Do pensar ao agir : fundamentos para um projeto de educação para a cidadania global no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Eduardo Carlos Faria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/22487
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
id RCAP_bfe9d2d1d4e199afe821cd77897cf3d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/22487
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do pensar ao agir : fundamentos para um projeto de educação para a cidadania global no ensino secundárioCidadania globalEducação para o desenvolvimentoEducação para a cidadaniaTeses de mestrado - 2015Tese de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015O objeto de análise deste trabalho é a educação para o desenvolvimento e para a cidadania global no sistema educativo formal. A investigação está ancorada num olhar epistemológico da Filosofia sobre as Ciências da Educação, no âmbito da educação para cidadania global. O projeto da tese situa-se na descoberta dos fundamentos filosóficos da educação para o pensar e para o agir, numa leitura crítica sobre conceitos como globalização e desenvolvimento, na clarificação das narrativas sobre a educação para a cidadania global e na implementação de um projeto de investigação-ação no ensino secundário do Externato de Penafirme. O trabalho empírico consistiu na elaboração de um guião pedagógico construído de forma partilhada, colaborativa e interdisciplinar, na formação de professores, na sensibilização da comunidade escolar, cruzando saberes para uma educação plural atenta aos problemas que se colocam ao cidadão do século XXI. Na educação para a cidadania global o princípio da responsabilidade emerge como imperativo ético. Na esteira de Michel Serres descobre-se uma proposta filosófica que reabilita o ser humano, num compromisso entre a humanidade e a natureza. O contributo de Vanessa Andreotti clarifica os fundamentos da educação para a cidadania global, o educador comprometido, que cria as condições para um pensamento crítico na procura de soluções para os problemas globais. Trata-se de uma educação libertadora e democrática, que se constrói na beleza do encontro com o outro. Este novo olhar que emerge no contexto educativo não é uma prescrição mas uma filosofia.The purpose of this research is to identify possibilities of educating for development as well as for global citizenship within the formal educational system. The investigation is founded on a epistemological insight of philosophy into the Educational Sciences, within the education for a global citizenship. The thesis of the project lies in the discovery of the philosophical foundations of education for thinking and acting, critical reading concepts such as globalization and development, clarifying narratives on education for global citizenship and ultimately establishing an action-research project in secondary education of Externato de Penafirme. The empirical work consisted of developing a pedagogical script, prepared cooperative and interdisciplinary; teacher training and ultimately raising awareness of the school community, crossing knowledge for a plural education, mindful to the problems facing the twenty-first century citizens. In the education for global citizenship the principle of responsibility emerges as an ethical imperative. One can discover, after Michel Serres, a philosophical proposal that rehabilitates the human being in a compromise between humanity and nature. The contribution of Vanessa Andreotti shows the foundations of education for global citizenship - those of a committed educator who can create the conditions for critical thinking, finding solutions for global problems. It is all about a liberating and democratic education, which is built on the beauty of the encounter with the other. This new look that emerges in an educational context is not a prescription but a philosophy.Madeira, Ana Isabel, 1963-Repositório da Universidade de LisboaMarques, Eduardo Carlos Faria2016-02-01T11:05:29Z20152015-10-152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22487TID:201350378porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:09:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22487Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:04.932029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do pensar ao agir : fundamentos para um projeto de educação para a cidadania global no ensino secundário
title Do pensar ao agir : fundamentos para um projeto de educação para a cidadania global no ensino secundário
spellingShingle Do pensar ao agir : fundamentos para um projeto de educação para a cidadania global no ensino secundário
Marques, Eduardo Carlos Faria
Cidadania global
Educação para o desenvolvimento
Educação para a cidadania
Teses de mestrado - 2015
title_short Do pensar ao agir : fundamentos para um projeto de educação para a cidadania global no ensino secundário
title_full Do pensar ao agir : fundamentos para um projeto de educação para a cidadania global no ensino secundário
title_fullStr Do pensar ao agir : fundamentos para um projeto de educação para a cidadania global no ensino secundário
title_full_unstemmed Do pensar ao agir : fundamentos para um projeto de educação para a cidadania global no ensino secundário
title_sort Do pensar ao agir : fundamentos para um projeto de educação para a cidadania global no ensino secundário
author Marques, Eduardo Carlos Faria
author_facet Marques, Eduardo Carlos Faria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madeira, Ana Isabel, 1963-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Eduardo Carlos Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania global
Educação para o desenvolvimento
Educação para a cidadania
Teses de mestrado - 2015
topic Cidadania global
Educação para o desenvolvimento
Educação para a cidadania
Teses de mestrado - 2015
description Tese de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-10-15
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-01T11:05:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/22487
TID:201350378
url http://hdl.handle.net/10451/22487
identifier_str_mv TID:201350378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134308480319488