Criação de um ateliê de expressão plástica no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Angelina da Conceição Afonso Morais
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/3585
Resumo: Este trabalho tem como objectivo o desenvolvimento de um Ateliê de Expressão Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB). Durante o desenvolvimento da Prática do Ensino Supervisionado desenvolvida com uma turma do 1.º Ciclo do EB, foi possível constatar a necessidade que um espaço, onde o livre manuseamento e modificação de materiais plásticos se pudesse tornar possível. Sendo a Expressão Plástica uma actividade natural e espontânea na criança, comporta também uma atitude Pedagógica enquanto permite à criança a livre expressão do seu sentir. Sendo um dos objectivos do Currículo Nacional do Ensino Básico (CNEB), intervir de forma objectiva no desenvolvimento integral dos alunos, e apresentando, o mesmo documento, as artes como possíveis de desempenhar um papel preponderante no desenvolvimento integral do aluno e, por conseguinte, do indivíduo em geral e da sociedade, entende-se que através da Expressão Plástica, com a criança a poder manusear diferentes materiais, a experienciar e expressar-se livremente, possa favorecer o seu desenvolvimento integral. Não se pretendem comparações com Arno Setern, Eurico Gonçalves, Cecília Menano ou outros, pretende-se tão-somente ver, no trabalho já desenvolvido, uma fonte de sabedoria onde se possam ir colher ensinamentos para ajudar as crianças no seu processo de crescimento.Cette étude vise à développer un studio de l'expression artistique dans le cycle A. St l'éducation de base (EB). Au cours de l'enseignement de la pratique supervisée de l'enseignement développé avec une classe d'un seul. Exercer sur l'EB, il a été établi à besoin d'un espace où un traitement gratuit et la modification des matières plastiques pourrait devenir possible. Comme l'expression artistique a et spontanée activité physique chez les enfants, comprend également un enseignement, tout en permettant à l'enfant la liberté d'expression de leurs sentiments. Comme l'un des objectifs du programme national pour l'éducation de base (CNEB) d'intervenir d'une manière objective le développement global des élèves, et de présenter le même document, les arts comme instruments possibles susceptibles de jouer un rôle de premier plan dans le développement de l'élève et donc l'individu et la société en général. Il est entendu que, grâce à l'expression artistique, avec l'enfant à être capable de traiter différents matériaux, d'expérimenter et de s'exprimer librement, afin de faciliter leur développement intégral. Je ne veux pas les comparaisons avec Arno Stern, Eurico Gonçalves, Cecilia Menano ou d'autres destinés, simplement voir, le travail déjà accompli, une source de sagesse, où ils peuvent tirer des leçons pour aider les enfants dans leur processus de croissance.
id RCAP_bfd17a7ab2bcd1fc7e17b41c22e1df87
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3585
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação de um ateliê de expressão plástica no 1º Ciclo do Ensino BásicoEste trabalho tem como objectivo o desenvolvimento de um Ateliê de Expressão Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB). Durante o desenvolvimento da Prática do Ensino Supervisionado desenvolvida com uma turma do 1.º Ciclo do EB, foi possível constatar a necessidade que um espaço, onde o livre manuseamento e modificação de materiais plásticos se pudesse tornar possível. Sendo a Expressão Plástica uma actividade natural e espontânea na criança, comporta também uma atitude Pedagógica enquanto permite à criança a livre expressão do seu sentir. Sendo um dos objectivos do Currículo Nacional do Ensino Básico (CNEB), intervir de forma objectiva no desenvolvimento integral dos alunos, e apresentando, o mesmo documento, as artes como possíveis de desempenhar um papel preponderante no desenvolvimento integral do aluno e, por conseguinte, do indivíduo em geral e da sociedade, entende-se que através da Expressão Plástica, com a criança a poder manusear diferentes materiais, a experienciar e expressar-se livremente, possa favorecer o seu desenvolvimento integral. Não se pretendem comparações com Arno Setern, Eurico Gonçalves, Cecília Menano ou outros, pretende-se tão-somente ver, no trabalho já desenvolvido, uma fonte de sabedoria onde se possam ir colher ensinamentos para ajudar as crianças no seu processo de crescimento.Cette étude vise à développer un studio de l'expression artistique dans le cycle A. St l'éducation de base (EB). Au cours de l'enseignement de la pratique supervisée de l'enseignement développé avec une classe d'un seul. Exercer sur l'EB, il a été établi à besoin d'un espace où un traitement gratuit et la modification des matières plastiques pourrait devenir possible. Comme l'expression artistique a et spontanée activité physique chez les enfants, comprend également un enseignement, tout en permettant à l'enfant la liberté d'expression de leurs sentiments. Comme l'un des objectifs du programme national pour l'éducation de base (CNEB) d'intervenir d'une manière objective le développement global des élèves, et de présenter le même document, les arts comme instruments possibles susceptibles de jouer un rôle de premier plan dans le développement de l'élève et donc l'individu et la société en général. Il est entendu que, grâce à l'expression artistique, avec l'enfant à être capable de traiter différents matériaux, d'expérimenter et de s'exprimer librement, afin de faciliter leur développement intégral. Je ne veux pas les comparaisons avec Arno Stern, Eurico Gonçalves, Cecilia Menano ou d'autres destinés, simplement voir, le travail déjà accompli, une source de sagesse, où ils peuvent tirer des leçons pour aider les enfants dans leur processus de croissance.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoCanotilho, Maria Helena Pires CésarBiblioteca Digital do IPBFernandes, Angelina da Conceição Afonso Morais2011-03-04T11:45:42Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3585porFernandes, Angelina da Conceição Afonso Morais (2010). Criação de um ateliê de expressão plástica no 1º Ciclo do Ensino Básico. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:09:45Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3585Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:32.497292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação de um ateliê de expressão plástica no 1º Ciclo do Ensino Básico
title Criação de um ateliê de expressão plástica no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Criação de um ateliê de expressão plástica no 1º Ciclo do Ensino Básico
Fernandes, Angelina da Conceição Afonso Morais
title_short Criação de um ateliê de expressão plástica no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Criação de um ateliê de expressão plástica no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Criação de um ateliê de expressão plástica no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Criação de um ateliê de expressão plástica no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Criação de um ateliê de expressão plástica no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Fernandes, Angelina da Conceição Afonso Morais
author_facet Fernandes, Angelina da Conceição Afonso Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Canotilho, Maria Helena Pires César
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Angelina da Conceição Afonso Morais
description Este trabalho tem como objectivo o desenvolvimento de um Ateliê de Expressão Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB). Durante o desenvolvimento da Prática do Ensino Supervisionado desenvolvida com uma turma do 1.º Ciclo do EB, foi possível constatar a necessidade que um espaço, onde o livre manuseamento e modificação de materiais plásticos se pudesse tornar possível. Sendo a Expressão Plástica uma actividade natural e espontânea na criança, comporta também uma atitude Pedagógica enquanto permite à criança a livre expressão do seu sentir. Sendo um dos objectivos do Currículo Nacional do Ensino Básico (CNEB), intervir de forma objectiva no desenvolvimento integral dos alunos, e apresentando, o mesmo documento, as artes como possíveis de desempenhar um papel preponderante no desenvolvimento integral do aluno e, por conseguinte, do indivíduo em geral e da sociedade, entende-se que através da Expressão Plástica, com a criança a poder manusear diferentes materiais, a experienciar e expressar-se livremente, possa favorecer o seu desenvolvimento integral. Não se pretendem comparações com Arno Setern, Eurico Gonçalves, Cecília Menano ou outros, pretende-se tão-somente ver, no trabalho já desenvolvido, uma fonte de sabedoria onde se possam ir colher ensinamentos para ajudar as crianças no seu processo de crescimento.Cette étude vise à développer un studio de l'expression artistique dans le cycle A. St l'éducation de base (EB). Au cours de l'enseignement de la pratique supervisée de l'enseignement développé avec une classe d'un seul. Exercer sur l'EB, il a été établi à besoin d'un espace où un traitement gratuit et la modification des matières plastiques pourrait devenir possible. Comme l'expression artistique a et spontanée activité physique chez les enfants, comprend également un enseignement, tout en permettant à l'enfant la liberté d'expression de leurs sentiments. Comme l'un des objectifs du programme national pour l'éducation de base (CNEB) d'intervenir d'une manière objective le développement global des élèves, et de présenter le même document, les arts comme instruments possibles susceptibles de jouer un rôle de premier plan dans le développement de l'élève et donc l'individu et la société en général. Il est entendu que, grâce à l'expression artistique, avec l'enfant à être capable de traiter différents matériaux, d'expérimenter et de s'exprimer librement, afin de faciliter leur développement intégral. Je ne veux pas les comparaisons avec Arno Stern, Eurico Gonçalves, Cecilia Menano ou d'autres destinés, simplement voir, le travail déjà accompli, une source de sagesse, où ils peuvent tirer des leçons pour aider les enfants dans leur processus de croissance.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-03-04T11:45:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/3585
url http://hdl.handle.net/10198/3585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, Angelina da Conceição Afonso Morais (2010). Criação de um ateliê de expressão plástica no 1º Ciclo do Ensino Básico. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135174451003392