Plano de negócios: Electronic Sunland: festival de música eletrónica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Cátia de Pinho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/8039
Resumo: O presente plano de negócios tem como objetivo analisar a viabilidade económica de uma empresa de organização de eventos. Em concreto, a missão da empresa é organizar um festival de música eletrónica em Portugal sob o tema do mundo da fantasia, denominado Electronic Sunland. A primeira parte deste documento relaciona-se com o estudo de mercado, analisando o mercado dos festivais de música em duas vertentes: mercado português e mercado mundial. Verificou-se que ambos estão em expansão desde meados da década de 90, surgindo novos festivais e nova procura todos os anos. As análises estratégicas - 5 forças de Porter, SWOT e PEST - colaboram com a perspetiva favorável de crescimento da indústria. Após analisada a industria e detetada a oportunidade de negócio, passou -se à explicação detalhada do conceito, expondo a sua diferenciação, em termos de estilo musical e tema, como principal fator de criação de valor para os clientes. Posteriormente apresenta-se o plano de implementação e plano financeiro, onde se definem períodos de tempo e estimativas de custos para cada etapa do processo de preparação do festival. Estima-se que os valores anuais de receitas gerados pela venda de bilhetes sejam superiores ao conjunto de despesas, o que indica que o conceito de negócio é viável.
id RCAP_bff1cf7af8e6f71e819da5543ffbfc2d
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8039
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de negócios: Electronic Sunland: festival de música eletrónicaPlano de negóciosFestivais de músicaFestivais de música eletrónicaBusiness planMusic festivalsElectronic music festivalsO presente plano de negócios tem como objetivo analisar a viabilidade económica de uma empresa de organização de eventos. Em concreto, a missão da empresa é organizar um festival de música eletrónica em Portugal sob o tema do mundo da fantasia, denominado Electronic Sunland. A primeira parte deste documento relaciona-se com o estudo de mercado, analisando o mercado dos festivais de música em duas vertentes: mercado português e mercado mundial. Verificou-se que ambos estão em expansão desde meados da década de 90, surgindo novos festivais e nova procura todos os anos. As análises estratégicas - 5 forças de Porter, SWOT e PEST - colaboram com a perspetiva favorável de crescimento da indústria. Após analisada a industria e detetada a oportunidade de negócio, passou -se à explicação detalhada do conceito, expondo a sua diferenciação, em termos de estilo musical e tema, como principal fator de criação de valor para os clientes. Posteriormente apresenta-se o plano de implementação e plano financeiro, onde se definem períodos de tempo e estimativas de custos para cada etapa do processo de preparação do festival. Estima-se que os valores anuais de receitas gerados pela venda de bilhetes sejam superiores ao conjunto de despesas, o que indica que o conceito de negócio é viável.The aim of this business plan is to analyze the economic viability of an event planning company. Specifically, the company’s mission is to produce an electronic music festival in Portugal, with the wonder world as theme, called Electronic Sunland. The first chapters are related to market research, analyzing the market of music festivals in two perspectives: the Portuguese market and the global market. The findings of this dissertation verified that both markets are expanding since the mid 90’s, with emerging new festivals and attracting new public every year. The strategic analysis of Porter’s 5 forces, SWOT and PEST frameworks are consistent with the optimistic market growth. After the industry analysis and detected the business opportunity, the concept was explained in detail, enhancing the differentiation characteristics in terms of music style and theme, as the main factor of value creation to customers. Furthermore, both the implementation and the financial plans were developed, with time frames and estimated costs for each stage of the proc ess of preparing the festival. It was estimated that the annual values of income generated by ticket sales are superior to the annual expenses, which suggests that the business concept is viable.2014-12-09T14:45:18Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/8039TID:201030780porGomes, Cátia de Pinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:50:58Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/8039Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:13.634953Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de negócios: Electronic Sunland: festival de música eletrónica
title Plano de negócios: Electronic Sunland: festival de música eletrónica
spellingShingle Plano de negócios: Electronic Sunland: festival de música eletrónica
Gomes, Cátia de Pinho
Plano de negócios
Festivais de música
Festivais de música eletrónica
Business plan
Music festivals
Electronic music festivals
title_short Plano de negócios: Electronic Sunland: festival de música eletrónica
title_full Plano de negócios: Electronic Sunland: festival de música eletrónica
title_fullStr Plano de negócios: Electronic Sunland: festival de música eletrónica
title_full_unstemmed Plano de negócios: Electronic Sunland: festival de música eletrónica
title_sort Plano de negócios: Electronic Sunland: festival de música eletrónica
author Gomes, Cátia de Pinho
author_facet Gomes, Cátia de Pinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Cátia de Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de negócios
Festivais de música
Festivais de música eletrónica
Business plan
Music festivals
Electronic music festivals
topic Plano de negócios
Festivais de música
Festivais de música eletrónica
Business plan
Music festivals
Electronic music festivals
description O presente plano de negócios tem como objetivo analisar a viabilidade económica de uma empresa de organização de eventos. Em concreto, a missão da empresa é organizar um festival de música eletrónica em Portugal sob o tema do mundo da fantasia, denominado Electronic Sunland. A primeira parte deste documento relaciona-se com o estudo de mercado, analisando o mercado dos festivais de música em duas vertentes: mercado português e mercado mundial. Verificou-se que ambos estão em expansão desde meados da década de 90, surgindo novos festivais e nova procura todos os anos. As análises estratégicas - 5 forças de Porter, SWOT e PEST - colaboram com a perspetiva favorável de crescimento da indústria. Após analisada a industria e detetada a oportunidade de negócio, passou -se à explicação detalhada do conceito, expondo a sua diferenciação, em termos de estilo musical e tema, como principal fator de criação de valor para os clientes. Posteriormente apresenta-se o plano de implementação e plano financeiro, onde se definem períodos de tempo e estimativas de custos para cada etapa do processo de preparação do festival. Estima-se que os valores anuais de receitas gerados pela venda de bilhetes sejam superiores ao conjunto de despesas, o que indica que o conceito de negócio é viável.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2013-10
2014-12-09T14:45:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/8039
TID:201030780
url http://hdl.handle.net/10071/8039
identifier_str_mv TID:201030780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134814804115456