Estratégias de compreensão leitora no 1.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/5259 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
id |
RCAP_c069fd1fd93b45b9027706c54cc9908f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5259 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias de compreensão leitora no 1.º ciclo do ensino básicoCompreensão leitoraEnsino explícitoLeituraAvaliaçãoReading comprehensionExplicit teachingReadingEvaluationRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoO presente relatório, referente à Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, resulta de uma análise reflexiva, crítica e fundamentada sobre todo o processo ao longo da prática educativa que se realizou numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa escola no concelho de Sintra. Conforme a caracterização efetuada no período de observação, identificou-se fragilidades e potencialidades da referida turma, a partir das quais se definiu a problemática e se traçou os objetivos específicos para o plano de intervenção, tendo surgido um estudo focado nas estratégias de compreensão leitora. De forma a cumprir o referido estudo adotou-se uma metodologia baseada na investigação-ação que se desenvolve numa espiral cíclica de observação, planificação, reflexão e ação. Neste contexto, os resultados do estudo demonstraram que o ensino explícito das estratégias de compreensão leitora contribuiu expressivamente para a melhoria do desempenho dos alunos nesta competência, em particular na compreensão inferencial, reorganização e compreensão crítica.ABSTRACT This report, part of the Supervised Teaching Practical Course II (Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II), is the result of a well-founded reflexive and critical analysis regarding the entire process of teaching practice which took place in a 3rd grade class, in a primary school within the Sintra municipality. As per the profiling made during the observation period, weaknesses and opportunities were identified in the aforementioned class, based on which problems were defined and specific goals were established towards the intervention plan, research having been put forward which focused on reading comprehension strategies. In order to apply this research, an action research based methodology was adopted, unraveling in a cyclic spiral of observation, planning, thinking and action. Within this context, the results of the study showed that explicit teaching of reading comprehension strategies expressively contributed to an increase in student performance within this skill, particularly in inferential comprehension, reorganization and critical comprehension.Gonçalves, CarolinaRCIPLFerreira, Mafalda de Sá2015-10-09T13:25:00Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5259TID:201383403porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:33.483244Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de compreensão leitora no 1.º ciclo do ensino básico |
title |
Estratégias de compreensão leitora no 1.º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Estratégias de compreensão leitora no 1.º ciclo do ensino básico Ferreira, Mafalda de Sá Compreensão leitora Ensino explícito Leitura Avaliação Reading comprehension Explicit teaching Reading Evaluation |
title_short |
Estratégias de compreensão leitora no 1.º ciclo do ensino básico |
title_full |
Estratégias de compreensão leitora no 1.º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Estratégias de compreensão leitora no 1.º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Estratégias de compreensão leitora no 1.º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Estratégias de compreensão leitora no 1.º ciclo do ensino básico |
author |
Ferreira, Mafalda de Sá |
author_facet |
Ferreira, Mafalda de Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Carolina RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Mafalda de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão leitora Ensino explícito Leitura Avaliação Reading comprehension Explicit teaching Reading Evaluation |
topic |
Compreensão leitora Ensino explícito Leitura Avaliação Reading comprehension Explicit teaching Reading Evaluation |
description |
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-09T13:25:00Z 2015-07 2015-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/5259 TID:201383403 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/5259 |
identifier_str_mv |
TID:201383403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133403350564864 |