Ser coordenador é...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Maria Teresa de Araújo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/18071
Resumo: O presente relatório é composto por cinco capítulos, iniciando-se com a apresentação do meu percurso formativo e profissional. Segue-se, no capítulo II, a caraterização geral do estabelecimento de ensino onde exerço as minhas funções profissionais, o Agrupamento de Escolas de Freixo, Ponte de Lima, bem como a apresentação da política educativa do referido Agrupamento. O capítulo III apresenta um enquadramento teórico-conceptual sobre a noção e evolução do conceito de Coordenadora, ao longo dos anos e das diferentes abordagens deste conceito, no plano escolar, tendo em conta a explanação de algumas das teorias que sustentam essas mesmas abordagens. Neste capítulo, apresento as diferentes estruturas de Coordenação existentes na escola e a sua situação atual, no que respeita ao exercício do cargo de Coordenadora Curricular de Departamento, bem como as tarefas e competências, que lhe são atribuídas no atual contexto. Termino o capítulo referindo as novas alterações legislativas relevantes, nos últimos anos, onde o Coordenador Curricular de Departamento adquire um papel fulcral na orientação e supervisão. No capítulo IV faço uma descrição e análise do processo de ensino e de aprendizagem, na perspetiva de Coordenadora do Departamento de Línguas, os respetivos resultados da avaliação interna e externa do Agrupamento. Finalmente, no capítulo V, é feita uma descrição das atividades desenvolvidas pelo Departamento de Línguas e inseridas no Plano anual do agrupamento com destaque para a importância de tais atividades no reforço do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Neste contexto, exponho o seguinte pensamento, subjacente à minha ação, ao longo destes anos, enquanto Coordenadora Curricular de departamento: “Ser Coordenadora é...”.
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