Plano de comunicação integrada de marketing para o Festival Atlantis Concert for Earth

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fins, Maria Helena Alves de Gusmão
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29565
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
id RCAP_1784bc61d28d06f20f9958af2e1ae21e
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29565
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de comunicação integrada de marketing para o Festival Atlantis Concert for EarthComunicação Integrada de MarketingPlano de Comunicação Integrada de MarketingFestivais de MúsicaComunicação de Festivais de MúsicaIntegrated Marketing CommunicationIntegrated Marketing Communication PlanMusic FestivalsCommunication of Music FestivalsMestrado Bolonha em MarketingA Comunicação Integrada de Marketing (CIM) consiste num processo que, aliado à gestão da marca, recorre ao uso de vários canais de comunicação, a fim de alcançar objetivos estrategicamente definidos, construir e fortalecer a imagem e identidade da marca e criar valor para a mesma. O presente plano de CIM foi desenvolvido com o objetivo de aumentar a notoriedade do festival Atlantis Concert for Earth (ACFE) junto de pessoas residentes em Portugal Continental, bem como melhorar a sua comunicação nas redes sociais. O Atlantis Concert for Earth é um festival de música cuja primeira edição decorreu em julho de 2022, na Ilha de São Miguel, nos Açores. Além da música, o principal objetivo do festival é alertar as pessoas em relação às alterações climáticas e apresentar propostas que visem a solução da problemática ambiental. Para a elaboração do projeto, foi adotada a estratégia de Action-Research, tendo sido recolhidos dados secundários, relacionados com o setor e toda a sua envolvente externa, e dados primários, através de entrevistas semi-estruturadas realizadas a um dos organizadores do evento, a pessoas que tenham frequentado a primeira edição do festival e a pessoas que nunca tenham ido ao ACFE, mas que tenham o hábito de frequentar festivais de música. Por se tratar de um festival muito recente e que, até ao momento, contou com apenas uma edição, pretende-se com este projeto fornecer orientações práticas, através da proposta de ações, que motivem a otimização da comunicação do festival, levando ao aumento da sua notoriedade.Integrated Marketing Communication (IMC) is a process that, coupled with brand management, leverages various available communication channels to achieve strategically defined objectives, build and strengthen the brand's image and identity, and create value for it. The current IMC plan has been developed with the aim of increasing the awareness of the Atlantis Concert for Earth (ACFE) festival among residents of mainland Portugal, as well as enhancing its social media communication. The Atlantis Concert for Earth is a music festival whose first edition occurred in July 2022 at the Lagoa das Sete Cidades on the island of São Miguel in the Azores. In addition to music, the festival's main objective is to raise awareness about climate change and present proposals to address environmental issues. For the project's development, an Action-Research strategy was adopted, involving the collection of secondary data related to the sector and its external environment, as well as primary data through semi-structured interviews conducted with one of the event organizers, individuals who attended the festival's first edition and individuals who have never been to ACFE but are accustomed to attending music festivals. Given that this is a very recent festival and has had only one edition so far, this project aims to provide practical guidance through proposed actions that encourage optimizing the festival's communication, leading to increased visibility.Instituto Superior de Economia e GestãoCaetano, FredericoRepositório da Universidade de LisboaFins, Maria Helena Alves de Gusmão2023-12-07T15:53:32Z2023-102023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29565porFins, Maria Helena Alves de Gusmão (2023). “Plano de comunicação integrada de marketing para o Festival Atlantis Concert for Earth”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-10T01:31:45Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29565Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:56.535655Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de comunicação integrada de marketing para o Festival Atlantis Concert for Earth
title Plano de comunicação integrada de marketing para o Festival Atlantis Concert for Earth
spellingShingle Plano de comunicação integrada de marketing para o Festival Atlantis Concert for Earth
Fins, Maria Helena Alves de Gusmão
Comunicação Integrada de Marketing
Plano de Comunicação Integrada de Marketing
Festivais de Música
Comunicação de Festivais de Música
Integrated Marketing Communication
Integrated Marketing Communication Plan
Music Festivals
Communication of Music Festivals
title_short Plano de comunicação integrada de marketing para o Festival Atlantis Concert for Earth
title_full Plano de comunicação integrada de marketing para o Festival Atlantis Concert for Earth
title_fullStr Plano de comunicação integrada de marketing para o Festival Atlantis Concert for Earth
title_full_unstemmed Plano de comunicação integrada de marketing para o Festival Atlantis Concert for Earth
title_sort Plano de comunicação integrada de marketing para o Festival Atlantis Concert for Earth
author Fins, Maria Helena Alves de Gusmão
author_facet Fins, Maria Helena Alves de Gusmão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caetano, Frederico
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fins, Maria Helena Alves de Gusmão
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Integrada de Marketing
Plano de Comunicação Integrada de Marketing
Festivais de Música
Comunicação de Festivais de Música
Integrated Marketing Communication
Integrated Marketing Communication Plan
Music Festivals
Communication of Music Festivals
topic Comunicação Integrada de Marketing
Plano de Comunicação Integrada de Marketing
Festivais de Música
Comunicação de Festivais de Música
Integrated Marketing Communication
Integrated Marketing Communication Plan
Music Festivals
Communication of Music Festivals
description Mestrado Bolonha em Marketing
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-07T15:53:32Z
2023-10
2023-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29565
url http://hdl.handle.net/10400.5/29565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fins, Maria Helena Alves de Gusmão (2023). “Plano de comunicação integrada de marketing para o Festival Atlantis Concert for Earth”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136321575321600