A Literatura enquanto recurso de aprendizagem em História - Um estudo com alunos do 3º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adão, César Paisana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104066
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_a176e1e315880a1803e28e48d61510cf
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104066
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Literatura enquanto recurso de aprendizagem em História - Um estudo com alunos do 3º CEBLiterature as a learning resource in History - A study with 3rd CEB studentsLiteraturaEmpatia HistóricaEducação HistóricaEnsino de HistóriaConhecimento HistóricoLiteratureHistorical EmpathyHistorical EducationHistory TeachingHistorical KnowledgeRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente relatório traduz o trabalho efetuado ao longo de um estágio pedagógico levado a cabo na escola EB 2, 3 Martim de Freitas, Coimbra. O tema teórico, aplicado numa turma de 7º ano e noutra de 9º ano, consistiu numa investigação em torno da utilização da Literatura enquanto recurso na aula de História e na forma como a mesma pode potenciar melhores níveis de Empatia Histórica e, a partir daí, melhores índices de conhecimento histórico. A utilização da literatura enquanto recurso na aula de História é motivada pelos documentos orientadores do ensino e por diversos manuais da disciplina. A literatura oferece a capacidade de imaginar, bem como a tridimensionalidade e verosimilhança emocional e humanizada que por vezes escapam ao discurso científico. Traz também novas possibilidades de compreensão e novas hipóteses de interpretação, o que possui importância intrinsecamente científica. As fontes literárias podem efetivamente desenvolver a empatia histórica. A empatia comum, quotidiana, não é propriamente empatia histórica. Esta consiste numa visão perspetivada e na apreensão cognitiva, intelectual, do domínio emocional da História. Mais do que uma simpatia que mobilize afetos, o professor de História procura levar os alunos a ver, num qualquer conteúdo, o que é para eles abstrato, extemporâneo, idiossincrático, à lua da sua realidade contemporânea, pela compreensão da mente de quem vivia num tempo e num lugar diferente. As atividades exercidas possibilitaram o aprofundamento do trabalho em torno da empatia histórica mas também do conhecimento histórico. As respostas evidenciadas pelos alunos permitiram perceber que a literatura potencia os seus níveis de Empatia Histórica, o que por sua vez se traduz no desenvolvimento de um quadro de conhecimento relativo ao domínio do intangível. A perceção desta dimensão por parte dos alunos é um aperfeiçoamento da sua consciência e conhecimento histórico.This report reflects the work carried out during a pedagogical internship carried out at the EB 2, 3 Martim de Freitas school, Coimbra. The theoretical theme, applied to a 7th grade and a 9th grade class, consisted of an investigation around the use of Literature as a resource in the History class and in the way it can enhance better levels of Historical Empathy and, from there, better levels of historical knowledge. The use of literature as a resource in the History class is motivated by the teaching guiding documents and by several manuals of the discipline. Literature offers the ability to imagine, as well as the three-dimensionality and emotional and humanized verisimilitude that sometimes escape scientific discourse. It also brings new possibilities of understanding and new hypotheses of interpretation, which has an intrinsically scientific importance. Literary sources can effectively develop historical empathy. Ordinary, everyday empathy is not exactly historical empathy. This consists of a perspective view and cognitive, intellectual apprehension of the emotional domain of History. More than a sympathy that mobilizes affections, the History teacher seeks to lead students to see, in any content, what is for them abstract, extemporaneous, idiosyncratic, in the light of their contemporary reality, through the understanding of the mind of someone who lived in a different time and place. The activities carried out made it possible to deepen the work around historical empathy but also historical knowledge. The answers evidenced by the students made it possible to perceive that literature enhances their levels of Historical Empathy, which in turn translates into the development of a framework of knowledge relating to the domain of the intangible. The students' perception of this dimension is an improvement of their awareness and historical knowledge.2022-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104066http://hdl.handle.net/10316/104066TID:203125088porAdão, César Paisanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-17T21:38:31Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104066Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:47.213846Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Literatura enquanto recurso de aprendizagem em História - Um estudo com alunos do 3º CEB
Literature as a learning resource in History - A study with 3rd CEB students
title A Literatura enquanto recurso de aprendizagem em História - Um estudo com alunos do 3º CEB
spellingShingle A Literatura enquanto recurso de aprendizagem em História - Um estudo com alunos do 3º CEB
Adão, César Paisana
Literatura
Empatia Histórica
Educação Histórica
Ensino de História
Conhecimento Histórico
Literature
Historical Empathy
Historical Education
History Teaching
Historical Knowledge
title_short A Literatura enquanto recurso de aprendizagem em História - Um estudo com alunos do 3º CEB
title_full A Literatura enquanto recurso de aprendizagem em História - Um estudo com alunos do 3º CEB
title_fullStr A Literatura enquanto recurso de aprendizagem em História - Um estudo com alunos do 3º CEB
title_full_unstemmed A Literatura enquanto recurso de aprendizagem em História - Um estudo com alunos do 3º CEB
title_sort A Literatura enquanto recurso de aprendizagem em História - Um estudo com alunos do 3º CEB
author Adão, César Paisana
author_facet Adão, César Paisana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Adão, César Paisana
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Empatia Histórica
Educação Histórica
Ensino de História
Conhecimento Histórico
Literature
Historical Empathy
Historical Education
History Teaching
Historical Knowledge
topic Literatura
Empatia Histórica
Educação Histórica
Ensino de História
Conhecimento Histórico
Literature
Historical Empathy
Historical Education
History Teaching
Historical Knowledge
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104066
http://hdl.handle.net/10316/104066
TID:203125088
url http://hdl.handle.net/10316/104066
identifier_str_mv TID:203125088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134099805306880