Educação financeira desde a infância : proposta didática para o 1º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Adriana das Dores Paço
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1625
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. A prática foi desenvolvida numa escola de 1.º ciclo no distrito de Viana do Castelo, num 1.º ano de escolaridade ao longo de quinze semanas. O projeto de investigação visa a introdução da Educação Financeira na trajetória de aprendizagem dos alunos, visto que se pretende perceber como se pode desenvolver a literacia financeira de alunos, do 1º de escolaridade com a aplicação do Referencial de Educação Financeira. Neste estudo participaram 11 alunos e teve como objetivos: a) identificar ideia prévias/conceções dos alunos sobre o dinheiro; b) familiarizar os alunos com as moedas e algumas notas do sistema monetário; c) perceber os significados atribuídos pelos alunos aos conceitos de gastar, poupar e doar; d) identificar as dificuldades manifestadas pelos alunos face às tarefas propostas; e) perceber os efeitos da proposta didática nos conhecimentos manifestados pelos alunos. Tendo em conta o problema e os objetivos do estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, seguindo um design de estudo exploratório. O estudo desenvolveu-se nas seguintes fases: (a) elaboração de uma proposta didática atendendo às informações prestadas no Programa de Matemática do Ensino Básico (M.E.C., 2013 a), o Referencial de Educação Financeira (M.E.C., 2013 b) e as recomendações de alguns autores; (b) implementação da proposta didática; (c) análise dos dados obtidos e, por fim, (d) reflexão crítica acerca da proposta didática com a apresentação de sugestões de melhoria. A recolha de dados foi feita através de observação participante, notas de campo, entrevista, meios audiovisuais, e de documentos dos alunos. Para a análise de dados foram definidas categorias e alguns indicadores que permitiram avaliar o envolvimento, a comunicação e o raciocínio dos alunos. Os resultados deste estudo revelaram que os alunos apresentaram algumas ideias prévias adequadas sobre o dinheiro e que as foram desenvolvendo ao longo do estudo; depois de trabalhadas as moedas, os alunos conseguirem proceder à sua identificação e efetuar equivalências; perceberam os significados atribuídos aos conceitos de poupar, gastar e doar. Além do referido, o facto desta proposta ser aplicada no 1.º período dificultou o processo de aprendizagem pois os alunos tinham reduzidos conhecimentos matemáticos acerca do sentido do número, que se foram desenvolvendo com a implementação desta proposta didática.
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Neste estudo participaram 11 alunos e teve como objetivos: a) identificar ideia prévias/conceções dos alunos sobre o dinheiro; b) familiarizar os alunos com as moedas e algumas notas do sistema monetário; c) perceber os significados atribuídos pelos alunos aos conceitos de gastar, poupar e doar; d) identificar as dificuldades manifestadas pelos alunos face às tarefas propostas; e) perceber os efeitos da proposta didática nos conhecimentos manifestados pelos alunos. Tendo em conta o problema e os objetivos do estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, seguindo um design de estudo exploratório. O estudo desenvolveu-se nas seguintes fases: (a) elaboração de uma proposta didática atendendo às informações prestadas no Programa de Matemática do Ensino Básico (M.E.C., 2013 a), o Referencial de Educação Financeira (M.E.C., 2013 b) e as recomendações de alguns autores; (b) implementação da proposta didática; (c) análise dos dados obtidos e, por fim, (d) reflexão crítica acerca da proposta didática com a apresentação de sugestões de melhoria. A recolha de dados foi feita através de observação participante, notas de campo, entrevista, meios audiovisuais, e de documentos dos alunos. Para a análise de dados foram definidas categorias e alguns indicadores que permitiram avaliar o envolvimento, a comunicação e o raciocínio dos alunos. Os resultados deste estudo revelaram que os alunos apresentaram algumas ideias prévias adequadas sobre o dinheiro e que as foram desenvolvendo ao longo do estudo; depois de trabalhadas as moedas, os alunos conseguirem proceder à sua identificação e efetuar equivalências; perceberam os significados atribuídos aos conceitos de poupar, gastar e doar. Além do referido, o facto desta proposta ser aplicada no 1.º período dificultou o processo de aprendizagem pois os alunos tinham reduzidos conhecimentos matemáticos acerca do sentido do número, que se foram desenvolvendo com a implementação desta proposta didática.This report was carried out under the Supervised Teaching Practice II (PES II), in Preschool and Primary Teacher Education Master Course. The practice was developed in a primary school in Viana do Castelo district, with a 1st grade group of children, during fifteen weeks. The research project aims the introduction of financial education in the students´ learning trajectory because we want to understand how develop 1st grade students´ financial literacy using the resource of the Referential Finantial Education. This study focused on 11 students and aimed: a) to identify previous ideas/conceptions of students about money; b) to familiarize students with coins and some notes of the european monetary system; c) to understand the meanings attributed by the students to the concepts of spending, saving and giving; d) to identify difficulties revealed by students when faced the proposed tasks and) to realize the effects of didactic proposal in the expressed knowledge by students. Taking into account the problem and the goals we used a qualitative research methodology following a design of an exploratory study. The study developed in the following stages: preparation of a didactic proposal in view of the information provided by Basic School Math Program (MEC, 2013 a), the Referential Financial Education (MEC, 2013 b) and the recommendations of some authors. Proceeded to the implementation of the didactic proposal, the data analysis and finally to critical reflection about didactic proposal with the presentation of improvement suggestions. we opted for. Data collection was done through participant observation, field notes, interview, audio-visual media, and students documents. For data analysis were defined categories and some indicators that allowed to assess the involvement, communication and reasoning of students. The results of this study revealed that students have some correct previous ideas about money they have developed throughout the study; after worked coins, students can proceed to identify and make equivalences between them; students realized the meanings attributed to the concepts of saving, spending and giving. Apart from the above, the implementation of this proposal just in the beginning of the school year difficult the learning process because students had reduced mathematical knowledge on number sense, which were developed with the implementation of this proposal related to financial education.2016-07-26T12:06:28Z2016-07-11T00:00:00Z2016-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1625TID:201666375porAraújo, Adriana das Dores Paçoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:44:30Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1625Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:45.730827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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