"More than words" : o processo de perdão num paradigma de escrita expressiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Célia Margarida da Conceição
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3070
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
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spelling "More than words" : o processo de perdão num paradigma de escrita expressivaEscrita expressivaBem-estar psicológicoPerdãoTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009O perdão e a escrita podem ser concebidos como uma resposta positiva perante transgressões e experiências de vida traumáticas. Constituem recursos pessoais perante acontecimentos de vida stressores e evidenciam benefícios para o indivíduo a vários níveis. A presente investigação pretende explorar as significações relativas ao perdão através da escrita e a relação entre o perdão e a escrita expressiva. Assim, o objectivo deste trabalho é avaliar se o processo de perdão ocorre através de um paradigma de escrita expressiva. Para o efeito foram analisadas um total de 47 cartas de perdão, com recurso à metodologia análise de conteúdo qualitativa. Os resultados sugerem que o processo de perdão ocorre num paradigma de escrita expressiva, tendo sido identificadas dimensões de natureza intrapessoal e interpessoal. São discutidas implicações para a psicoterapia, bem-estar, saúde física e mental. É também proposto um modelo conceptual integrador dos aspectos comuns de ambos os fenómenos em estudo. Conclui-se que a escrita expressiva pode constituir uma base sólida para se desenvolver o processo de perdão.Forgiveness and writing can be conceptualized as a positive response to transgressions or traumatic experiences. They are personal resources people can turn to when coping with stressful events and are beneficial for the individual at various levels. The present study explores the meanings related to forgiveness through writing and the relation between forgiveness and expressive writing. Thus, the aim of this investigation is to assess if the process of forgiveness occurs through an expressive writing paradigm. To reach a conclusion, 47 letters of forgiveness were analyzed using qualitative content analysis. The results show that the process of forgiveness occurs on an expressive writing paradigm, and have been identified dimensions of intrapersonal and interpersonal nature. Implications to psychotherapy, well-being, physical and mental health are discussed. It is also proposed a conceptual model that integrates aspects that are common both to the process of forgiveness and to expressive writing. It can be concluded that expressive writing can work as a solid framework to develop the process of forgiveness.Marujo, Helena Águeda, 1958-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Célia Margarida da Conceição2011-04-08T15:07:52Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3070porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:11.859566Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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