Transição de bebés do contexto familiar para a creche: práticas e ideias dos profissionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24312 |
Resumo: | A creche representa, atualmente, um dos contextos principais de desenvolvimento de bebés, sendo a transição do contexto familiar para a creche um momento crítico para os bebés e respetivas famílias (e.g., Balaban, 2011; Merril, 2010). O presente estudo visa descrever as práticas de transição de bebés do contexto familiar para a creche, implementadas em instituições da grande área metropolitana do Porto, Portugal, assim como conhecer a utilidade destas práticas tal como percebida pelos profissionais a desempenhar funções nos berçários. No âmbito do projeto de investigação "Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé", 90 profissionais de educação responderam, entre Setembro de 2013 e Março de 2014, ao Questionário sobre características estruturais - Berçário (ECCE Study Group, 1997, adaptação de Barros, Pessanha, Pinto, & Cadima, 2013) e ao Questionário sobre práticas de transição dos bebés para a creche (Peixoto, Pinto, & Barros, 2013). Pese embora alguns constrangimentos à implementação de determinadas práticas, os resultados ilustram a preocupação dos profissionais com a adaptação dos bebés e das suas famílias ao contexto de creche, na medida em que estes relatam a implementação de um conjunto diverso de práticas de transição recomendadas na literatura. |
id |
RCAP_c04352109d4b9e156626806a52713f74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24312 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Transição de bebés do contexto familiar para a creche: práticas e ideias dos profissionaisTransiçãoFamíliaCrecheBebésPráticas adequadas ao desenvolvimentoA creche representa, atualmente, um dos contextos principais de desenvolvimento de bebés, sendo a transição do contexto familiar para a creche um momento crítico para os bebés e respetivas famílias (e.g., Balaban, 2011; Merril, 2010). O presente estudo visa descrever as práticas de transição de bebés do contexto familiar para a creche, implementadas em instituições da grande área metropolitana do Porto, Portugal, assim como conhecer a utilidade destas práticas tal como percebida pelos profissionais a desempenhar funções nos berçários. No âmbito do projeto de investigação "Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé", 90 profissionais de educação responderam, entre Setembro de 2013 e Março de 2014, ao Questionário sobre características estruturais - Berçário (ECCE Study Group, 1997, adaptação de Barros, Pessanha, Pinto, & Cadima, 2013) e ao Questionário sobre práticas de transição dos bebés para a creche (Peixoto, Pinto, & Barros, 2013). Pese embora alguns constrangimentos à implementação de determinadas práticas, os resultados ilustram a preocupação dos profissionais com a adaptação dos bebés e das suas famílias ao contexto de creche, na medida em que estes relatam a implementação de um conjunto diverso de práticas de transição recomendadas na literatura.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPeixoto, CarlaCoelho, VeraPinto, Ana IsabelCadima, JoanaBarros, SílviaPessanha, Manuela2023-12-20T09:33:58Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24312porPeixoto, C., Coelho, V., Pinto, A. I., Cadima, J., Barros, S., & Pessanha, M. (2014). Transição de bebés do contexto familiar para a creche: práticas e ideias dos profissionais. Sensos-e, 1(2). http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=6599info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-27T01:49:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:13.436850Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transição de bebés do contexto familiar para a creche: práticas e ideias dos profissionais |
title |
Transição de bebés do contexto familiar para a creche: práticas e ideias dos profissionais |
spellingShingle |
Transição de bebés do contexto familiar para a creche: práticas e ideias dos profissionais Peixoto, Carla Transição Família Creche Bebés Práticas adequadas ao desenvolvimento |
title_short |
Transição de bebés do contexto familiar para a creche: práticas e ideias dos profissionais |
title_full |
Transição de bebés do contexto familiar para a creche: práticas e ideias dos profissionais |
title_fullStr |
Transição de bebés do contexto familiar para a creche: práticas e ideias dos profissionais |
title_full_unstemmed |
Transição de bebés do contexto familiar para a creche: práticas e ideias dos profissionais |
title_sort |
Transição de bebés do contexto familiar para a creche: práticas e ideias dos profissionais |
author |
Peixoto, Carla |
author_facet |
Peixoto, Carla Coelho, Vera Pinto, Ana Isabel Cadima, Joana Barros, Sílvia Pessanha, Manuela |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Vera Pinto, Ana Isabel Cadima, Joana Barros, Sílvia Pessanha, Manuela |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Carla Coelho, Vera Pinto, Ana Isabel Cadima, Joana Barros, Sílvia Pessanha, Manuela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transição Família Creche Bebés Práticas adequadas ao desenvolvimento |
topic |
Transição Família Creche Bebés Práticas adequadas ao desenvolvimento |
description |
A creche representa, atualmente, um dos contextos principais de desenvolvimento de bebés, sendo a transição do contexto familiar para a creche um momento crítico para os bebés e respetivas famílias (e.g., Balaban, 2011; Merril, 2010). O presente estudo visa descrever as práticas de transição de bebés do contexto familiar para a creche, implementadas em instituições da grande área metropolitana do Porto, Portugal, assim como conhecer a utilidade destas práticas tal como percebida pelos profissionais a desempenhar funções nos berçários. No âmbito do projeto de investigação "Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé", 90 profissionais de educação responderam, entre Setembro de 2013 e Março de 2014, ao Questionário sobre características estruturais - Berçário (ECCE Study Group, 1997, adaptação de Barros, Pessanha, Pinto, & Cadima, 2013) e ao Questionário sobre práticas de transição dos bebés para a creche (Peixoto, Pinto, & Barros, 2013). Pese embora alguns constrangimentos à implementação de determinadas práticas, os resultados ilustram a preocupação dos profissionais com a adaptação dos bebés e das suas famílias ao contexto de creche, na medida em que estes relatam a implementação de um conjunto diverso de práticas de transição recomendadas na literatura. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2023-12-20T09:33:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/24312 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/24312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Peixoto, C., Coelho, V., Pinto, A. I., Cadima, J., Barros, S., & Pessanha, M. (2014). Transição de bebés do contexto familiar para a creche: práticas e ideias dos profissionais. Sensos-e, 1(2). http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=6599 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136447628836864 |