"Encontrar, brincar e arrumar": a reorganização do ambiente educativo numa sala de 3 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/57321 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_bfcf89a8347a94815c2a7b3cc3afb4f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57321 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
"Encontrar, brincar e arrumar": a reorganização do ambiente educativo numa sala de 3 anos“Find, use, return”: reorganizing the learning environment with 3 year old childrenEducação pré-escolarOrganização do espaçoReapetrechamento das áreasEtiquetagem de materiaisJogoPre-school educationSpace organizationRe-equipment of interest areasGameResource labellingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio e tem como principal objetivo descrever, refletir e analisar o Projeto de Intervenção Pedagógica realizado no contexto de jardim-de-infância. O Projeto de Intervenção foi desenvolvido com um grupo de vinte e quatro crianças com três anos de idade e o tema do mesmo, emergiu da realização de diversas observações sucedidas nos momentos de exploração das áreas da sala. Deste modo, o presente relatório, tem como principal objetivo demonstrar de que modo, a organização do espaço e dos materiais no ambiente de aprendizagem e o reapetrechamento das áreas de interesse numa sala de jardim-de-infância, poderão promover o jogo da criança. De forma a dar resposta a este objetivo o Projeto de Intervenção realizado teve como referência a abordagem metodológica da investigação-ação em que, de forma cíclica e sistemática procurei observar, planificar, agir e refletir de modo a transformar e melhorar a minha ação pedagógica. O estudo realizado permitiu constatar que ao organizar, etiquetar e explorar o ambiente físico de aprendizagem e os seus materiais, convidando as crianças a participarem ativamente em todo este processo, se promove não só o ciclo encontrar-brincar-arrumar, como também os diferentes tipos de jogo da criança, na medida em que ao começarem a jogar mais em grupo o jogo se torna mais intencional, diversificado e rico pedagogicamente.The following report is part of the Internship Curricular Unit and has as the main objective to describe, reflect and analyze the Intervention Project inserted in the context of kindergarten. The Intervention Project was developed within a group of twenty-four three year old children and its theme came to be based on the observation of several activities that occurred in the principal areas of interest in the classroom. Thus, this report has as its pivotal objective to demonstrate how the organization of space and its resources in a learning physical environment as well as the reequipment of the areas of interest in a kindergarten classroom may promote the children's games. In order to find an answer to this objective, this Intervention Project had as reference the methodological approach of investigation/action where, in a cyclic and systematic through observation, planning, acting and reflecting aiming to transform and improve all of my pedagogical actions. The elaboration of this report allowed the realization that through organizing, labelling and exploring the learning physical environment and its resources, not only it's promoted the find-usereturn cycle but as well the different types of children's games, because as they start to play more in groups, the game itself becomes more intentional, diverse and rich pedagogically.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoReis, Cristina Alves Minhós dos20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57321por202059707info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57321Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:40.440051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Encontrar, brincar e arrumar": a reorganização do ambiente educativo numa sala de 3 anos “Find, use, return”: reorganizing the learning environment with 3 year old children |
title |
"Encontrar, brincar e arrumar": a reorganização do ambiente educativo numa sala de 3 anos |
spellingShingle |
"Encontrar, brincar e arrumar": a reorganização do ambiente educativo numa sala de 3 anos Reis, Cristina Alves Minhós dos Educação pré-escolar Organização do espaço Reapetrechamento das áreas Etiquetagem de materiais Jogo Pre-school education Space organization Re-equipment of interest areas Game Resource labelling Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
"Encontrar, brincar e arrumar": a reorganização do ambiente educativo numa sala de 3 anos |
title_full |
"Encontrar, brincar e arrumar": a reorganização do ambiente educativo numa sala de 3 anos |
title_fullStr |
"Encontrar, brincar e arrumar": a reorganização do ambiente educativo numa sala de 3 anos |
title_full_unstemmed |
"Encontrar, brincar e arrumar": a reorganização do ambiente educativo numa sala de 3 anos |
title_sort |
"Encontrar, brincar e arrumar": a reorganização do ambiente educativo numa sala de 3 anos |
author |
Reis, Cristina Alves Minhós dos |
author_facet |
Reis, Cristina Alves Minhós dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Parente, Maria Cristina Cristo Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Cristina Alves Minhós dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Organização do espaço Reapetrechamento das áreas Etiquetagem de materiais Jogo Pre-school education Space organization Re-equipment of interest areas Game Resource labelling Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação pré-escolar Organização do espaço Reapetrechamento das áreas Etiquetagem de materiais Jogo Pre-school education Space organization Re-equipment of interest areas Game Resource labelling Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/57321 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/57321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202059707 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132377005424640 |