente virtual, seja o ensino misto. Neste âmbito, identificamos o modelo de avaliação digital assumido numa Unidade Curricular de Doutoramento totalmente ministrada a distância, particularizando a componente avaliativa na Tecnologia Educacional em Rede adotada. A proposta avaliativa delineada segmenta-se numa dimensão macro, identificando-se os pressupostos assumidos a nível institucional, meso, perspetivando-se as questões especificas ao nível da Unidade Curricular, e micro, considerando as especificidades do Ambiente Virtual Aberto de Aprendizagem. Assim, primeiramente, caracterizamos o contexto, que entendemos enquanto Ambiente Virtual Aberto de Aprendizagem num cenário de blended (e)learning. Posteriormente, explicitamos as dimensões da estratégia avaliativa da Unidade Curricular para a qual foi pensada e onde foi implementada. E, concluímos sistematizando as particularidades inerentes ao mecanismo de avaliação assumido na Tecnologia Educacional em Rede utilizada.
id RCAP_bfc051a900026d2746679fc2a5289414
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11486
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagemHow to evaluate with networked educational technologies?: dimensions of a strategy for an open virtual learning environmentTecnologia educacional em redeAmbiente virtual aberto de aprendizagemAvaliação digitalEnsino superiorNetworked educational technologyOpen virtual learning environmentDigital assessmentHigher educationODS::04:Educação de QualidadeAs Tecnologias Educacionais em Rede assumem na atualidade, e sobretudo por via da crise pandémica, uma relevância particular, dado que os ambientes virtuais de aprendizagem são uma realidade presente em todos os níveis de ensino. Importa também destacar que estas tecnologias se tornam elementos incontornáveis como forma de complementar seja o ensino totalmente virtual, seja o ensino misto. Neste âmbito, identificamos o modelo de avaliação digital assumido numa Unidade Curricular de Doutoramento totalmente ministrada a distância, particularizando a componente avaliativa na Tecnologia Educacional em Rede adotada. A proposta avaliativa delineada segmenta-se numa dimensão macro, identificando-se os pressupostos assumidos a nível institucional, meso, perspetivando-se as questões especificas ao nível da Unidade Curricular, e micro, considerando as especificidades do Ambiente Virtual Aberto de Aprendizagem. Assim, primeiramente, caracterizamos o contexto, que entendemos enquanto Ambiente Virtual Aberto de Aprendizagem num cenário de blended (e)learning. Posteriormente, explicitamos as dimensões da estratégia avaliativa da Unidade Curricular para a qual foi pensada e onde foi implementada. E, concluímos sistematizando as particularidades inerentes ao mecanismo de avaliação assumido na Tecnologia Educacional em Rede utilizada.Currently, and especially due to the pandemic crisis, Networked Educational Technologies assume a particular relevance, given that virtual learning environments are a reality at all levels of education. It is also important to highlight that these technologies have become unavoidable elements as a way to complement either totally virtual teaching or hybrid teaching. In this context, we identify the digital assessment model adopted in a Doctoral Course entirely taught at a distance, specifying the assessment component in the adopted Networked Educational Technology. The assessment proposal outlined is segmented in a macro dimension, identifying the assumptions made at the institutional level, meso, looking at specific issues at the level of the Curricular Unit, and micro, considering the specificities of the Open Virtual Learning Environment. So, first, we characterize the context, which we understand as an Open Virtual Learning Environment in a blended (e)learning scenario. Afterwards, we explain the dimensions of the evaluation strategy of the Curricular Unit, for which it was designed and where it was implemented. And, we conclude by systematizing the particularities inherent to the mechanism of assessment assumed in the Networked Educational Technology used.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoPestana, FilomenaCardoso, Teresa Margarida Loureiro2021-12-14T15:44:38Z2021-122021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11486porPestana, Filomena; Cardoso, Teresa - Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p. 61-762182-4967https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp61-76info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:01Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:53.678014Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem
How to evaluate with networked educational technologies?: dimensions of a strategy for an open virtual learning environment
title Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem
spellingShingle Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem
Pestana, Filomena
Tecnologia educacional em rede
Ambiente virtual aberto de aprendizagem
Avaliação digital
Ensino superior
Networked educational technology
Open virtual learning environment
Digital assessment
Higher education
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem
title_full Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem
title_fullStr Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem
title_full_unstemmed Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem
title_sort Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem
author Pestana, Filomena
author_facet Pestana, Filomena
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
author_role author
author2 Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pestana, Filomena
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional em rede
Ambiente virtual aberto de aprendizagem
Avaliação digital
Ensino superior
Networked educational technology
Open virtual learning environment
Digital assessment
Higher education
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Tecnologia educacional em rede
Ambiente virtual aberto de aprendizagem
Avaliação digital
Ensino superior
Networked educational technology
Open virtual learning environment
Digital assessment
Higher education
ODS::04:Educação de Qualidade
description As Tecnologias Educacionais em Rede assumem na atualidade, e sobretudo por via da crise pandémica, uma relevância particular, dado que os ambientes virtuais de aprendizagem são uma realidade presente em todos os níveis de ensino. Importa também destacar que estas tecnologias se tornam elementos incontornáveis como forma de complementar seja o ensino totalmente virtual, seja o ensino misto. Neste âmbito, identificamos o modelo de avaliação digital assumido numa Unidade Curricular de Doutoramento totalmente ministrada a distância, particularizando a componente avaliativa na Tecnologia Educacional em Rede adotada. A proposta avaliativa delineada segmenta-se numa dimensão macro, identificando-se os pressupostos assumidos a nível institucional, meso, perspetivando-se as questões especificas ao nível da Unidade Curricular, e micro, considerando as especificidades do Ambiente Virtual Aberto de Aprendizagem. Assim, primeiramente, caracterizamos o contexto, que entendemos enquanto Ambiente Virtual Aberto de Aprendizagem num cenário de blended (e)learning. Posteriormente, explicitamos as dimensões da estratégia avaliativa da Unidade Curricular para a qual foi pensada e onde foi implementada. E, concluímos sistematizando as particularidades inerentes ao mecanismo de avaliação assumido na Tecnologia Educacional em Rede utilizada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14T15:44:38Z
2021-12
2021-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11486
url http://hdl.handle.net/10400.2/11486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa - Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p. 61-76
2182-4967
https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp61-76
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135097659588608