Diagnóstico da formação e atuação de gestores da escola pública do Munícipio de Aracaju

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Josivanda Santana Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6770
Resumo: Esta dissertação tem como finalidade abordar a importância atribuída ao estudo da Gestão Escolar, fazendo um diagnóstico da formação e atuação de gestores da escola pública do município de Aracaju, com o objetivo de compreender as condições da formação de profissionais responsáveis pela gestão educacional das escolas públicas, ligados à Rede Municipal de Aracaju. Justifica-se por ser esta uma tarefa que demanda competência técnica, pois a escola como uma organização pública, exige uma gestão baseada nos princípios da gestão participativa, que requer conhecimentos administrativos e pedagógicos que, muitas vezes, não são trabalhados na formação inicial, ocorrendo igualmente um déficit destes conhecimentos na formação continuada dos gestores, o que não deveria ocorrer. Sem capacitação e formação necessária para dinamizar e gerenciar as atividades, recursos e projetos no âmbito educacional, o gestor desempenha frequentemente de forma pouco eficiente a função para o qual foi designado, o que se reflete na organização administrativa e pedagógica da escola. A pesquisa de campo, baseada numa abordagem mista de caráter qualitativo e quantitativo, consistirá no levantamento e análise de informações a respeito da atuação e formação inicial e continuada dos gestores escolares.
id RCAP_c03457dda1e2819e546fb8de7dde87e6
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6770
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diagnóstico da formação e atuação de gestores da escola pública do Munícipio de AracajuMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOGESTÃO ESCOLARFORMAÇÃOFORMAÇÃO CONTÍNUAEDUCATIONEDUCATIONAL MANAGEMENTTRAININGCONTINUING EDUCATIONEsta dissertação tem como finalidade abordar a importância atribuída ao estudo da Gestão Escolar, fazendo um diagnóstico da formação e atuação de gestores da escola pública do município de Aracaju, com o objetivo de compreender as condições da formação de profissionais responsáveis pela gestão educacional das escolas públicas, ligados à Rede Municipal de Aracaju. Justifica-se por ser esta uma tarefa que demanda competência técnica, pois a escola como uma organização pública, exige uma gestão baseada nos princípios da gestão participativa, que requer conhecimentos administrativos e pedagógicos que, muitas vezes, não são trabalhados na formação inicial, ocorrendo igualmente um déficit destes conhecimentos na formação continuada dos gestores, o que não deveria ocorrer. Sem capacitação e formação necessária para dinamizar e gerenciar as atividades, recursos e projetos no âmbito educacional, o gestor desempenha frequentemente de forma pouco eficiente a função para o qual foi designado, o que se reflete na organização administrativa e pedagógica da escola. A pesquisa de campo, baseada numa abordagem mista de caráter qualitativo e quantitativo, consistirá no levantamento e análise de informações a respeito da atuação e formação inicial e continuada dos gestores escolares.This paper aims to address the importance given to the study of School Management, making a diagnosis of the development and performance of managers of public schools in the municipality of Aracaju, in order to understand the conditions of the training of professionals responsible for educational management of public schools , linked to the Municipal Network of Aracaju. Is justified because this is a task that requires expertise, because the school as a public organization, requires management based on the principles of participatory management, which requires administrative and teaching skills that often are not worked in initial formation, occurring also a deficit of this knowledge in the continuing education of managers, which should not occur. Without training and education needed to streamline and manage the activities, resources and projects in the educational field, the manager often plays inefficiently the function for which it was designed, which is reflected in the administrative and pedagogical organization of the school. The field research based on a mixed approach of qualitative and quantitative, will consist of the collection and analysis of information regarding the performance and initial and continuing the school managers.2015-12-11T17:22:35Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6770TID:201252473porMelo, Josivanda Santana Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:29Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6770Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:50.165199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico da formação e atuação de gestores da escola pública do Munícipio de Aracaju
title Diagnóstico da formação e atuação de gestores da escola pública do Munícipio de Aracaju
spellingShingle Diagnóstico da formação e atuação de gestores da escola pública do Munícipio de Aracaju
Melo, Josivanda Santana Santos
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
GESTÃO ESCOLAR
FORMAÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
EDUCATION
EDUCATIONAL MANAGEMENT
TRAINING
CONTINUING EDUCATION
title_short Diagnóstico da formação e atuação de gestores da escola pública do Munícipio de Aracaju
title_full Diagnóstico da formação e atuação de gestores da escola pública do Munícipio de Aracaju
title_fullStr Diagnóstico da formação e atuação de gestores da escola pública do Munícipio de Aracaju
title_full_unstemmed Diagnóstico da formação e atuação de gestores da escola pública do Munícipio de Aracaju
title_sort Diagnóstico da formação e atuação de gestores da escola pública do Munícipio de Aracaju
author Melo, Josivanda Santana Santos
author_facet Melo, Josivanda Santana Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Josivanda Santana Santos
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
GESTÃO ESCOLAR
FORMAÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
EDUCATION
EDUCATIONAL MANAGEMENT
TRAINING
CONTINUING EDUCATION
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
GESTÃO ESCOLAR
FORMAÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
EDUCATION
EDUCATIONAL MANAGEMENT
TRAINING
CONTINUING EDUCATION
description Esta dissertação tem como finalidade abordar a importância atribuída ao estudo da Gestão Escolar, fazendo um diagnóstico da formação e atuação de gestores da escola pública do município de Aracaju, com o objetivo de compreender as condições da formação de profissionais responsáveis pela gestão educacional das escolas públicas, ligados à Rede Municipal de Aracaju. Justifica-se por ser esta uma tarefa que demanda competência técnica, pois a escola como uma organização pública, exige uma gestão baseada nos princípios da gestão participativa, que requer conhecimentos administrativos e pedagógicos que, muitas vezes, não são trabalhados na formação inicial, ocorrendo igualmente um déficit destes conhecimentos na formação continuada dos gestores, o que não deveria ocorrer. Sem capacitação e formação necessária para dinamizar e gerenciar as atividades, recursos e projetos no âmbito educacional, o gestor desempenha frequentemente de forma pouco eficiente a função para o qual foi designado, o que se reflete na organização administrativa e pedagógica da escola. A pesquisa de campo, baseada numa abordagem mista de caráter qualitativo e quantitativo, consistirá no levantamento e análise de informações a respeito da atuação e formação inicial e continuada dos gestores escolares.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11T17:22:35Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6770
TID:201252473
url http://hdl.handle.net/10437/6770
identifier_str_mv TID:201252473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131245578289152