Pragmática do curriculum: transformar o sapo em príncipe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/715 |
Resumo: | Pretende-se, neste artigo de reflexão, identificar os pressupostos que supõe uma concepção pragmática de currículo. Considerar a prática pedagógica como uma acção comunicativa, inventariando as exigências metacomunicacionais que coloca aos professores, e devolver- lhes o poder de construirem currículo por uma re -aproximação indispensável ao modo processual da "sua" ciência, parecem-nos os requisitos fundamentais para reaproximar os alunos do saber. |
id |
RCAP_fe15382e8d7181360226e4074dc88514 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/715 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pragmática do curriculum: transformar o sapo em príncipePragmática do currículoMentalidade CurricularPragmatique du curriculumMentalité curriculaireCurriculum pragmaticsCurricular mentalityPretende-se, neste artigo de reflexão, identificar os pressupostos que supõe uma concepção pragmática de currículo. Considerar a prática pedagógica como uma acção comunicativa, inventariando as exigências metacomunicacionais que coloca aos professores, e devolver- lhes o poder de construirem currículo por uma re -aproximação indispensável ao modo processual da "sua" ciência, parecem-nos os requisitos fundamentais para reaproximar os alunos do saber.Instituto Politécnico de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMouraz, Ana Paula2011-02-03T12:39:09Z1997-031997-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/715por1647-662Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:24:25Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:40:10.835380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pragmática do curriculum: transformar o sapo em príncipe |
title |
Pragmática do curriculum: transformar o sapo em príncipe |
spellingShingle |
Pragmática do curriculum: transformar o sapo em príncipe Mouraz, Ana Paula Pragmática do currículo Mentalidade Curricular Pragmatique du curriculum Mentalité curriculaire Curriculum pragmatics Curricular mentality |
title_short |
Pragmática do curriculum: transformar o sapo em príncipe |
title_full |
Pragmática do curriculum: transformar o sapo em príncipe |
title_fullStr |
Pragmática do curriculum: transformar o sapo em príncipe |
title_full_unstemmed |
Pragmática do curriculum: transformar o sapo em príncipe |
title_sort |
Pragmática do curriculum: transformar o sapo em príncipe |
author |
Mouraz, Ana Paula |
author_facet |
Mouraz, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mouraz, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pragmática do currículo Mentalidade Curricular Pragmatique du curriculum Mentalité curriculaire Curriculum pragmatics Curricular mentality |
topic |
Pragmática do currículo Mentalidade Curricular Pragmatique du curriculum Mentalité curriculaire Curriculum pragmatics Curricular mentality |
description |
Pretende-se, neste artigo de reflexão, identificar os pressupostos que supõe uma concepção pragmática de currículo. Considerar a prática pedagógica como uma acção comunicativa, inventariando as exigências metacomunicacionais que coloca aos professores, e devolver- lhes o poder de construirem currículo por uma re -aproximação indispensável ao modo processual da "sua" ciência, parecem-nos os requisitos fundamentais para reaproximar os alunos do saber. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-03 1997-03-01T00:00:00Z 2011-02-03T12:39:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/715 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-662X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130864170303488 |