Question?rio de Aceita??o e A??o para Pais: desenvolvimento da vers?o portuguesa, estudo da estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Navega, Adeline Concei??o
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cunha, Marina (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/944
Resumo: Introdu??o. O Evitamento Experiencial (EE) caracteriza-se pela tentativa de evitar ou controlar experi?ncias internas indesej?veis, como pensamentos, sentimentos ou at? sensa??es f?sicas. O EE, quando se torna um padr?o recorrente para lidar com as experi?ncias emocionais dif?ceis, ? considerado uma estrat?gia nociva que pode conduzir ? inflexibilidade psicol?gica, a qual est? na base dos problemas emocionais. A parentalidade est? associada a um conjunto de responsabilidades, pap?is e compet?ncias, que exige um esfor?o cont?nuo por partes dos pais no envolvimento com os filhos. Este processo n?o ? isento de dificuldades, podendo os pais recorrer a estrat?gias mais ou menos adaptativas para lidar com as dificuldades ou problemas dos filhos. Neste contexto espec?fico da parentalidade pode surgir tamb?m o EE como um comportamento de indisponibilidade e de n?o-aceita??o das emo??es dos filhos. Parece, assim, importante identificar a presen?a deste tipo de comportamento, j? que a literatura tem mostrado ter um impacto negativo nos pais, nos filhos e na intera??o entre ambos. O presente estudo pretende traduzir e aferir para a popula??o Portuguesa o Parental Acceptance and Action Questionnaire (PAAQ), o qual avalia o EE parental face ?s emo??es negativas dos filhos. Objetivos. Validar para a popula??o portuguesa o PAAQ, explorando a sua estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas numa amostra de pais de filhos em idade escolar (1?, 2? e 3? ciclo e ensino secund?rio em escolas p?blicas ou privadas). M?todo. A amostra inclui 381 pais (350 mulheres e 31 homens). Al?m do PAAQ, todos os participantes completaram online ou em formato papel um question?rio sociodemogr?fico e um conjunto de instrumentos de autorrelato para avaliar a aceita??o e a??o global (Acceptance and Action Questionnaire), os estados emocionais negativos (Depression, Anxiety and Stress Scales) e as dificuldades psicol?gicas dos filhos (Strengths and Difficulties Questionnaire). Resultados. A vers?o portuguesa do PAAQ evidenciou uma estrutura bifatorial [Indisponibilidade e (in)a??o], apresentando consist?ncias internas satisfat?rias. Foi encontrada uma fidedignidade temporal adequada para o intervalo de um m?s. O PAAQ revelou uma associa??o positiva significativa com as vari?veis em estudo, nomeadamente com o conceito global de aceita??o e a??o, com os estados emocionais negativos (ansiedade, depress?o e stresse) e com a perce??o das dificuldades psicol?gicas dos filhos. N?o foram identificadas diferen?as significativas nos valores m?dios do PAAQ em fun??o do g?nero, nem a idade e escolaridade se mostraram associadas a este question?rio. Conclus?o. N?o obstante as limita??es apresentadas, este estudo disponibiliza um novo instrumento em l?ngua portuguesa, que se mostrou v?lido e fidedigno para avaliar o Evitamento Experiencial parental face ?s dificuldades sentidas pelos filhos, dando, assim, um contributo para futuras investiga??es e utiliza??o em contextos cl?nicos. / Introduction: Experiential avoidance (EA) refers to the tendency to avoid or control internal, unwanted thoughts, feelings and physical sensations. When EA is recurrently used as a strategy to deal with difficult emotions may be harmful and be translated in psychological inflexibility, which is the base of emotional problems. Parenting is associated with a set of roles, responsibilities and skills, which requires a continuous effort by parents to involve with their children. This process is not free from difficulties and parents can use more or less adaptive strategies to deal with the difficulties of their children. Specifically, in this context of parenting, EA may also entail unwillingness and non-acceptance of their children?s emotions. Given that literature has shown that EA has a negative impact on both parents and children and their interaction, it seems important to identify the presence of EA. The present study aims to translate and validate for Portuguese population the Parental Acceptance and Action Questionnaire (PAAQ), which assess parental EA when confronting negative emotions of children. Objectives: This study aims to explore the factorial structure of the PAAQ and to analyse its psychometric properties in a sample of Portuguese parents of children in school age (from first grade to high school in public and private schools). Method: The sample includes 381 parents (350 women and 31 men). Along with PAAQ, all participants completed online or on paper sociodemographic questionnaire and the following self-report questionnaires: Acceptance and Action Questionnaire; Depression, Anxiety and Stress Scales; Strengths and Difficulties Questionnaire. Results: The Portuguese version of the PAAQ showed a bifactorial structure similar to the original one (Inaction and Unwillingness) with satisfactory internal consistencies for both subscales. Results also showed an adequate temporal reliability for one-month interval. PAAQ revealed a significant positive association with experiential avoidance, negative emotional states (anxiety, depression and stress) and the perception of the psychological difficulties of their children. No significant gender, age and grade differences were found for mean scores of PAAQ. Conclusion: Despite the limitations presented, this study provides a new tool in Portuguese language, which proved to be valid and reliable to assess experiential avoidance in parenting context in face of child experience negative emotions. The PAAQ may be useful in future research and clinical domains.
id RCAP_2afc01a98e310548c77ce101c0f78362
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/944
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Question?rio de Aceita??o e A??o para Pais: desenvolvimento da vers?o portuguesa, estudo da estrutura fatorial e propriedades psicom?tricasEvitamento experiencial - Experiential avoidanceParentalidade - ParentingAvalia??o - AssessmentQuestion?rio de auto resposta - Self-report questionnairePAAQ - PAAQQuestion?rio de aceita??o e a??o - Acceptance and action questionnaireIntrodu??o. O Evitamento Experiencial (EE) caracteriza-se pela tentativa de evitar ou controlar experi?ncias internas indesej?veis, como pensamentos, sentimentos ou at? sensa??es f?sicas. O EE, quando se torna um padr?o recorrente para lidar com as experi?ncias emocionais dif?ceis, ? considerado uma estrat?gia nociva que pode conduzir ? inflexibilidade psicol?gica, a qual est? na base dos problemas emocionais. A parentalidade est? associada a um conjunto de responsabilidades, pap?is e compet?ncias, que exige um esfor?o cont?nuo por partes dos pais no envolvimento com os filhos. Este processo n?o ? isento de dificuldades, podendo os pais recorrer a estrat?gias mais ou menos adaptativas para lidar com as dificuldades ou problemas dos filhos. Neste contexto espec?fico da parentalidade pode surgir tamb?m o EE como um comportamento de indisponibilidade e de n?o-aceita??o das emo??es dos filhos. Parece, assim, importante identificar a presen?a deste tipo de comportamento, j? que a literatura tem mostrado ter um impacto negativo nos pais, nos filhos e na intera??o entre ambos. O presente estudo pretende traduzir e aferir para a popula??o Portuguesa o Parental Acceptance and Action Questionnaire (PAAQ), o qual avalia o EE parental face ?s emo??es negativas dos filhos. Objetivos. Validar para a popula??o portuguesa o PAAQ, explorando a sua estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas numa amostra de pais de filhos em idade escolar (1?, 2? e 3? ciclo e ensino secund?rio em escolas p?blicas ou privadas). M?todo. A amostra inclui 381 pais (350 mulheres e 31 homens). Al?m do PAAQ, todos os participantes completaram online ou em formato papel um question?rio sociodemogr?fico e um conjunto de instrumentos de autorrelato para avaliar a aceita??o e a??o global (Acceptance and Action Questionnaire), os estados emocionais negativos (Depression, Anxiety and Stress Scales) e as dificuldades psicol?gicas dos filhos (Strengths and Difficulties Questionnaire). Resultados. A vers?o portuguesa do PAAQ evidenciou uma estrutura bifatorial [Indisponibilidade e (in)a??o], apresentando consist?ncias internas satisfat?rias. Foi encontrada uma fidedignidade temporal adequada para o intervalo de um m?s. O PAAQ revelou uma associa??o positiva significativa com as vari?veis em estudo, nomeadamente com o conceito global de aceita??o e a??o, com os estados emocionais negativos (ansiedade, depress?o e stresse) e com a perce??o das dificuldades psicol?gicas dos filhos. N?o foram identificadas diferen?as significativas nos valores m?dios do PAAQ em fun??o do g?nero, nem a idade e escolaridade se mostraram associadas a este question?rio. Conclus?o. N?o obstante as limita??es apresentadas, este estudo disponibiliza um novo instrumento em l?ngua portuguesa, que se mostrou v?lido e fidedigno para avaliar o Evitamento Experiencial parental face ?s dificuldades sentidas pelos filhos, dando, assim, um contributo para futuras investiga??es e utiliza??o em contextos cl?nicos. / Introduction: Experiential avoidance (EA) refers to the tendency to avoid or control internal, unwanted thoughts, feelings and physical sensations. When EA is recurrently used as a strategy to deal with difficult emotions may be harmful and be translated in psychological inflexibility, which is the base of emotional problems. Parenting is associated with a set of roles, responsibilities and skills, which requires a continuous effort by parents to involve with their children. This process is not free from difficulties and parents can use more or less adaptive strategies to deal with the difficulties of their children. Specifically, in this context of parenting, EA may also entail unwillingness and non-acceptance of their children?s emotions. Given that literature has shown that EA has a negative impact on both parents and children and their interaction, it seems important to identify the presence of EA. The present study aims to translate and validate for Portuguese population the Parental Acceptance and Action Questionnaire (PAAQ), which assess parental EA when confronting negative emotions of children. Objectives: This study aims to explore the factorial structure of the PAAQ and to analyse its psychometric properties in a sample of Portuguese parents of children in school age (from first grade to high school in public and private schools). Method: The sample includes 381 parents (350 women and 31 men). Along with PAAQ, all participants completed online or on paper sociodemographic questionnaire and the following self-report questionnaires: Acceptance and Action Questionnaire; Depression, Anxiety and Stress Scales; Strengths and Difficulties Questionnaire. Results: The Portuguese version of the PAAQ showed a bifactorial structure similar to the original one (Inaction and Unwillingness) with satisfactory internal consistencies for both subscales. Results also showed an adequate temporal reliability for one-month interval. PAAQ revealed a significant positive association with experiential avoidance, negative emotional states (anxiety, depression and stress) and the perception of the psychological difficulties of their children. No significant gender, age and grade differences were found for mean scores of PAAQ. Conclusion: Despite the limitations presented, this study provides a new tool in Portuguese language, which proved to be valid and reliable to assess experiential avoidance in parenting context in face of child experience negative emotions. The PAAQ may be useful in future research and clinical domains.ISMT2018-12-05T11:12:55Z2018-12-052018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/944TID:202024890porhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/944Navega, Adeline Concei??oCunha, Marina (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:47Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/944Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:18.209084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Question?rio de Aceita??o e A??o para Pais: desenvolvimento da vers?o portuguesa, estudo da estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas
title Question?rio de Aceita??o e A??o para Pais: desenvolvimento da vers?o portuguesa, estudo da estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas
spellingShingle Question?rio de Aceita??o e A??o para Pais: desenvolvimento da vers?o portuguesa, estudo da estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas
Navega, Adeline Concei??o
Evitamento experiencial - Experiential avoidance
Parentalidade - Parenting
Avalia??o - Assessment
Question?rio de auto resposta - Self-report questionnaire
PAAQ - PAAQ
Question?rio de aceita??o e a??o - Acceptance and action questionnaire
title_short Question?rio de Aceita??o e A??o para Pais: desenvolvimento da vers?o portuguesa, estudo da estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas
title_full Question?rio de Aceita??o e A??o para Pais: desenvolvimento da vers?o portuguesa, estudo da estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas
title_fullStr Question?rio de Aceita??o e A??o para Pais: desenvolvimento da vers?o portuguesa, estudo da estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas
title_full_unstemmed Question?rio de Aceita??o e A??o para Pais: desenvolvimento da vers?o portuguesa, estudo da estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas
title_sort Question?rio de Aceita??o e A??o para Pais: desenvolvimento da vers?o portuguesa, estudo da estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas
author Navega, Adeline Concei??o
author_facet Navega, Adeline Concei??o
Cunha, Marina (Orientadora)
author_role author
author2 Cunha, Marina (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Navega, Adeline Concei??o
Cunha, Marina (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Evitamento experiencial - Experiential avoidance
Parentalidade - Parenting
Avalia??o - Assessment
Question?rio de auto resposta - Self-report questionnaire
PAAQ - PAAQ
Question?rio de aceita??o e a??o - Acceptance and action questionnaire
topic Evitamento experiencial - Experiential avoidance
Parentalidade - Parenting
Avalia??o - Assessment
Question?rio de auto resposta - Self-report questionnaire
PAAQ - PAAQ
Question?rio de aceita??o e a??o - Acceptance and action questionnaire
description Introdu??o. O Evitamento Experiencial (EE) caracteriza-se pela tentativa de evitar ou controlar experi?ncias internas indesej?veis, como pensamentos, sentimentos ou at? sensa??es f?sicas. O EE, quando se torna um padr?o recorrente para lidar com as experi?ncias emocionais dif?ceis, ? considerado uma estrat?gia nociva que pode conduzir ? inflexibilidade psicol?gica, a qual est? na base dos problemas emocionais. A parentalidade est? associada a um conjunto de responsabilidades, pap?is e compet?ncias, que exige um esfor?o cont?nuo por partes dos pais no envolvimento com os filhos. Este processo n?o ? isento de dificuldades, podendo os pais recorrer a estrat?gias mais ou menos adaptativas para lidar com as dificuldades ou problemas dos filhos. Neste contexto espec?fico da parentalidade pode surgir tamb?m o EE como um comportamento de indisponibilidade e de n?o-aceita??o das emo??es dos filhos. Parece, assim, importante identificar a presen?a deste tipo de comportamento, j? que a literatura tem mostrado ter um impacto negativo nos pais, nos filhos e na intera??o entre ambos. O presente estudo pretende traduzir e aferir para a popula??o Portuguesa o Parental Acceptance and Action Questionnaire (PAAQ), o qual avalia o EE parental face ?s emo??es negativas dos filhos. Objetivos. Validar para a popula??o portuguesa o PAAQ, explorando a sua estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas numa amostra de pais de filhos em idade escolar (1?, 2? e 3? ciclo e ensino secund?rio em escolas p?blicas ou privadas). M?todo. A amostra inclui 381 pais (350 mulheres e 31 homens). Al?m do PAAQ, todos os participantes completaram online ou em formato papel um question?rio sociodemogr?fico e um conjunto de instrumentos de autorrelato para avaliar a aceita??o e a??o global (Acceptance and Action Questionnaire), os estados emocionais negativos (Depression, Anxiety and Stress Scales) e as dificuldades psicol?gicas dos filhos (Strengths and Difficulties Questionnaire). Resultados. A vers?o portuguesa do PAAQ evidenciou uma estrutura bifatorial [Indisponibilidade e (in)a??o], apresentando consist?ncias internas satisfat?rias. Foi encontrada uma fidedignidade temporal adequada para o intervalo de um m?s. O PAAQ revelou uma associa??o positiva significativa com as vari?veis em estudo, nomeadamente com o conceito global de aceita??o e a??o, com os estados emocionais negativos (ansiedade, depress?o e stresse) e com a perce??o das dificuldades psicol?gicas dos filhos. N?o foram identificadas diferen?as significativas nos valores m?dios do PAAQ em fun??o do g?nero, nem a idade e escolaridade se mostraram associadas a este question?rio. Conclus?o. N?o obstante as limita??es apresentadas, este estudo disponibiliza um novo instrumento em l?ngua portuguesa, que se mostrou v?lido e fidedigno para avaliar o Evitamento Experiencial parental face ?s dificuldades sentidas pelos filhos, dando, assim, um contributo para futuras investiga??es e utiliza??o em contextos cl?nicos. / Introduction: Experiential avoidance (EA) refers to the tendency to avoid or control internal, unwanted thoughts, feelings and physical sensations. When EA is recurrently used as a strategy to deal with difficult emotions may be harmful and be translated in psychological inflexibility, which is the base of emotional problems. Parenting is associated with a set of roles, responsibilities and skills, which requires a continuous effort by parents to involve with their children. This process is not free from difficulties and parents can use more or less adaptive strategies to deal with the difficulties of their children. Specifically, in this context of parenting, EA may also entail unwillingness and non-acceptance of their children?s emotions. Given that literature has shown that EA has a negative impact on both parents and children and their interaction, it seems important to identify the presence of EA. The present study aims to translate and validate for Portuguese population the Parental Acceptance and Action Questionnaire (PAAQ), which assess parental EA when confronting negative emotions of children. Objectives: This study aims to explore the factorial structure of the PAAQ and to analyse its psychometric properties in a sample of Portuguese parents of children in school age (from first grade to high school in public and private schools). Method: The sample includes 381 parents (350 women and 31 men). Along with PAAQ, all participants completed online or on paper sociodemographic questionnaire and the following self-report questionnaires: Acceptance and Action Questionnaire; Depression, Anxiety and Stress Scales; Strengths and Difficulties Questionnaire. Results: The Portuguese version of the PAAQ showed a bifactorial structure similar to the original one (Inaction and Unwillingness) with satisfactory internal consistencies for both subscales. Results also showed an adequate temporal reliability for one-month interval. PAAQ revealed a significant positive association with experiential avoidance, negative emotional states (anxiety, depression and stress) and the perception of the psychological difficulties of their children. No significant gender, age and grade differences were found for mean scores of PAAQ. Conclusion: Despite the limitations presented, this study provides a new tool in Portuguese language, which proved to be valid and reliable to assess experiential avoidance in parenting context in face of child experience negative emotions. The PAAQ may be useful in future research and clinical domains.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-05T11:12:55Z
2018-12-05
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/944
TID:202024890
url http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/944
identifier_str_mv TID:202024890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/944
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136430949138432