Identidades metamorfoseadas: uma perspectiva de Cindy Sherman
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15275 |
Resumo: | A presente dissertação, intitulada “Identidades metamorfoseadas. Uma perspectiva de Cindy Sherman”, pretende interpretar a obra de Cindy Sherman como um mecanismo de desconcertação social, isto é, de desconstrução dos estereótipos e dos modos prevalecentes de representação. A partir da descrição e da análise hermenêutica da obra da artista, nomeadamente das séries fotográficas, desde A Cindy Book (1964-1975) até aos Clowns (2003-2004), e em diálogo com alguns dos seus críticos e intérpretes, sustentaremos que os seus trabalhos visam a experiência humana em geral, através da construção de identidades metamorfoseadas. Com vista a suportar esta interpretação da obra de Cindy Sherman, propõe o nosso estudo uma análise detida dos processos de problematização dos estereótipos sociais, da envolvência social do espectacular, da identidade pessoal, do feminino e do queer. Conclui o nosso estudo com a consideração do interesse da obra Cindy Sherman para a compreensão da figura do “outro” no pensamento estético contemporâneo; ABSTRACT:This essay, named “Metamorphosed identities. Cindy Sherman’s perspective”, aims to interprete Cindy Sherman’s work as a social disconcerting mechanism, this is to say, the disconsctrution of the stereotypes and the ways they are represented. From the description and the hermeneutic analysis of the artist’s work, namely the photographic series, from A Cindy Book (1964-1975) to Clowns (2003-2004), and taking into account some of her critics and reviewers, we will support the idea that her work aimed human experience in general, through the construction of metamorphosed identities. To support this interpretation of her work, our essay is based on the detailed analysis of the social stereotypes problematical processes, of the social implication in the spectacular, of the personal identity, of the feminine and of the queer. Our essay draws the conclusion that Cindy Sherman’s work contributes to the understanding of the “other’s” image in the contemporaneous aesthetic throught. |
id |
RCAP_bfdeb6334e6cb99e23a79f7c81666fb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15275 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Identidades metamorfoseadas: uma perspectiva de Cindy ShermanCindy ShermanFotografiaCorpoAuto-retratoEstereótipoIdentidadesFemininoQueer"O outro"Cindy ShermanPhotographySubversionBodySelf-portraitStereotypeIdentityFeminineQueer"The other"A presente dissertação, intitulada “Identidades metamorfoseadas. Uma perspectiva de Cindy Sherman”, pretende interpretar a obra de Cindy Sherman como um mecanismo de desconcertação social, isto é, de desconstrução dos estereótipos e dos modos prevalecentes de representação. A partir da descrição e da análise hermenêutica da obra da artista, nomeadamente das séries fotográficas, desde A Cindy Book (1964-1975) até aos Clowns (2003-2004), e em diálogo com alguns dos seus críticos e intérpretes, sustentaremos que os seus trabalhos visam a experiência humana em geral, através da construção de identidades metamorfoseadas. Com vista a suportar esta interpretação da obra de Cindy Sherman, propõe o nosso estudo uma análise detida dos processos de problematização dos estereótipos sociais, da envolvência social do espectacular, da identidade pessoal, do feminino e do queer. Conclui o nosso estudo com a consideração do interesse da obra Cindy Sherman para a compreensão da figura do “outro” no pensamento estético contemporâneo; ABSTRACT:This essay, named “Metamorphosed identities. Cindy Sherman’s perspective”, aims to interprete Cindy Sherman’s work as a social disconcerting mechanism, this is to say, the disconsctrution of the stereotypes and the ways they are represented. From the description and the hermeneutic analysis of the artist’s work, namely the photographic series, from A Cindy Book (1964-1975) to Clowns (2003-2004), and taking into account some of her critics and reviewers, we will support the idea that her work aimed human experience in general, through the construction of metamorphosed identities. To support this interpretation of her work, our essay is based on the detailed analysis of the social stereotypes problematical processes, of the social implication in the spectacular, of the personal identity, of the feminine and of the queer. Our essay draws the conclusion that Cindy Sherman’s work contributes to the understanding of the “other’s” image in the contemporaneous aesthetic throught.Universidade de Évora2015-09-01T10:29:38Z2015-09-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15275http://hdl.handle.net/10174/15275porDepartamento de Filosofiateses@bib.uevora.pt316Silva, Marcela Maria Dantas dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:49.486246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidades metamorfoseadas: uma perspectiva de Cindy Sherman |
title |
Identidades metamorfoseadas: uma perspectiva de Cindy Sherman |
spellingShingle |
Identidades metamorfoseadas: uma perspectiva de Cindy Sherman Silva, Marcela Maria Dantas da Cindy Sherman Fotografia Corpo Auto-retrato Estereótipo Identidades Feminino Queer "O outro" Cindy Sherman Photography Subversion Body Self-portrait Stereotype Identity Feminine Queer "The other" |
title_short |
Identidades metamorfoseadas: uma perspectiva de Cindy Sherman |
title_full |
Identidades metamorfoseadas: uma perspectiva de Cindy Sherman |
title_fullStr |
Identidades metamorfoseadas: uma perspectiva de Cindy Sherman |
title_full_unstemmed |
Identidades metamorfoseadas: uma perspectiva de Cindy Sherman |
title_sort |
Identidades metamorfoseadas: uma perspectiva de Cindy Sherman |
author |
Silva, Marcela Maria Dantas da |
author_facet |
Silva, Marcela Maria Dantas da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcela Maria Dantas da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cindy Sherman Fotografia Corpo Auto-retrato Estereótipo Identidades Feminino Queer "O outro" Cindy Sherman Photography Subversion Body Self-portrait Stereotype Identity Feminine Queer "The other" |
topic |
Cindy Sherman Fotografia Corpo Auto-retrato Estereótipo Identidades Feminino Queer "O outro" Cindy Sherman Photography Subversion Body Self-portrait Stereotype Identity Feminine Queer "The other" |
description |
A presente dissertação, intitulada “Identidades metamorfoseadas. Uma perspectiva de Cindy Sherman”, pretende interpretar a obra de Cindy Sherman como um mecanismo de desconcertação social, isto é, de desconstrução dos estereótipos e dos modos prevalecentes de representação. A partir da descrição e da análise hermenêutica da obra da artista, nomeadamente das séries fotográficas, desde A Cindy Book (1964-1975) até aos Clowns (2003-2004), e em diálogo com alguns dos seus críticos e intérpretes, sustentaremos que os seus trabalhos visam a experiência humana em geral, através da construção de identidades metamorfoseadas. Com vista a suportar esta interpretação da obra de Cindy Sherman, propõe o nosso estudo uma análise detida dos processos de problematização dos estereótipos sociais, da envolvência social do espectacular, da identidade pessoal, do feminino e do queer. Conclui o nosso estudo com a consideração do interesse da obra Cindy Sherman para a compreensão da figura do “outro” no pensamento estético contemporâneo; ABSTRACT:This essay, named “Metamorphosed identities. Cindy Sherman’s perspective”, aims to interprete Cindy Sherman’s work as a social disconcerting mechanism, this is to say, the disconsctrution of the stereotypes and the ways they are represented. From the description and the hermeneutic analysis of the artist’s work, namely the photographic series, from A Cindy Book (1964-1975) to Clowns (2003-2004), and taking into account some of her critics and reviewers, we will support the idea that her work aimed human experience in general, through the construction of metamorphosed identities. To support this interpretation of her work, our essay is based on the detailed analysis of the social stereotypes problematical processes, of the social implication in the spectacular, of the personal identity, of the feminine and of the queer. Our essay draws the conclusion that Cindy Sherman’s work contributes to the understanding of the “other’s” image in the contemporaneous aesthetic throught. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2015-09-01T10:29:38Z 2015-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15275 http://hdl.handle.net/10174/15275 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Filosofia teses@bib.uevora.pt 316 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136562403868672 |