Formação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Evally Solaine de Souza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Reis, Maria das Graças Fernandes de Amorim dos, Aranda, Maria Alice de Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5807
Resumo: As transformações políticas e econômicas que permearam o século XX tornou o conhecimento como força produtiva, consequentemente, as exigências sobre a escola, bem como sua gestão se multiplicaram. Desse modo, esta pesquisa de abordagem qualitativa consiste em relacionar as políticas de formação continuada de gestores da Educação Básica com o atendimento às demandas do cotidiano escolar. Para a elaboração desta, recorreu-se a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas com três gestores escolares e um gestor educacional de um município do Sul do estado de Mato Grosso do Sul. Ao final, verificou-se que há impasses entre a efetivação das políticas de formação continuada de gestores e o atendimento da demanda do cotidiano escolar.
id UFGD-8_b2d8c3461845ed14cf9c14f0acae3a7b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5807
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Formação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MSFormação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MSGestão Escolar. Formação Continuada. Políticas Educacionais.School management. Continuing Education. Educational Policies.As transformações políticas e econômicas que permearam o século XX tornou o conhecimento como força produtiva, consequentemente, as exigências sobre a escola, bem como sua gestão se multiplicaram. Desse modo, esta pesquisa de abordagem qualitativa consiste em relacionar as políticas de formação continuada de gestores da Educação Básica com o atendimento às demandas do cotidiano escolar. Para a elaboração desta, recorreu-se a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas com três gestores escolares e um gestor educacional de um município do Sul do estado de Mato Grosso do Sul. Ao final, verificou-se que há impasses entre a efetivação das políticas de formação continuada de gestores e o atendimento da demanda do cotidiano escolar.The political and economic transformations that permeated the twentieth century made knowledge as a productive force, consequently the demands on the school as well as its management have multiplied. Thus, this research of qualitative approach consists in relating the policies of continuous training of managers of Basic Education with the attendance to the demands of school everyday. For the elaboration of this one, we resorted to bibliographical research, documentary and semi-structured interviews with three school managers and an educational manager from a municipality in the south of the state of Mato Grosso do Sul. In the end, it was verified that there are impasses between the effectiveness of the policies of continuous training of managers and the attendance of the demand of the scholastic quotidian.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/580710.30612/hre.v5i9.5807Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 9 (2017); 22-382318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5807/4354Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Evally Solaine de SouzaReis, Maria das Graças Fernandes de Amorim dosAranda, Maria Alice de Miranda2019-08-15T16:37:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5807Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-15T16:37:14Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MS
Formação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MS
title Formação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MS
spellingShingle Formação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MS
Rodrigues, Evally Solaine de Souza
Gestão Escolar. Formação Continuada. Políticas Educacionais.
School management. Continuing Education. Educational Policies.
title_short Formação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MS
title_full Formação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MS
title_fullStr Formação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MS
title_full_unstemmed Formação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MS
title_sort Formação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MS
author Rodrigues, Evally Solaine de Souza
author_facet Rodrigues, Evally Solaine de Souza
Reis, Maria das Graças Fernandes de Amorim dos
Aranda, Maria Alice de Miranda
author_role author
author2 Reis, Maria das Graças Fernandes de Amorim dos
Aranda, Maria Alice de Miranda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Evally Solaine de Souza
Reis, Maria das Graças Fernandes de Amorim dos
Aranda, Maria Alice de Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Escolar. Formação Continuada. Políticas Educacionais.
School management. Continuing Education. Educational Policies.
topic Gestão Escolar. Formação Continuada. Políticas Educacionais.
School management. Continuing Education. Educational Policies.
description As transformações políticas e econômicas que permearam o século XX tornou o conhecimento como força produtiva, consequentemente, as exigências sobre a escola, bem como sua gestão se multiplicaram. Desse modo, esta pesquisa de abordagem qualitativa consiste em relacionar as políticas de formação continuada de gestores da Educação Básica com o atendimento às demandas do cotidiano escolar. Para a elaboração desta, recorreu-se a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas com três gestores escolares e um gestor educacional de um município do Sul do estado de Mato Grosso do Sul. Ao final, verificou-se que há impasses entre a efetivação das políticas de formação continuada de gestores e o atendimento da demanda do cotidiano escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5807
10.30612/hre.v5i9.5807
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5807
identifier_str_mv 10.30612/hre.v5i9.5807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5807/4354
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 9 (2017); 22-38
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170077458432