Fatores de insucesso escolar em matemática: estudo de caso na 10ª classe do instituto médio industrial de benguela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Manuela de Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2621
Resumo: Este trabalho investigativo pretende estudar o insucesso escolar em matemática, focalizando-se na identificação dos fatores que estão na base do insucesso escolar na disciplina de Matemática dos alunos da 10ª Classe do Instituto Médio Industrial de Benguela. Definiu-se como objetivo geral: Contribuir para a compreensão desses fatores, sobretudo nas características do processo docente-educativo da disciplina de Matemática dos alunos da Instituição referenciada. Utilizaram-se os seguintes métodos: Análisesíntese, indutivo-dedutivo, pesquisa bibliográfica, matemático-estatístico, inquérito por questionário, observação e entrevista. Os procedimentos de investigação foram a análise de literatura relativa à temática, análise dos resultados da observação às aulas, análise dos resultados da entrevista aplicada à Direção da Escola e análise dos resultados do inquérito aplicado aos estudantes (N=125), professores (N=17) e pais/encarregados de educação (N=60). Os resultados da interpretação dos dados permitiram concluir que os fatores que estão na base do insucesso escolar na disciplina de Matemática dos alunos da dos alunos da 10ª Classe do Instituto Médio Industrial de Benguela são: Fraca estimulação à participação de todos os alunos nas aulas, inadequada dosagem dos conteúdos lecionados, insuficiente participação dos pais e/ou encarregados de educação na vida da Escola e débil preparação Matemática dos alunos nas classes anteriores.
id RCAP_c06b5ec254dc1066c7476b1253d66552
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/2621
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Fatores de insucesso escolar em matemática: estudo de caso na 10ª classe do instituto médio industrial de benguelaProcesso docente-educativoInsucesso escolarFatores do insucesso escolarEstratégias pedagógicasTeaching processSchool failureFactors of school failurePedagogical strategiesEste trabalho investigativo pretende estudar o insucesso escolar em matemática, focalizando-se na identificação dos fatores que estão na base do insucesso escolar na disciplina de Matemática dos alunos da 10ª Classe do Instituto Médio Industrial de Benguela. Definiu-se como objetivo geral: Contribuir para a compreensão desses fatores, sobretudo nas características do processo docente-educativo da disciplina de Matemática dos alunos da Instituição referenciada. Utilizaram-se os seguintes métodos: Análisesíntese, indutivo-dedutivo, pesquisa bibliográfica, matemático-estatístico, inquérito por questionário, observação e entrevista. Os procedimentos de investigação foram a análise de literatura relativa à temática, análise dos resultados da observação às aulas, análise dos resultados da entrevista aplicada à Direção da Escola e análise dos resultados do inquérito aplicado aos estudantes (N=125), professores (N=17) e pais/encarregados de educação (N=60). Os resultados da interpretação dos dados permitiram concluir que os fatores que estão na base do insucesso escolar na disciplina de Matemática dos alunos da dos alunos da 10ª Classe do Instituto Médio Industrial de Benguela são: Fraca estimulação à participação de todos os alunos nas aulas, inadequada dosagem dos conteúdos lecionados, insuficiente participação dos pais e/ou encarregados de educação na vida da Escola e débil preparação Matemática dos alunos nas classes anteriores.This research aims to study school failure in mathematics, focusing on the identification of factors that are the basis of school failure in the Mathematics of students of the 10th Grade at Benguela Industrial Middle Institute. It was defined as a general objective to contribute to the understanding of these factors, especially the characteristics of the teaching-educational process of Mathematics concerning the abovementioned group of students. The following methods were used: Analysis-synthesis, inductive-deductive, bibliographical research, mathematical-statistical techniques, questionnaire survey, observation and semi-structured interview. The research procedures consisted in the review of scientific literature on the subject, analysis of the results obtained through the observation of the classes, analysis of the results of the interview applied to the Direction of the School and analysis of the data from the survey applied to students (N = 125), teachers (N = 17), and parents (N = 60). The results of the interpretation of the data allowed to conclude that the factors that underlie school failure in the subject of Mathematics of the students of the 10th grade of the Benguela Industrial Middle Institute are: poor stimulation of participation of all students in class, inadequate or insufficient participation of parents in the school activities, and weak mathematical preparation of the students in the previous classes.2019-03-27T11:34:41Z2018-12-18T00:00:00Z2018-12-182017-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/2621TID:202134423porCorreia, Manuela de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:11:00ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Fatores de insucesso escolar em matemática: estudo de caso na 10ª classe do instituto médio industrial de benguela
title Fatores de insucesso escolar em matemática: estudo de caso na 10ª classe do instituto médio industrial de benguela
spellingShingle Fatores de insucesso escolar em matemática: estudo de caso na 10ª classe do instituto médio industrial de benguela
Correia, Manuela de Carvalho
Processo docente-educativo
Insucesso escolar
Fatores do insucesso escolar
Estratégias pedagógicas
Teaching process
School failure
Factors of school failure
Pedagogical strategies
title_short Fatores de insucesso escolar em matemática: estudo de caso na 10ª classe do instituto médio industrial de benguela
title_full Fatores de insucesso escolar em matemática: estudo de caso na 10ª classe do instituto médio industrial de benguela
title_fullStr Fatores de insucesso escolar em matemática: estudo de caso na 10ª classe do instituto médio industrial de benguela
title_full_unstemmed Fatores de insucesso escolar em matemática: estudo de caso na 10ª classe do instituto médio industrial de benguela
title_sort Fatores de insucesso escolar em matemática: estudo de caso na 10ª classe do instituto médio industrial de benguela
author Correia, Manuela de Carvalho
author_facet Correia, Manuela de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Manuela de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Processo docente-educativo
Insucesso escolar
Fatores do insucesso escolar
Estratégias pedagógicas
Teaching process
School failure
Factors of school failure
Pedagogical strategies
topic Processo docente-educativo
Insucesso escolar
Fatores do insucesso escolar
Estratégias pedagógicas
Teaching process
School failure
Factors of school failure
Pedagogical strategies
description Este trabalho investigativo pretende estudar o insucesso escolar em matemática, focalizando-se na identificação dos fatores que estão na base do insucesso escolar na disciplina de Matemática dos alunos da 10ª Classe do Instituto Médio Industrial de Benguela. Definiu-se como objetivo geral: Contribuir para a compreensão desses fatores, sobretudo nas características do processo docente-educativo da disciplina de Matemática dos alunos da Instituição referenciada. Utilizaram-se os seguintes métodos: Análisesíntese, indutivo-dedutivo, pesquisa bibliográfica, matemático-estatístico, inquérito por questionário, observação e entrevista. Os procedimentos de investigação foram a análise de literatura relativa à temática, análise dos resultados da observação às aulas, análise dos resultados da entrevista aplicada à Direção da Escola e análise dos resultados do inquérito aplicado aos estudantes (N=125), professores (N=17) e pais/encarregados de educação (N=60). Os resultados da interpretação dos dados permitiram concluir que os fatores que estão na base do insucesso escolar na disciplina de Matemática dos alunos da dos alunos da 10ª Classe do Instituto Médio Industrial de Benguela são: Fraca estimulação à participação de todos os alunos nas aulas, inadequada dosagem dos conteúdos lecionados, insuficiente participação dos pais e/ou encarregados de educação na vida da Escola e débil preparação Matemática dos alunos nas classes anteriores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11
2018-12-18T00:00:00Z
2018-12-18
2019-03-27T11:34:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/2621
TID:202134423
url http://hdl.handle.net/11328/2621
identifier_str_mv TID:202134423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302553161105408