"Encontrar, brincar e arrumar": a reorganização do ambiente educativo numa sala de 3 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Cristina Alves Minhós dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57321
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_bfcf89a8347a94815c2a7b3cc3afb4f9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57321
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Encontrar, brincar e arrumar": a reorganização do ambiente educativo numa sala de 3 anos“Find, use, return”: reorganizing the learning environment with 3 year old childrenEducação pré-escolarOrganização do espaçoReapetrechamento das áreasEtiquetagem de materiaisJogoPre-school educationSpace organizationRe-equipment of interest areasGameResource labellingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio e tem como principal objetivo descrever, refletir e analisar o Projeto de Intervenção Pedagógica realizado no contexto de jardim-de-infância. O Projeto de Intervenção foi desenvolvido com um grupo de vinte e quatro crianças com três anos de idade e o tema do mesmo, emergiu da realização de diversas observações sucedidas nos momentos de exploração das áreas da sala. Deste modo, o presente relatório, tem como principal objetivo demonstrar de que modo, a organização do espaço e dos materiais no ambiente de aprendizagem e o reapetrechamento das áreas de interesse numa sala de jardim-de-infância, poderão promover o jogo da criança. De forma a dar resposta a este objetivo o Projeto de Intervenção realizado teve como referência a abordagem metodológica da investigação-ação em que, de forma cíclica e sistemática procurei observar, planificar, agir e refletir de modo a transformar e melhorar a minha ação pedagógica. O estudo realizado permitiu constatar que ao organizar, etiquetar e explorar o ambiente físico de aprendizagem e os seus materiais, convidando as crianças a participarem ativamente em todo este processo, se promove não só o ciclo encontrar-brincar-arrumar, como também os diferentes tipos de jogo da criança, na medida em que ao começarem a jogar mais em grupo o jogo se torna mais intencional, diversificado e rico pedagogicamente.The following report is part of the Internship Curricular Unit and has as the main objective to describe, reflect and analyze the Intervention Project inserted in the context of kindergarten. The Intervention Project was developed within a group of twenty-four three year old children and its theme came to be based on the observation of several activities that occurred in the principal areas of interest in the classroom. Thus, this report has as its pivotal objective to demonstrate how the organization of space and its resources in a learning physical environment as well as the reequipment of the areas of interest in a kindergarten classroom may promote the children's games. In order to find an answer to this objective, this Intervention Project had as reference the methodological approach of investigation/action where, in a cyclic and systematic through observation, planning, acting and reflecting aiming to transform and improve all of my pedagogical actions. The elaboration of this report allowed the realization that through organizing, labelling and exploring the learning physical environment and its resources, not only it's promoted the find-usereturn cycle but as well the different types of children's games, because as they start to play more in groups, the game itself becomes more intentional, diverse and rich pedagogically.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoReis, Cristina Alves Minhós dos20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57321por202059707info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57321Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:40.440051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Encontrar, brincar e arrumar": a reorganização do ambiente educativo numa sala de 3 anos
“Find, use, return”: reorganizing the learning environment with 3 year old children
title "Encontrar, brincar e arrumar": a reorganização do ambiente educativo numa sala de 3 anos
spellingShingle "Encontrar, brincar e arrumar": a reorganização do ambiente educativo numa sala de 3 anos
Reis, Cristina Alves Minhós dos
Educação pré-escolar
Organização do espaço
Reapetrechamento das áreas
Etiquetagem de materiais
Jogo
Pre-school education
Space organization
Re-equipment of interest areas
Game
Resource labelling
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short "Encontrar, brincar e arrumar": a reorganização do ambiente educativo numa sala de 3 anos
title_full "Encontrar, brincar e arrumar": a reorganização do ambiente educativo numa sala de 3 anos
title_fullStr "Encontrar, brincar e arrumar": a reorganização do ambiente educativo numa sala de 3 anos
title_full_unstemmed "Encontrar, brincar e arrumar": a reorganização do ambiente educativo numa sala de 3 anos
title_sort "Encontrar, brincar e arrumar": a reorganização do ambiente educativo numa sala de 3 anos
author Reis, Cristina Alves Minhós dos
author_facet Reis, Cristina Alves Minhós dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parente, Maria Cristina Cristo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Cristina Alves Minhós dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Organização do espaço
Reapetrechamento das áreas
Etiquetagem de materiais
Jogo
Pre-school education
Space organization
Re-equipment of interest areas
Game
Resource labelling
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Organização do espaço
Reapetrechamento das áreas
Etiquetagem de materiais
Jogo
Pre-school education
Space organization
Re-equipment of interest areas
Game
Resource labelling
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/57321
url http://hdl.handle.net/1822/57321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202059707
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132377005424640