A influência do contexto na resolução de tarefas com números racionais não negativos numa turma de 6.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Anabela da Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2537
Resumo: Este relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada que integra o curso de Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento integra uma componente sobre a intervenção educativa nos dois níveis de ensino, um estudo sobre números racionais centrado no contexto do 2ºCEB e, por fim, uma reflexão global sobre a PES. Os números racionais estão presentes no currículo do ensino básico desde cedo, porém, são visíveis as dificuldades sentidas pelos alunos, levando à necessidade de refletir sobre aspetos de ensino e aprendizagem no âmbito deste tema. O ponto de partida na aprendizagem da Matemática deve ser familiar aos alunos para que possam partir do que já conhecem, atribuindo-lhe significado, dando assim mais atenção às ideias, relações e estratégias utilizadas. Assim, o contexto das tarefas é importante para uma construção ativa do conhecimento por parte dos alunos. Neste sentido, com este estudo pretendia-se compreender a influência do contexto das tarefas na resolução de problemas com números racionais não negativos, pelo que foram formuladas as seguintes questões orientadoras: (1) Como se caracterizam as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de tarefas em diferentes contextos?; (2) Que dificuldades apresentam os alunos na resolução de tarefas em diferentes contextos?; (3) Que atitudes evidenciam os alunos na resolução de tarefas em diferentes contextos? Optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa de caráter interpretativo. A situação pandémica imposta pela COVID-19 impossibilitou a recolha e análise dos dados, no entanto todos os procedimentos foram planeados. A recolha de dados recairia sobre toda a turma e seria realizada através da implementação de tarefas, recolhendo os registos escritos dos alunos e que permitiriam analisar as estratégias e dificuldades evidenciadas. Para complementar estes dados, a observação, as conversas informais em sala de aula, dois questionários e gravações também seriam métodos adotados, que para além de permitir abordar as duas primeiras questões também permitiriam analisar as atitudes dos alunos. Apesar de não ter sido possível aplicar o estudo, procurou-se discutir expectativas, com base na intervenção didática prevista, tendo como suporte a literatura.
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O ponto de partida na aprendizagem da Matemática deve ser familiar aos alunos para que possam partir do que já conhecem, atribuindo-lhe significado, dando assim mais atenção às ideias, relações e estratégias utilizadas. Assim, o contexto das tarefas é importante para uma construção ativa do conhecimento por parte dos alunos. Neste sentido, com este estudo pretendia-se compreender a influência do contexto das tarefas na resolução de problemas com números racionais não negativos, pelo que foram formuladas as seguintes questões orientadoras: (1) Como se caracterizam as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de tarefas em diferentes contextos?; (2) Que dificuldades apresentam os alunos na resolução de tarefas em diferentes contextos?; (3) Que atitudes evidenciam os alunos na resolução de tarefas em diferentes contextos? Optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa de caráter interpretativo. A situação pandémica imposta pela COVID-19 impossibilitou a recolha e análise dos dados, no entanto todos os procedimentos foram planeados. A recolha de dados recairia sobre toda a turma e seria realizada através da implementação de tarefas, recolhendo os registos escritos dos alunos e que permitiriam analisar as estratégias e dificuldades evidenciadas. Para complementar estes dados, a observação, as conversas informais em sala de aula, dois questionários e gravações também seriam métodos adotados, que para além de permitir abordar as duas primeiras questões também permitiriam analisar as atitudes dos alunos. Apesar de não ter sido possível aplicar o estudo, procurou-se discutir expectativas, com base na intervenção didática prevista, tendo como suporte a literatura.This report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice curricular unit that integrates the Master's course in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This document includes a component on educational intervention at both levels of education, a study on rational numbers centered on the context of the 2nd ECB and, finally, a global reflection on PES. Rational numbers are present in the basic education curriculum from an early age, however, the difficulties experienced by students are visible, leading to the need to reflect on aspects of teaching and learning in the context of this theme. The starting point in learning mathematics must be familiar to students so that they can start from what they already know, giving it meaning, thus giving more attention to the ideas, relationships and strategies used. Thus, the context of the tasks is important for an active construction of knowledge by the students. In this sense, this study aimed to understand the influence of the context of tasks in solving problems with non-negative rational numbers, so the following guiding questions were asked: (1) How are the strategies used by students to solve tasks in different contexts characterized?; (2) What difficulties do students have in solving tasks in different contexts ?; (3) What attitudes do students show in solving tasks in different contexts? A qualitative research methodology of an interpretative nature was chosen. The pandemic situation imposed by COVID-19 made it impossible to collect and analyze the data, however all procedures were planned. The collection of data would fall on the whole class and would be carried out through the implementation of tasks, collecting the written records of the students and which would allow to analyze the strategies and difficulties evidenced. To complement these data, observation, informal conversations in the classroom, two questionnaires and recordings would also be adopted methods, which in addition to addressing the first two questions would also allow students to analyze their attitudes. Although it was not possible to apply the study, we tried to discuss expectations, based on the planned didactic intervention, based on the literature.2021-06-09T09:07:51Z2021-01-29T00:00:00Z2021-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2537TID:202731960porGomes, Anabela da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:14Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:20.429852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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