A reorganização do espaço pedagógico e a construção articulada do saber em contexto de educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alexandra Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62051
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_342844946d71ebd67867e1d6a94adc8b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62051
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A reorganização do espaço pedagógico e a construção articulada do saber em contexto de educação pré-escolarThe reorganization of the pedagogical space and the articulated construction of knowledge in the context of pre-school educationÁrea das ciênciasArticulação de áreas de conteúdoEducação pré-escolarArticulation of content areasPre-school educationScience areaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente trabalho tem como objetivo apresentar um projeto de intervenção pedagógica sobre o tema “A reorganização do espaço pedagógico e a construção articulada do saber em contexto de educação pré-escolar”. O projeto desenvolvido com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos teve como objetivos estimular do interesse das crianças pelas ciências e experiências, promover o desenvolvimento de aprendizagens envolvendo várias áreas e domínios de conhecimento e fomentar a construção de saberes de forma coletiva. De modo a alcançar os objetivos traçados foi desenvolvido um conjunto de estratégias intervenção pedagógica focalizadas no reapetrechamento da área das ciências, na realização de explorações e experimentações que permitiram às crianças observar, formular hipóteses, experimentar, refletir, tirar conclusões e comunicar dados. A concretização deste projeto foi importante no sentido que permitiu não só favorecer as interações, como permitiu envolver as crianças num conjunto de atividades que abrangeram diferentes áreas de conteúdo curricular para a educação pré-escolar.The present work aims to present a project of pedagogical intervention on the theme "The reorganization of the pedagogical space and the articulated construction of knowledge in the context of pre-school education". The project developed with a group of children between the ages of five and six had as objectives to stimulate children's interest in science and experiences, to promote the development of learning involving several areas and domains of knowledge and to foster the collaborative construction of knowledge. In order to reach the objectives outlined, a set of pedagogical intervention strategies focused on the re-refining of the area of sciences, explorations and experiments were developed that allowed the children to observe, formulate hypotheses, experiment, reflect, draw conclusions and communicate data. The realization of this project was important in that it allowed not only to enrich interactions, but also to involve children in a set of activities that covered different areas of curricular content for pre-school education.Vieira, Maria de Fátima Cerqueira MartinsUniversidade do MinhoOliveira, Alexandra Fernandes20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62051por202294200info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62051Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:15.536461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A reorganização do espaço pedagógico e a construção articulada do saber em contexto de educação pré-escolar
The reorganization of the pedagogical space and the articulated construction of knowledge in the context of pre-school education
title A reorganização do espaço pedagógico e a construção articulada do saber em contexto de educação pré-escolar
spellingShingle A reorganização do espaço pedagógico e a construção articulada do saber em contexto de educação pré-escolar
Oliveira, Alexandra Fernandes
Área das ciências
Articulação de áreas de conteúdo
Educação pré-escolar
Articulation of content areas
Pre-school education
Science area
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A reorganização do espaço pedagógico e a construção articulada do saber em contexto de educação pré-escolar
title_full A reorganização do espaço pedagógico e a construção articulada do saber em contexto de educação pré-escolar
title_fullStr A reorganização do espaço pedagógico e a construção articulada do saber em contexto de educação pré-escolar
title_full_unstemmed A reorganização do espaço pedagógico e a construção articulada do saber em contexto de educação pré-escolar
title_sort A reorganização do espaço pedagógico e a construção articulada do saber em contexto de educação pré-escolar
author Oliveira, Alexandra Fernandes
author_facet Oliveira, Alexandra Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alexandra Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Área das ciências
Articulação de áreas de conteúdo
Educação pré-escolar
Articulation of content areas
Pre-school education
Science area
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Área das ciências
Articulação de áreas de conteúdo
Educação pré-escolar
Articulation of content areas
Pre-school education
Science area
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/62051
url http://hdl.handle.net/1822/62051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202294200
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133030264078336