Otimização de rotas para diminuição de consumos e emissões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Diogo Alberto Sampaio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8022
Resumo: Esta dissertação surge com a necessidade do Grupo Medlog, empresa dedicada à logística de produtos farmacêuticos, reduzir os custos no seu processo de distribuição. O método para atingir a minimização dos custos foi a redução do número de quilómetros percorridos e a diminuição dos consumos. Nesse contexto optou-se também por avaliar o impacto ao nível de emissões causado pela frota na realização da distribuição. Perante o problema indicado, surge como principal objetivo a modelação e a otimização das rotas ao nível energético, ambiental e económico, podendo, desta forma, reduzir o custo final do produto, graças à redução do custo de transporte. A Dissertação encontra-se dividida em duas partes: uma relativa à otimização das rotas e outra ao impacto causado ao nível de consumos e emissões após o processo de otimização. O primeiro passo consistiu em executar um estudo de viabilidade, visando a minimização dos custos e, para isso, criaram-se quatro cenários distintos (avaliação dos custos das rotas atuais, otimização das atuais rotas, diferenciação de clientes e junção de rotas), otimizando-se as rotas selecionadas e compararam-se os resultados para verificar o melhor e mais rentável cenário. Para proceder à otimização foi utilizado um software cedido pela empresa, o Toursolver 5, e o indicador selecionado para a análise dos resultados foi o custo total da rota. O segundo momento consistiu na recolha de dados de duas rotas de distribuição, tendo sido utilizados dois veículos por rota, um realizava a rota habitual e outro fazia a mesma rota mas otimizada, podendo assim verificar-se as variações ao nível de consumos e emissões tendo por base a igualdade de fatores como condições climatéricas e de tráfego em ambos os veículos. A análise e a avaliação dos dados recolhidos foram realizadas com recurso à metodologia VSP (Vehicle Specific Power) e aos seus três fatores base (velocidade, aceleração e declive da rodovia). Concluiu-se então que ao otimizar as atuais rotas, a empresa conseguirá obter reduções de custos e recursos da ordem dos 24% no seu processo de distribuição. Pode também concluir-se que a otimização de rotas se pode tornar uma mais-valia na redução dos consumos podendo obter-se ganhos de 10%, isto se a condução praticada for adequada pois, se a condução for mais agressiva, as variações no consumo podem traduzir-se em prejuízo para a empresa.
id RCAP_c06e630815d0f9c22d57116b854c5ff2
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/8022
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Otimização de rotas para diminuição de consumos e emissõesEngenharia mecânicaVeículos motorizados - Poluição do arConsumo de energia - Aspectos ambientaisGestão de tráfegoTráfego rodoviárioControlo da poluição do arEsta dissertação surge com a necessidade do Grupo Medlog, empresa dedicada à logística de produtos farmacêuticos, reduzir os custos no seu processo de distribuição. O método para atingir a minimização dos custos foi a redução do número de quilómetros percorridos e a diminuição dos consumos. Nesse contexto optou-se também por avaliar o impacto ao nível de emissões causado pela frota na realização da distribuição. Perante o problema indicado, surge como principal objetivo a modelação e a otimização das rotas ao nível energético, ambiental e económico, podendo, desta forma, reduzir o custo final do produto, graças à redução do custo de transporte. A Dissertação encontra-se dividida em duas partes: uma relativa à otimização das rotas e outra ao impacto causado ao nível de consumos e emissões após o processo de otimização. O primeiro passo consistiu em executar um estudo de viabilidade, visando a minimização dos custos e, para isso, criaram-se quatro cenários distintos (avaliação dos custos das rotas atuais, otimização das atuais rotas, diferenciação de clientes e junção de rotas), otimizando-se as rotas selecionadas e compararam-se os resultados para verificar o melhor e mais rentável cenário. Para proceder à otimização foi utilizado um software cedido pela empresa, o Toursolver 5, e o indicador selecionado para a análise dos resultados foi o custo total da rota. O segundo momento consistiu na recolha de dados de duas rotas de distribuição, tendo sido utilizados dois veículos por rota, um realizava a rota habitual e outro fazia a mesma rota mas otimizada, podendo assim verificar-se as variações ao nível de consumos e emissões tendo por base a igualdade de fatores como condições climatéricas e de tráfego em ambos os veículos. A análise e a avaliação dos dados recolhidos foram realizadas com recurso à metodologia VSP (Vehicle Specific Power) e aos seus três fatores base (velocidade, aceleração e declive da rodovia). Concluiu-se então que ao otimizar as atuais rotas, a empresa conseguirá obter reduções de custos e recursos da ordem dos 24% no seu processo de distribuição. Pode também concluir-se que a otimização de rotas se pode tornar uma mais-valia na redução dos consumos podendo obter-se ganhos de 10%, isto se a condução praticada for adequada pois, se a condução for mais agressiva, as variações no consumo podem traduzir-se em prejuízo para a empresa.This paper arises from the need of Medlog Group, a company dedicated to the logistics of pharmaceutical products, to reduce costs in its distribution process. The method to achieve the minimization of costs was to reduce the number of miles driven and to diminish fuel consumption. It was also decided to evaluate the impact of gas emissions caused by the fleet during the distribution process. Given the mentioned problem, a main objective arises: modeling and optimizing the routes energetically, environmentally and economically thus permitting the minimization of the final cost of the product, thanks to the reduction of transportation costs, and to preserve the environment. This work is divided in two parts: the first on the optimization of routes and the other on the impact caused by the level of fuel consumption and gas emissions after the optimization process. The first step was to perform a feasibility study with the goal of minimizing the costs and for that four different scenarios were created (assessing the costs of the current routes, optimization of existing routes, client differentiation and junction of routes), in which selected routes were optimized and the results compared in order to verify which was the best and more profitable scenario. To perform that optimization Toursolver 5 (software given by the company) was used and the selected indicator for the analysis of the results was the total cost of the route. The second part consisted in collecting data from the two distribution routes, in which two vehicles per route were used, one performing the usual route and the other the optimized route: this was done in order to check the changes in fuel consumption and emissions based on equal factors such as weather and traffic conditions on both vehicles. The analysis and the evaluation of the collected data were performed using the methodology VSP (Vehicle Specific Power) and its three basic factors (speed, acceleration and slope of the road). One reached the conclusion that by optimizing the current routes, the company will achieve cost and resource reductions of about 24% in its distribution process. One can also conclude that route optimization can become an asset in reducing consumption, with the possibility of obtaining gains of 10%, if the driving practice is appropriate, because if the driving is more aggressive the changes of consumption can result in losses for the company.Universidade de Aveiro2012-04-12T10:27:44Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8022porSantos, Diogo Alberto Sampaioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:13:47Zoai:ria.ua.pt:10773/8022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:26.645284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Otimização de rotas para diminuição de consumos e emissões
title Otimização de rotas para diminuição de consumos e emissões
spellingShingle Otimização de rotas para diminuição de consumos e emissões
Santos, Diogo Alberto Sampaio
Engenharia mecânica
Veículos motorizados - Poluição do ar
Consumo de energia - Aspectos ambientais
Gestão de tráfego
Tráfego rodoviário
Controlo da poluição do ar
title_short Otimização de rotas para diminuição de consumos e emissões
title_full Otimização de rotas para diminuição de consumos e emissões
title_fullStr Otimização de rotas para diminuição de consumos e emissões
title_full_unstemmed Otimização de rotas para diminuição de consumos e emissões
title_sort Otimização de rotas para diminuição de consumos e emissões
author Santos, Diogo Alberto Sampaio
author_facet Santos, Diogo Alberto Sampaio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Diogo Alberto Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia mecânica
Veículos motorizados - Poluição do ar
Consumo de energia - Aspectos ambientais
Gestão de tráfego
Tráfego rodoviário
Controlo da poluição do ar
topic Engenharia mecânica
Veículos motorizados - Poluição do ar
Consumo de energia - Aspectos ambientais
Gestão de tráfego
Tráfego rodoviário
Controlo da poluição do ar
description Esta dissertação surge com a necessidade do Grupo Medlog, empresa dedicada à logística de produtos farmacêuticos, reduzir os custos no seu processo de distribuição. O método para atingir a minimização dos custos foi a redução do número de quilómetros percorridos e a diminuição dos consumos. Nesse contexto optou-se também por avaliar o impacto ao nível de emissões causado pela frota na realização da distribuição. Perante o problema indicado, surge como principal objetivo a modelação e a otimização das rotas ao nível energético, ambiental e económico, podendo, desta forma, reduzir o custo final do produto, graças à redução do custo de transporte. A Dissertação encontra-se dividida em duas partes: uma relativa à otimização das rotas e outra ao impacto causado ao nível de consumos e emissões após o processo de otimização. O primeiro passo consistiu em executar um estudo de viabilidade, visando a minimização dos custos e, para isso, criaram-se quatro cenários distintos (avaliação dos custos das rotas atuais, otimização das atuais rotas, diferenciação de clientes e junção de rotas), otimizando-se as rotas selecionadas e compararam-se os resultados para verificar o melhor e mais rentável cenário. Para proceder à otimização foi utilizado um software cedido pela empresa, o Toursolver 5, e o indicador selecionado para a análise dos resultados foi o custo total da rota. O segundo momento consistiu na recolha de dados de duas rotas de distribuição, tendo sido utilizados dois veículos por rota, um realizava a rota habitual e outro fazia a mesma rota mas otimizada, podendo assim verificar-se as variações ao nível de consumos e emissões tendo por base a igualdade de fatores como condições climatéricas e de tráfego em ambos os veículos. A análise e a avaliação dos dados recolhidos foram realizadas com recurso à metodologia VSP (Vehicle Specific Power) e aos seus três fatores base (velocidade, aceleração e declive da rodovia). Concluiu-se então que ao otimizar as atuais rotas, a empresa conseguirá obter reduções de custos e recursos da ordem dos 24% no seu processo de distribuição. Pode também concluir-se que a otimização de rotas se pode tornar uma mais-valia na redução dos consumos podendo obter-se ganhos de 10%, isto se a condução praticada for adequada pois, se a condução for mais agressiva, as variações no consumo podem traduzir-se em prejuízo para a empresa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-04-12T10:27:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/8022
url http://hdl.handle.net/10773/8022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137506415869952