Identidades metamorfoseadas: uma perspectiva de Cindy Sherman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcela Maria Dantas da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15275
Resumo: A presente dissertação, intitulada “Identidades metamorfoseadas. Uma perspectiva de Cindy Sherman”, pretende interpretar a obra de Cindy Sherman como um mecanismo de desconcertação social, isto é, de desconstrução dos estereótipos e dos modos prevalecentes de representação. A partir da descrição e da análise hermenêutica da obra da artista, nomeadamente das séries fotográficas, desde A Cindy Book (1964-1975) até aos Clowns (2003-2004), e em diálogo com alguns dos seus críticos e intérpretes, sustentaremos que os seus trabalhos visam a experiência humana em geral, através da construção de identidades metamorfoseadas. Com vista a suportar esta interpretação da obra de Cindy Sherman, propõe o nosso estudo uma análise detida dos processos de problematização dos estereótipos sociais, da envolvência social do espectacular, da identidade pessoal, do feminino e do queer. Conclui o nosso estudo com a consideração do interesse da obra Cindy Sherman para a compreensão da figura do “outro” no pensamento estético contemporâneo; ABSTRACT:This essay, named “Metamorphosed identities. Cindy Sherman’s perspective”, aims to interprete Cindy Sherman’s work as a social disconcerting mechanism, this is to say, the disconsctrution of the stereotypes and the ways they are represented. From the description and the hermeneutic analysis of the artist’s work, namely the photographic series, from A Cindy Book (1964-1975) to Clowns (2003-2004), and taking into account some of her critics and reviewers, we will support the idea that her work aimed human experience in general, through the construction of metamorphosed identities. To support this interpretation of her work, our essay is based on the detailed analysis of the social stereotypes problematical processes, of the social implication in the spectacular, of the personal identity, of the feminine and of the queer. Our essay draws the conclusion that Cindy Sherman’s work contributes to the understanding of the “other’s” image in the contemporaneous aesthetic throught.
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