Percepção de crescimento pós-traumático e escrita expressiva : estudo exploratório com profissionais de uma instituição de acolhimento de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Inês do Carmo Lobo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5000
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
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spelling Percepção de crescimento pós-traumático e escrita expressiva : estudo exploratório com profissionais de uma instituição de acolhimento de criançasEscrita expressivaEstratégias de copingTraumasEmoçõesTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Psicologia (Secção Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011Os efeitos físicos e psicológicos a longo-prazo que ocorrem em vítimas de um trauma têm sido vastamente estudados ao longo de décadas. Alguns estudos têm demonstrado que, para além dos efeitos negativos, também existem efeitos psicológicos positivos após um trauma. Neste estudo, pretendemos explorar a possibilidade de os mesmos efeitos poderem ser encontrados em indivíduos que, devido às características do seu trabalho, vivem diariamente o sofrimento de forma vicariante, não tendo necessariamente passado por um trauma de forma directa. Serão avaliados os efeitos psicológicos da exposição prolongada ao sofrimento usando, para isso, as teorias conhecidas sobre o Crescimento Pós-Traumático, através da análise dos principais desafios emocionais associados à profissão dos participantes, das estratégias de coping desenvolvidas ao longo do tempo para lidar com esses desafios e das mudanças pessoais e interpessoais que os participantes identificaram ao analisar a sua vida em termos retrospectivos. Foi pedido aos participantes que realizassem um exercício de escrita expressiva no qual se deveriam referir às emoções que sentem no seu trabalho e, na semana seguinte, foram conduzidas entrevistas individuais orientadas por um guião construído especificamente para o efeito. Nos resultados obtidos, tornou-se evidente que a exposição contínua e vicariante ao trauma é promotora de crescimento pessoal, no sentido em que os participantes revelaram mudanças significativas nas suas vidas que atribuem às aprendizagens possibilitadas pelo contexto profissional em que se inserem. É também demonstrado que os exercícios realizados por escrito antes das entrevistas contribuíram para que os participantes reflectissem sobre a sua vida de forma profunda, avaliando a sua própria evolução numa perspectiva longitudinal.Both physical and psychological long-term effects on trauma victims have been widely investigated worldwide. Some studies have shown that, in addition to the well-known negative effects of trauma, some positive psychological effects can be found as well. In this study, we will argue that the same effects can be found on individuals that, due to their day-to-day work, encounter severe suffering on others, even though they haven’t been through a trauma themselves. We will assess the psychological effects of such individuals based on the theories known today about post-traumatic growth, focusing on the emotional challenges associated with the participants’ line of work, the coping strategies they developed over time and the personal and interpersonal changes they identified on their lives. Participants were asked to do an expressive writing exercise about the emotions they experience at work and, in the following week, individual guided interviews took place. In our results, we will show that the prolonged exposure to other peoples’ traumas can promote personal growth, seeing that the participants showed several changes that they made to their lives after realizing how much they’ve learned from their professional experience. We will also show that the written exercises prior to the interviews were responsible for the participants’ better ability to think about themselves and to recall emotional experiences from the past.Marujo, Helena Águeda, 1958-Repositório da Universidade de LisboaMoreira, Inês do Carmo Lobo2012-01-26T17:23:25Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:28Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:32.288412Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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