Percursos de estudantes da Educação Superior com trajetórias de insucesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frison, L.M.B.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Veiga Simão, Ana, Ferreira, Paula, Paulino, Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/62537
Resumo: Este estudo analisa as trajetórias de insucesso e identifica motivos, estratégias e expectativas percebidas por 38 estudantes – 19 portugueses e 19 brasileiros – que elaboraram uma narrativa de autoformação e comentaram duas escalas para avaliar estratégias de autorregulação, de acordo com sua eficácia e utilização. Os estudantes mostram padrões de resposta semelhantes e refletem crenças e estratégias pouco adaptativas face à aprendizagem. Desmotivação, ansiedade, falta de persistência e características dos contextos universitário e familiar são percebidas como os principais motivos de insucesso. Os estudantes referem que a estratégia mais utilizada é a regulação pelas metas de resultado-evitamento e a mais eficaz, a gestão da atenção; revelam visão positiva do valor do curso para seu futuro, mas identificam uma grande discrepância entre os conteúdos lecionados e as exigências do mundo do trabalho.
id RCAP_c072be17de05a971307afc0a8f40391f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/62537
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percursos de estudantes da Educação Superior com trajetórias de insucessoEstudantes UniversitáriosNarrativasInsucessoEstratégiasEste estudo analisa as trajetórias de insucesso e identifica motivos, estratégias e expectativas percebidas por 38 estudantes – 19 portugueses e 19 brasileiros – que elaboraram uma narrativa de autoformação e comentaram duas escalas para avaliar estratégias de autorregulação, de acordo com sua eficácia e utilização. Os estudantes mostram padrões de resposta semelhantes e refletem crenças e estratégias pouco adaptativas face à aprendizagem. Desmotivação, ansiedade, falta de persistência e características dos contextos universitário e familiar são percebidas como os principais motivos de insucesso. Os estudantes referem que a estratégia mais utilizada é a regulação pelas metas de resultado-evitamento e a mais eficaz, a gestão da atenção; revelam visão positiva do valor do curso para seu futuro, mas identificam uma grande discrepância entre os conteúdos lecionados e as exigências do mundo do trabalho.Fundação CesgranrioRepositório da Universidade de LisboaFrison, L.M.B.Veiga Simão, AnaFerreira, PaulaPaulino, Paula2024-02-09T10:47:49Z2021-03-192024-01-31T21:42:02Z2021-03-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62537porFrison, L. M. B., Veiga Simão, A. M., Ferreira, P. C., & Paulino, P. (2021). Percursos de estudantes da Educação Superior com trajetórias de insucesso. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 29(112), 669-690. https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902747cv-prod-251051910.1590/s0104-403620210002902747info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-19T01:18:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:51.344740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percursos de estudantes da Educação Superior com trajetórias de insucesso
title Percursos de estudantes da Educação Superior com trajetórias de insucesso
spellingShingle Percursos de estudantes da Educação Superior com trajetórias de insucesso
Frison, L.M.B.
Estudantes Universitários
Narrativas
Insucesso
Estratégias
title_short Percursos de estudantes da Educação Superior com trajetórias de insucesso
title_full Percursos de estudantes da Educação Superior com trajetórias de insucesso
title_fullStr Percursos de estudantes da Educação Superior com trajetórias de insucesso
title_full_unstemmed Percursos de estudantes da Educação Superior com trajetórias de insucesso
title_sort Percursos de estudantes da Educação Superior com trajetórias de insucesso
author Frison, L.M.B.
author_facet Frison, L.M.B.
Veiga Simão, Ana
Ferreira, Paula
Paulino, Paula
author_role author
author2 Veiga Simão, Ana
Ferreira, Paula
Paulino, Paula
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Frison, L.M.B.
Veiga Simão, Ana
Ferreira, Paula
Paulino, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes Universitários
Narrativas
Insucesso
Estratégias
topic Estudantes Universitários
Narrativas
Insucesso
Estratégias
description Este estudo analisa as trajetórias de insucesso e identifica motivos, estratégias e expectativas percebidas por 38 estudantes – 19 portugueses e 19 brasileiros – que elaboraram uma narrativa de autoformação e comentaram duas escalas para avaliar estratégias de autorregulação, de acordo com sua eficácia e utilização. Os estudantes mostram padrões de resposta semelhantes e refletem crenças e estratégias pouco adaptativas face à aprendizagem. Desmotivação, ansiedade, falta de persistência e características dos contextos universitário e familiar são percebidas como os principais motivos de insucesso. Os estudantes referem que a estratégia mais utilizada é a regulação pelas metas de resultado-evitamento e a mais eficaz, a gestão da atenção; revelam visão positiva do valor do curso para seu futuro, mas identificam uma grande discrepância entre os conteúdos lecionados e as exigências do mundo do trabalho.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-19
2021-03-19T00:00:00Z
2024-02-09T10:47:49Z
2024-01-31T21:42:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/62537
url http://hdl.handle.net/10451/62537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Frison, L. M. B., Veiga Simão, A. M., Ferreira, P. C., & Paulino, P. (2021). Percursos de estudantes da Educação Superior com trajetórias de insucesso. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 29(112), 669-690. https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902747
cv-prod-2510519
10.1590/s0104-403620210002902747
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137429380136960