Análise de estratégias de compreensão leitora no 4.º ano do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ildefonso, Inês de Jesus
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6455
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_5e758e102efed43c900e2ee62d064dce
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6455
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de estratégias de compreensão leitora no 4.º ano do ensino básicoLeituraEstratégias de compreensão leitoraEnsino explícitoMetacompreensãoAutoperceçãoReadingReading comprehension strategiesExplicit teachingComprehensionSelf perceptionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoO presente relatório pretende relatar a intervenção realizada na Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), inserida no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. A par deste objetivo, também preconiza um estudo relativo à análise de estratégias de compreensão leitora no 4.º ano do Ensino Básico e à autoperceção dos alunos nestas competências, numa instituição particular, situada na área metropolitana de Lisboa. Esta intervenção realizou-se no decorrer de dez semanas, correspondendo as três primeiras ao período de observação, em que se identificou de fragilidades e potencialidades, a partir das quais se definiram os respetivos objetivos de intervenção. As semanas seguintes basearam-se na consecussão desses mesmos objetivos, levando a uma avaliação das aprendizagens dos alunos à luz dessa prática de ensino supervisionada. Para a realização do referido estudo, adotou-se a metodologia de investigação-ação que se desenvolve de acordo com um ciclo de observação, planificação, reflexão e ação, analisado em três fases: inicial, intermédia e final. Os resultados do estudo demonstraram que o ensino explícito das estratégias de compreensão leitora contribuiu para a melhoria do desempenho dos alunos nesta competência, em particular na tipologia de compreensão crítica. No âmbito da perceção dos alunos face à compreensão leitora, os resultados apresentam diferenças expressivas entre a perceção dos alunos e as suas reais competências, indicando, contudo, fatores de aproximação à realidade, após o ensino explícito de estratégias metacognitivas.ABSTRACT The present report, intends to express the intervention on the field of the Supervised Teaching Practical Course II, in the second year of the Masters in Primary Teaching (1st and 2nd cycle). It also pretends to introduce an investigation theme based on reading comprehension strategies, applied to the 4th grade class, and the self perception of this skills by the students. This investigation study took place in a primary private college, in a metropolitan area of Lisbon. The intervention and research occurred for ten weeks, witch includes the observation period, on the first three, based on the identification of the weaknesses and opportunities, as well as the definition of the specific goals to achieve during the intervention plan. The following weeks consisted on the achievement of these goals, pretending to evaluate the student learning process, according to the intervention plan. In order to apply this research, an action research based methodology was adopted, which consists in a cyclic observation, planning, thinking and action, analyzed in three phases: initial, intermediate and final. The results of the study showed that explicit teaching of reading comprehension strategies has contributed to an increase in student performance in this skill, particularly in typology critical comprehension. Within, the self perception of the students on reading comprehension strategies reveals significant differences between their perception and their real skills. However, it also shows more sense of real data after the explicit teaching of metacognitive strategies.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaGonçalves, CarolinaRCIPLIldefonso, Inês de Jesus2016-09-24T10:23:28Z2016-07-122016-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6455TID:201370727porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:16Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:35.074747Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de estratégias de compreensão leitora no 4.º ano do ensino básico
title Análise de estratégias de compreensão leitora no 4.º ano do ensino básico
spellingShingle Análise de estratégias de compreensão leitora no 4.º ano do ensino básico
Ildefonso, Inês de Jesus
Leitura
Estratégias de compreensão leitora
Ensino explícito
Metacompreensão
Autoperceção
Reading
Reading comprehension strategies
Explicit teaching
Comprehension
Self perception
title_short Análise de estratégias de compreensão leitora no 4.º ano do ensino básico
title_full Análise de estratégias de compreensão leitora no 4.º ano do ensino básico
title_fullStr Análise de estratégias de compreensão leitora no 4.º ano do ensino básico
title_full_unstemmed Análise de estratégias de compreensão leitora no 4.º ano do ensino básico
title_sort Análise de estratégias de compreensão leitora no 4.º ano do ensino básico
author Ildefonso, Inês de Jesus
author_facet Ildefonso, Inês de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Carolina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ildefonso, Inês de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Estratégias de compreensão leitora
Ensino explícito
Metacompreensão
Autoperceção
Reading
Reading comprehension strategies
Explicit teaching
Comprehension
Self perception
topic Leitura
Estratégias de compreensão leitora
Ensino explícito
Metacompreensão
Autoperceção
Reading
Reading comprehension strategies
Explicit teaching
Comprehension
Self perception
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-24T10:23:28Z
2016-07-12
2016-07-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6455
TID:201370727
url http://hdl.handle.net/10400.21/6455
identifier_str_mv TID:201370727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133414923698176