Otimização de rotas para diminuição de consumos e emissões
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/8022 |
Resumo: | Esta dissertação surge com a necessidade do Grupo Medlog, empresa dedicada à logística de produtos farmacêuticos, reduzir os custos no seu processo de distribuição. O método para atingir a minimização dos custos foi a redução do número de quilómetros percorridos e a diminuição dos consumos. Nesse contexto optou-se também por avaliar o impacto ao nível de emissões causado pela frota na realização da distribuição. Perante o problema indicado, surge como principal objetivo a modelação e a otimização das rotas ao nível energético, ambiental e económico, podendo, desta forma, reduzir o custo final do produto, graças à redução do custo de transporte. A Dissertação encontra-se dividida em duas partes: uma relativa à otimização das rotas e outra ao impacto causado ao nível de consumos e emissões após o processo de otimização. O primeiro passo consistiu em executar um estudo de viabilidade, visando a minimização dos custos e, para isso, criaram-se quatro cenários distintos (avaliação dos custos das rotas atuais, otimização das atuais rotas, diferenciação de clientes e junção de rotas), otimizando-se as rotas selecionadas e compararam-se os resultados para verificar o melhor e mais rentável cenário. Para proceder à otimização foi utilizado um software cedido pela empresa, o Toursolver 5, e o indicador selecionado para a análise dos resultados foi o custo total da rota. O segundo momento consistiu na recolha de dados de duas rotas de distribuição, tendo sido utilizados dois veículos por rota, um realizava a rota habitual e outro fazia a mesma rota mas otimizada, podendo assim verificar-se as variações ao nível de consumos e emissões tendo por base a igualdade de fatores como condições climatéricas e de tráfego em ambos os veículos. A análise e a avaliação dos dados recolhidos foram realizadas com recurso à metodologia VSP (Vehicle Specific Power) e aos seus três fatores base (velocidade, aceleração e declive da rodovia). Concluiu-se então que ao otimizar as atuais rotas, a empresa conseguirá obter reduções de custos e recursos da ordem dos 24% no seu processo de distribuição. Pode também concluir-se que a otimização de rotas se pode tornar uma mais-valia na redução dos consumos podendo obter-se ganhos de 10%, isto se a condução praticada for adequada pois, se a condução for mais agressiva, as variações no consumo podem traduzir-se em prejuízo para a empresa. |
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Otimização de rotas para diminuição de consumos e emissõesEngenharia mecânicaVeículos motorizados - Poluição do arConsumo de energia - Aspectos ambientaisGestão de tráfegoTráfego rodoviárioControlo da poluição do arEsta dissertação surge com a necessidade do Grupo Medlog, empresa dedicada à logística de produtos farmacêuticos, reduzir os custos no seu processo de distribuição. O método para atingir a minimização dos custos foi a redução do número de quilómetros percorridos e a diminuição dos consumos. Nesse contexto optou-se também por avaliar o impacto ao nível de emissões causado pela frota na realização da distribuição. Perante o problema indicado, surge como principal objetivo a modelação e a otimização das rotas ao nível energético, ambiental e económico, podendo, desta forma, reduzir o custo final do produto, graças à redução do custo de transporte. A Dissertação encontra-se dividida em duas partes: uma relativa à otimização das rotas e outra ao impacto causado ao nível de consumos e emissões após o processo de otimização. O primeiro passo consistiu em executar um estudo de viabilidade, visando a minimização dos custos e, para isso, criaram-se quatro cenários distintos (avaliação dos custos das rotas atuais, otimização das atuais rotas, diferenciação de clientes e junção de rotas), otimizando-se as rotas selecionadas e compararam-se os resultados para verificar o melhor e mais rentável cenário. Para proceder à otimização foi utilizado um software cedido pela empresa, o Toursolver 5, e o indicador selecionado para a análise dos resultados foi o custo total da rota. O segundo momento consistiu na recolha de dados de duas rotas de distribuição, tendo sido utilizados dois veículos por rota, um realizava a rota habitual e outro fazia a mesma rota mas otimizada, podendo assim verificar-se as variações ao nível de consumos e emissões tendo por base a igualdade de fatores como condições climatéricas e de tráfego em ambos os veículos. A análise e a avaliação dos dados recolhidos foram realizadas com recurso à metodologia VSP (Vehicle Specific Power) e aos seus três fatores base (velocidade, aceleração e declive da rodovia). Concluiu-se então que ao otimizar as atuais rotas, a empresa conseguirá obter reduções de custos e recursos da ordem dos 24% no seu processo de distribuição. Pode também concluir-se que a otimização de rotas se pode tornar uma mais-valia na redução dos consumos podendo obter-se ganhos de 10%, isto se a condução praticada for adequada pois, se a condução for mais agressiva, as variações no consumo podem traduzir-se em prejuízo para a empresa.This paper arises from the need of Medlog Group, a company dedicated to the logistics of pharmaceutical products, to reduce costs in its distribution process. The method to achieve the minimization of costs was to reduce the number of miles driven and to diminish fuel consumption. It was also decided to evaluate the impact of gas emissions caused by the fleet during the distribution process. Given the mentioned problem, a main objective arises: modeling and optimizing the routes energetically, environmentally and economically thus permitting the minimization of the final cost of the product, thanks to the reduction of transportation costs, and to preserve the environment. This work is divided in two parts: the first on the optimization of routes and the other on the impact caused by the level of fuel consumption and gas emissions after the optimization process. The first step was to perform a feasibility study with the goal of minimizing the costs and for that four different scenarios were created (assessing the costs of the current routes, optimization of existing routes, client differentiation and junction of routes), in which selected routes were optimized and the results compared in order to verify which was the best and more profitable scenario. To perform that optimization Toursolver 5 (software given by the company) was used and the selected indicator for the analysis of the results was the total cost of the route. The second part consisted in collecting data from the two distribution routes, in which two vehicles per route were used, one performing the usual route and the other the optimized route: this was done in order to check the changes in fuel consumption and emissions based on equal factors such as weather and traffic conditions on both vehicles. The analysis and the evaluation of the collected data were performed using the methodology VSP (Vehicle Specific Power) and its three basic factors (speed, acceleration and slope of the road). One reached the conclusion that by optimizing the current routes, the company will achieve cost and resource reductions of about 24% in its distribution process. One can also conclude that route optimization can become an asset in reducing consumption, with the possibility of obtaining gains of 10%, if the driving practice is appropriate, because if the driving is more aggressive the changes of consumption can result in losses for the company.Universidade de Aveiro2012-04-12T10:27:44Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8022porSantos, Diogo Alberto Sampaioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:13:47Zoai:ria.ua.pt:10773/8022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:26.645284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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