Autoeficácia nos papéis de carreira e exploração vocacional de jovens que vivem em lares de infância e juventude

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Isabel Cristina Miranda
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/25505
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)
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spelling Autoeficácia nos papéis de carreira e exploração vocacional de jovens que vivem em lares de infância e juventudeExploração vocacionalAutoeficácia nos papéis de carreiraLar de infância e juventudeSelf-efficacy beliefs for career rolesCareer explorationOut-of-home care37.018.337.015.3Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)Analisou-se o desenvolvimento de carreira de jovens institucionalizados em Lares de Infância e Juventude relativamente às dimensões da Exploração vocacional e da Autoeficácia nos papéis de carreira. Os participantes foram 136 jovens (Midade = 16.20, DP = 2.19) que foram comparados com uma amostra de 184 jovens que vivem com as famílias (Midade = 16.72, DP = 2.13). A Exploração vocacional foi avaliada através do Inventário de Exploração Vocacional (CES; Stumpf, Colarelli & Hartman, 1983, versão adaptada por Taveira, 1997) e a Autoeficácia de carreira através do Inventário de Crenças de Autoeficácia Relativamente aos Papéis de Carreira (ICARPC; Vale, 1997). Foram realizadas análises de comparação de médias, análise de relações e uma Manova. Verificou-se que o grupo institucionalizado revela menores valores de Autoeficácia nos papéis de Trabalhador e Tempos livres e nas crenças de Exploração que remetem para a Importância da posição preferida e Instrumentalidade externa. Paralelamente, maiores níveis de Autoeficácia são preditores de maior stresse relacionado com a Exploração vocacional. Com base nos resultados, são retiradas implicações para a intervenção no âmbito da psicologia da carreira com esta população.The career development of foster care youth on the dimensions of Vocational Exploration and Self-efficacy in career roles was analyzed. Participants were 136 foster care young (Mage = 16.20, SD = 2.19) compared with a sample of 184 young people living with their families (Mage = 16.72, SD = 2.13). The Vocational exploration was assessed using Inventário de Exploração de Carreira (CES; Stumpf, Colarelli & Hartman, 1983, version adapted by Taveira, 1997) and Self-efficacy through the Inventário de Crenças de Autoeficácia Relativamente aos Papéis de Carreira (ICARPC; Vale, 1997). The analyzes included comparison of means, analysis of relations and a Manova. It was found that the institutionalized group revealed lower levels of Self-Efficacy in Worker and Leisure role's, and also in beliefs of Exploration, that refers to the importance of the preferred position and external Instrumentality. Further, Career exploration was lower for young living out-of-home in exploration beliefs preferred position Importance and external Instrumentality which are related. In parallel, higher levels of Self-efficacy are predictors of stress related to career exploration. Based on the results, implications are drawn for intervention in the psychological career with this population.Silva, Ana DanielaUniversidade do MinhoGonçalves, Isabel Cristina Miranda2013-07-052013-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25505porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:03.738643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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