A aprendizagem através da empatia histórica no 3º Ciclo do Ensino Básico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Tiago Vaz Cipriano
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97011
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_c0022d40d578b219b72ff38fba9d5779
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97011
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem através da empatia histórica no 3º Ciclo do Ensino Básico.Learning through historical empathy in the 3rd cycle of basic education.empatia históricaexercícios escritosconhecimento históricoensino da Históriacontextualização históricahistorical empathywritten exerciseshistorical knowledgehistory teachinghistorical contextualizationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO seguinte estudo enquadra-se no estágio pedagógico em História realizado no ano letivo de 2020/2021. Os assuntos aqui desenvolvidos prendem-se com o estágio pedagógico que decorreu num estabelecimento de ensino onde, para além da experiência letiva, permitiu a aplicação do conceito de empatia histórica em sala de aula. Apresentam-se três capítulos neste relatório, sendo um deles dedicado à experiência pedagógica na escola, outro aos aspetos teóricos da empatia histórica e ainda um último com uma dimensão prática onde se aplica este conceito em sala de aula.Neste trabalho, a empatia histórica surge como alternativa ao modelo convencional da aula-conferência para as aprendizagens dos alunos. A empatia histórica leva os jovens para o contexto de eventos históricos e a assumir o lugar agentes históricos, propiciando uma melhor visão da história a partir da perspetiva do passado em vez dos preconceitos do presente. Através deste tipo de exercício, os alunos melhoram as suas capacidades de compreensão histórica. Passam a analisar o passado a partir do cruzamento de várias perspetivas, o que aproxima o estudo do aluno do trabalho da historiografia, ao mesmo tempo que os ajuda a compreenderem um lado mais humano dos agentes históricos. Ao longo do ano letivo aplicaram-se vários exercícios escritos numa turma do 9.º ano. Procurou-se avaliar a evolução dos níveis de empatia histórica que os alunos desta turma foram capazes de alcançar. Através de várias modalidades de exercício, que incidiram sobre diferentes temáticas em história, concluiu-se que os alunos evoluíram positivamente na capacidade de atingirem elevados níveis de empatia histórica, ao mesmo tempo que demonstraram ser capazes de compreender os conteúdos que eram trabalhados. Foi, contudo, uma evolução que demonstrou resultados diferenciados na turma.The following study is part of the pedagogical internship in History held in the academic year 2020/2021. The subjects developed here relate to the pedagogical internship that took place in an educational establishment where, in addition to the teaching experience, it allowed the application of the concept of historical empathy in the classroom. This work includes three chapters, one dedicated to the pedagogical experience at school, another to the theoretical aspects of historical empathy and the final one with a practical dimension where this concept is applied in the classroom.In this work, historical empathy appears as an alternative to the conventional model of the conference class for student learning. Historical empathy takes young people into the context of historical events and the experience of historical agents, providing a better view of History from the perspective of the past rather than the prejudices of the present. Through this type of exercise, students improve their historical understanding skills. They begin to analyze the past from the intersection of various perspectives, which brings the student's study closer to the work of historiography, while helping them to understand a more human side of historical agents. Throughout the school year, several written exercises were applied in a 9th grade class. We tried to assess the evolution of the levels of historical empathy that students in this class were able to achieve. Through various types of exercises, which focused on different themes in history, it was concluded that the students evolved positively in their ability to reach high levels of historical empathy, while at the same time demonstrating that they were able to understand the contents that were being worked on. It was, however, a progress that showed different results in the class.2021-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97011http://hdl.handle.net/10316/97011TID:202843963porMoura, Tiago Vaz Ciprianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-19T16:55:38Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:09.252099Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem através da empatia histórica no 3º Ciclo do Ensino Básico.
Learning through historical empathy in the 3rd cycle of basic education.
title A aprendizagem através da empatia histórica no 3º Ciclo do Ensino Básico.
spellingShingle A aprendizagem através da empatia histórica no 3º Ciclo do Ensino Básico.
Moura, Tiago Vaz Cipriano
empatia histórica
exercícios escritos
conhecimento histórico
ensino da História
contextualização histórica
historical empathy
written exercises
historical knowledge
history teaching
historical contextualization
title_short A aprendizagem através da empatia histórica no 3º Ciclo do Ensino Básico.
title_full A aprendizagem através da empatia histórica no 3º Ciclo do Ensino Básico.
title_fullStr A aprendizagem através da empatia histórica no 3º Ciclo do Ensino Básico.
title_full_unstemmed A aprendizagem através da empatia histórica no 3º Ciclo do Ensino Básico.
title_sort A aprendizagem através da empatia histórica no 3º Ciclo do Ensino Básico.
author Moura, Tiago Vaz Cipriano
author_facet Moura, Tiago Vaz Cipriano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Tiago Vaz Cipriano
dc.subject.por.fl_str_mv empatia histórica
exercícios escritos
conhecimento histórico
ensino da História
contextualização histórica
historical empathy
written exercises
historical knowledge
history teaching
historical contextualization
topic empatia histórica
exercícios escritos
conhecimento histórico
ensino da História
contextualização histórica
historical empathy
written exercises
historical knowledge
history teaching
historical contextualization
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97011
http://hdl.handle.net/10316/97011
TID:202843963
url http://hdl.handle.net/10316/97011
identifier_str_mv TID:202843963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134048830881792