Valores Sociais na Adolesc?ncia: estudo explorat?rio das caracter?sticas psicom?tricas do Social Values Questionnaire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Nair Marlene Sim?es
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cunha, Marina (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/382
Resumo: O presente trabalho, teve como principal objetivo a an?lise das qualidades psicom?tricas e valida??o do Social Values Questionnaire (Blackledge & Ciarrochi, 2006b), traduzido por Question?rio de Valores Sociais (QVS), numa amostra de adolescentes. A amostra ? constitu?da por 268 jovens (118 rapazes e 150 raparigas), com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos (M= 16,04) a frequentar o ensino b?sico e secund?rio do sistema regular de ensino p?blico. Para al?m do Question?rio de Valores Sociais que foi objeto de uma an?lise mais detalhada, foram tamb?m preenchidos instrumentos para avaliar o afecto positivo/afecto negativo (EAPAN-C), a satisfa??o com a vida (ESVE) e a esperan?a (EEC). Os resultados obtidos mostram que a vers?o portuguesa do QVS possui valores elevados de consist?ncia interna, indicando assim, uma boa fidedignidade deste instrumento. Demonstrou ainda que os adolescentes que t?m mais motiva??o intr?nseca para com os valores sociais experienciam mais afeto positivo e mais esperan?a. No que diz respeito ao compromisso, este mostrou estar positivamente associado com o afeto positivo, com a esperan?a e com a satisfa??o com a vida. Esta investiga??o teve como contributo inovador disponibilizar a vers?o portuguesa do Social Values Questionnaire para adolescentes. N?o obstante a necessidade de estudos confirmat?rios, os dados permitiram concluir ser um instrumento fidedigno e v?lido para a avalia??o dos valores sociais em jovens, conceito muito utilizado no contexto das terapias baseadas no mindfulness e aceita??o. / The present study aimed to analyse and validate the psychometric properties of the Social Values Questionnaire (Blackledge & Ciarrochi, 2006b), translated by Question?rio de Valores Sociais (QVS) in a sample of Portugueses adolescents. The sample consisted of 268 young people (118 boys and 150 girls), aged between 14 and 18 years (M = 16.04) attending primary and secondary education system of regular public education. Beyond Social Values Questionnaire that was the subject of a more detailed analysis, the participants were also completed instruments to assess positive affect / negative affect (PANAS-C), satisfaction with life (SLSS) and hope (HSC). The results show that the Portuguese version of SVQ has high levels of internal consistency, thus indicating a good reliability of this instrument. Also demonstrated that adolescents who have more intrinsic motivation towards social values experience more positive affect and more hope. With regard to the commitment, this proved to be closely related to positive affect, with the hope and satisfaction with life. This investigation was to provide innovative contribution to the English version of the Social Values Questionnaire for adolescents. Notwithstanding the need for confirmatory studies, the data led to the conclusion to be a reliable and valid instrument for the assessment of social values in young concept widely used in the context of therapies based on mindfulness and acceptance.
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