Formação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5807 |
Resumo: | As transformações políticas e econômicas que permearam o século XX tornou o conhecimento como força produtiva, consequentemente, as exigências sobre a escola, bem como sua gestão se multiplicaram. Desse modo, esta pesquisa de abordagem qualitativa consiste em relacionar as políticas de formação continuada de gestores da Educação Básica com o atendimento às demandas do cotidiano escolar. Para a elaboração desta, recorreu-se a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas com três gestores escolares e um gestor educacional de um município do Sul do estado de Mato Grosso do Sul. Ao final, verificou-se que há impasses entre a efetivação das políticas de formação continuada de gestores e o atendimento da demanda do cotidiano escolar. |
id |
UFGD-8_b2d8c3461845ed14cf9c14f0acae3a7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5807 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MSFormação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MSGestão Escolar. Formação Continuada. Políticas Educacionais.School management. Continuing Education. Educational Policies.As transformações políticas e econômicas que permearam o século XX tornou o conhecimento como força produtiva, consequentemente, as exigências sobre a escola, bem como sua gestão se multiplicaram. Desse modo, esta pesquisa de abordagem qualitativa consiste em relacionar as políticas de formação continuada de gestores da Educação Básica com o atendimento às demandas do cotidiano escolar. Para a elaboração desta, recorreu-se a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas com três gestores escolares e um gestor educacional de um município do Sul do estado de Mato Grosso do Sul. Ao final, verificou-se que há impasses entre a efetivação das políticas de formação continuada de gestores e o atendimento da demanda do cotidiano escolar.The political and economic transformations that permeated the twentieth century made knowledge as a productive force, consequently the demands on the school as well as its management have multiplied. Thus, this research of qualitative approach consists in relating the policies of continuous training of managers of Basic Education with the attendance to the demands of school everyday. For the elaboration of this one, we resorted to bibliographical research, documentary and semi-structured interviews with three school managers and an educational manager from a municipality in the south of the state of Mato Grosso do Sul. In the end, it was verified that there are impasses between the effectiveness of the policies of continuous training of managers and the attendance of the demand of the scholastic quotidian.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/580710.30612/hre.v5i9.5807Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 9 (2017); 22-382318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5807/4354Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Evally Solaine de SouzaReis, Maria das Graças Fernandes de Amorim dosAranda, Maria Alice de Miranda2019-08-15T16:37:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5807Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-15T16:37:14Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MS Formação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MS |
title |
Formação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MS |
spellingShingle |
Formação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MS Rodrigues, Evally Solaine de Souza Gestão Escolar. Formação Continuada. Políticas Educacionais. School management. Continuing Education. Educational Policies. |
title_short |
Formação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MS |
title_full |
Formação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MS |
title_fullStr |
Formação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MS |
title_full_unstemmed |
Formação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MS |
title_sort |
Formação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MS |
author |
Rodrigues, Evally Solaine de Souza |
author_facet |
Rodrigues, Evally Solaine de Souza Reis, Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Aranda, Maria Alice de Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Aranda, Maria Alice de Miranda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Evally Solaine de Souza Reis, Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Aranda, Maria Alice de Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Escolar. Formação Continuada. Políticas Educacionais. School management. Continuing Education. Educational Policies. |
topic |
Gestão Escolar. Formação Continuada. Políticas Educacionais. School management. Continuing Education. Educational Policies. |
description |
As transformações políticas e econômicas que permearam o século XX tornou o conhecimento como força produtiva, consequentemente, as exigências sobre a escola, bem como sua gestão se multiplicaram. Desse modo, esta pesquisa de abordagem qualitativa consiste em relacionar as políticas de formação continuada de gestores da Educação Básica com o atendimento às demandas do cotidiano escolar. Para a elaboração desta, recorreu-se a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas com três gestores escolares e um gestor educacional de um município do Sul do estado de Mato Grosso do Sul. Ao final, verificou-se que há impasses entre a efetivação das políticas de formação continuada de gestores e o atendimento da demanda do cotidiano escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5807 10.30612/hre.v5i9.5807 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5807 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v5i9.5807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5807/4354 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 9 (2017); 22-38 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170077458432 |