A gestão da escola e a participação dos atores educativos : relatório de atividade profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/15733 |
Resumo: | As escolas, enquanto organizações, englobam um conjunto de práticas de gestão com capacidades adaptativas e de estruturas e processos mais integrados que têm por objetivo principal desenvolver o serviço público de educação. Com o presente Relatório, centramo-nos nas nossas experiências e perceções ao longo do nosso percurso profissional e analisamos/refletimos sobre o modo como os órgãos de gestão, mormente, os seus presidentes/diretores praticam a gestão e a liderança, como interagem com os vários atores/parceiros educativos e como estes interagem com a escola. Este tipo de interações na comunidade escolar e as práticas de gestão desenvolvidas na escola enquadram-se no atual quadro de gestão escolar estabelecido pelo regime de autonomia, administração e gestão da educação pré-escolar e dos ensinos básicos e secundário. Os presidentes/diretores das escolas desempenham um papel fundamental na criação de uma cultura de escola que estimule a participação da comunidade educativa nas várias áreas de ação para além da participação burocrática e da participação formal instituída por decreto e promova a colegialidade e cooperação através de políticas internas. |
id |
RCAP_c04307083701c64288fb87b96247cbfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15733 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A gestão da escola e a participação dos atores educativos : relatório de atividade profissionalEscolaOrganizaçãoGestãoDemocraciaParticipação e ColegialidadeSchoolOrganizationManagementDemocracyParticipation and CollegialityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãodngouveia@gmail.comAs escolas, enquanto organizações, englobam um conjunto de práticas de gestão com capacidades adaptativas e de estruturas e processos mais integrados que têm por objetivo principal desenvolver o serviço público de educação. Com o presente Relatório, centramo-nos nas nossas experiências e perceções ao longo do nosso percurso profissional e analisamos/refletimos sobre o modo como os órgãos de gestão, mormente, os seus presidentes/diretores praticam a gestão e a liderança, como interagem com os vários atores/parceiros educativos e como estes interagem com a escola. Este tipo de interações na comunidade escolar e as práticas de gestão desenvolvidas na escola enquadram-se no atual quadro de gestão escolar estabelecido pelo regime de autonomia, administração e gestão da educação pré-escolar e dos ensinos básicos e secundário. Os presidentes/diretores das escolas desempenham um papel fundamental na criação de uma cultura de escola que estimule a participação da comunidade educativa nas várias áreas de ação para além da participação burocrática e da participação formal instituída por decreto e promova a colegialidade e cooperação através de políticas internas.Schools, whose principal aim is to develop public education, from an organizational point of view, combine management practices with flexible capacities, structures and also more integrated procedures. This report focuses on our experiences and the knowledge gained throughout our professional career as we analyse and reflect on how management teams, namely executive presidents and directors, provide management and leadership, how they interact with the various agents/educational partners and how these interact with the school itself. These interactions in the school community and the management practices developed in the school are found in the current framework of school management for pre-school, primary and secondary education as set up by the autonomous regime. The executive presidents/directors of the schools play a fundamental role in the creation of a school culture that encourages the participation of the school community beyond the merely bureaucratic and formal, as required under the law, and promotes teamwork by means of internal policies.Araújo, Joaquim Machado deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGouveia, Duarte Nuno Ferreira de2014-11-19T16:02:41Z2014-03-0520132014-03-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/15733TID:203019407porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-31T01:33:13Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:13:05.501371Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão da escola e a participação dos atores educativos : relatório de atividade profissional |
title |
A gestão da escola e a participação dos atores educativos : relatório de atividade profissional |
spellingShingle |
A gestão da escola e a participação dos atores educativos : relatório de atividade profissional Gouveia, Duarte Nuno Ferreira de Escola Organização Gestão Democracia Participação e Colegialidade School Organization Management Democracy Participation and Collegiality Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação dngouveia@gmail.com |
title_short |
A gestão da escola e a participação dos atores educativos : relatório de atividade profissional |
title_full |
A gestão da escola e a participação dos atores educativos : relatório de atividade profissional |
title_fullStr |
A gestão da escola e a participação dos atores educativos : relatório de atividade profissional |
title_full_unstemmed |
A gestão da escola e a participação dos atores educativos : relatório de atividade profissional |
title_sort |
A gestão da escola e a participação dos atores educativos : relatório de atividade profissional |
author |
Gouveia, Duarte Nuno Ferreira de |
author_facet |
Gouveia, Duarte Nuno Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Joaquim Machado de Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouveia, Duarte Nuno Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Organização Gestão Democracia Participação e Colegialidade School Organization Management Democracy Participation and Collegiality Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação dngouveia@gmail.com |
topic |
Escola Organização Gestão Democracia Participação e Colegialidade School Organization Management Democracy Participation and Collegiality Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação dngouveia@gmail.com |
description |
As escolas, enquanto organizações, englobam um conjunto de práticas de gestão com capacidades adaptativas e de estruturas e processos mais integrados que têm por objetivo principal desenvolver o serviço público de educação. Com o presente Relatório, centramo-nos nas nossas experiências e perceções ao longo do nosso percurso profissional e analisamos/refletimos sobre o modo como os órgãos de gestão, mormente, os seus presidentes/diretores praticam a gestão e a liderança, como interagem com os vários atores/parceiros educativos e como estes interagem com a escola. Este tipo de interações na comunidade escolar e as práticas de gestão desenvolvidas na escola enquadram-se no atual quadro de gestão escolar estabelecido pelo regime de autonomia, administração e gestão da educação pré-escolar e dos ensinos básicos e secundário. Os presidentes/diretores das escolas desempenham um papel fundamental na criação de uma cultura de escola que estimule a participação da comunidade educativa nas várias áreas de ação para além da participação burocrática e da participação formal instituída por decreto e promova a colegialidade e cooperação através de políticas internas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2014-11-19T16:02:41Z 2014-03-05 2014-03-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/15733 TID:203019407 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/15733 |
identifier_str_mv |
TID:203019407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131808534626304 |