Estratégias de compreensão leitora no 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Mafalda de Sá
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5259
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_c069fd1fd93b45b9027706c54cc9908f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5259
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de compreensão leitora no 1.º ciclo do ensino básicoCompreensão leitoraEnsino explícitoLeituraAvaliaçãoReading comprehensionExplicit teachingReadingEvaluationRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoO presente relatório, referente à Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, resulta de uma análise reflexiva, crítica e fundamentada sobre todo o processo ao longo da prática educativa que se realizou numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa escola no concelho de Sintra. Conforme a caracterização efetuada no período de observação, identificou-se fragilidades e potencialidades da referida turma, a partir das quais se definiu a problemática e se traçou os objetivos específicos para o plano de intervenção, tendo surgido um estudo focado nas estratégias de compreensão leitora. De forma a cumprir o referido estudo adotou-se uma metodologia baseada na investigação-ação que se desenvolve numa espiral cíclica de observação, planificação, reflexão e ação. Neste contexto, os resultados do estudo demonstraram que o ensino explícito das estratégias de compreensão leitora contribuiu expressivamente para a melhoria do desempenho dos alunos nesta competência, em particular na compreensão inferencial, reorganização e compreensão crítica.ABSTRACT This report, part of the Supervised Teaching Practical Course II (Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II), is the result of a well-founded reflexive and critical analysis regarding the entire process of teaching practice which took place in a 3rd grade class, in a primary school within the Sintra municipality. As per the profiling made during the observation period, weaknesses and opportunities were identified in the aforementioned class, based on which problems were defined and specific goals were established towards the intervention plan, research having been put forward which focused on reading comprehension strategies. In order to apply this research, an action research based methodology was adopted, unraveling in a cyclic spiral of observation, planning, thinking and action. Within this context, the results of the study showed that explicit teaching of reading comprehension strategies expressively contributed to an increase in student performance within this skill, particularly in inferential comprehension, reorganization and critical comprehension.Gonçalves, CarolinaRCIPLFerreira, Mafalda de Sá2015-10-09T13:25:00Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5259TID:201383403porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:33.483244Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de compreensão leitora no 1.º ciclo do ensino básico
title Estratégias de compreensão leitora no 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Estratégias de compreensão leitora no 1.º ciclo do ensino básico
Ferreira, Mafalda de Sá
Compreensão leitora
Ensino explícito
Leitura
Avaliação
Reading comprehension
Explicit teaching
Reading
Evaluation
title_short Estratégias de compreensão leitora no 1.º ciclo do ensino básico
title_full Estratégias de compreensão leitora no 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Estratégias de compreensão leitora no 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Estratégias de compreensão leitora no 1.º ciclo do ensino básico
title_sort Estratégias de compreensão leitora no 1.º ciclo do ensino básico
author Ferreira, Mafalda de Sá
author_facet Ferreira, Mafalda de Sá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Carolina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Mafalda de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão leitora
Ensino explícito
Leitura
Avaliação
Reading comprehension
Explicit teaching
Reading
Evaluation
topic Compreensão leitora
Ensino explícito
Leitura
Avaliação
Reading comprehension
Explicit teaching
Reading
Evaluation
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-09T13:25:00Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5259
TID:201383403
url http://hdl.handle.net/10400.21/5259
identifier_str_mv TID:201383403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133403350564864