Rastreamento ocular na área do marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Russo, Paulo Henrique Pinto Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14125
Resumo: O presente trabalho insere-se no âmbito do Mestrado de Engenharia Informática, nomeadamente na Unidade Curricular de Tese do ISEP. O objetivo deste trabalho tem como base a descrição e a contextualização da técnica de Eye Tracking na área do Marketing, aplicadando conhecimentos e competências adquiridas pelo aluno durante o percurso académico nas mais diversas unidades curriculares.Posteriormente, apresentar-se-á o problema existente para a realização deste trabalho, assim como se efetuará uma breve análise de valor e suas abordagens. No final, apresentar-se-á a estrutura deste documento, de forma a facilitar a perceção do conteúdo de cada capítulo. Durante o estudo do estado da arte na altura ligada à legibilidade do código-fonte o autor da presente tese percebeu que existia uma área emersiva na qual o Eye Tracking podia entrar sendo por fim o tema de tese deste documento. Hoje em dia já existe tecnologia que permite definir, em tempo real, o comportamento visual das pessoas quando sujeitas a determinados estímulos e a diferentes tipos de ambientes. Com o desenvolvimento deste trabalho, será possível perceber, através da visualização de imagens de marketing, em que produtos os utilizadores direcionam maior atenção e, dessa forma, inferir qual o interesse que as pessoas com necessidades especiais e cognitivas têm relativamente a produtos de marketing. Assim, o presente relatório está dividido em vários capítulos, sendo demonstrado em cada um deles as várias componentes, ou seja: • A interpretação do problema; • O seu contexto e respetivo estado da arte; • Avaliação de soluções e tecnologias a implementar bem como as suas características; • Design da solução da área de Eye Tracking; • Avaliação dos resultados; No vasto mercado que é abrangido pelo marketing, a técnica de Eye Tracking pode ter um papel preponderante no que toca a pessoas com necessidades especiais e cognitivas, e um Eye Tracker pode ajudar na comunicação entre o utilizador e o produto de marketing.
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Durante o estudo do estado da arte na altura ligada à legibilidade do código-fonte o autor da presente tese percebeu que existia uma área emersiva na qual o Eye Tracking podia entrar sendo por fim o tema de tese deste documento. Hoje em dia já existe tecnologia que permite definir, em tempo real, o comportamento visual das pessoas quando sujeitas a determinados estímulos e a diferentes tipos de ambientes. Com o desenvolvimento deste trabalho, será possível perceber, através da visualização de imagens de marketing, em que produtos os utilizadores direcionam maior atenção e, dessa forma, inferir qual o interesse que as pessoas com necessidades especiais e cognitivas têm relativamente a produtos de marketing. Assim, o presente relatório está dividido em vários capítulos, sendo demonstrado em cada um deles as várias componentes, ou seja: • A interpretação do problema; • O seu contexto e respetivo estado da arte; • Avaliação de soluções e tecnologias a implementar bem como as suas características; • Design da solução da área de Eye Tracking; • Avaliação dos resultados; No vasto mercado que é abrangido pelo marketing, a técnica de Eye Tracking pode ter um papel preponderante no que toca a pessoas com necessidades especiais e cognitivas, e um Eye Tracker pode ajudar na comunicação entre o utilizador e o produto de marketing.This work is inserted under the Master of Computer Engineering, particularly in the Thesis Unit of ISEP. The objective of this work is based on the description and contextualization of the technique of Eye Tracking in the Marketing area, applying knowledge and skills acquired by the student during the academic course in the most diverse curricular units. A brief contextualization of this dissertation will be carried out. Subsequently, the present problem will be presented for the accomplishment of this work, as well as a brief analysis of value and its approaches. At the end, the structure of this document will be presented, in order to facilitate the perception of the content of each chapter. During the study of art, at the time related to the readability of the source code, the author of the present thesis realized that there was an emersive area in which the Eye Tracking could enter, being this, at last, the thesis topic. Nowadays technology already exist that allows to define, in real time, the visual behavior of the people when subject to certain stimulus and to different types of environments. With the development of this work, it will be possible to understand, through the visualization of marketing images, in which products the users focus more attention and, in this way, infer what interest people with special and cognitive needs have in relation to marketing products. Thus, this report is divided into several chapters, the various components being demonstrated in each of them, namely: • The interpretation of the problem; • Context and its state of the art; • Evaluation of solutions and technologies to be implemented as well as their characteristics; • Eye Tracking solution design; • Evaluation of results; In the vast market covered by marketing, the Eye Tracking technique can play an important role in people with special and cognitive needs, and an Eye Tracker can help in communication between the user and the marketing product thus making the seller's role easier.Sampaio, Adelaide Isabel Santos Vieira BragaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRusso, Paulo Henrique Pinto Ferreira2019-06-27T15:10:47Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14125TID:202166821porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:56:43Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14125Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:57.167715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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