Proposta de conceito de elemento estrutural de scooter eléctrica citadina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31402 |
Resumo: | A mobilidade individual tem vindo a ser repensada na última década, procurando soluções sustentáveis a nível ambiental, energético e societário. Esta procura levou ao surgimento da scooter e trotinete elétrica urbana que tem vindo a reformular a mobilidade individual em centros urbanos. A evolução deste tipo de equipamento é evidente e continua em crescimento, com a utilização de novas tecnologias e materialidades. A dissertação tem como objetivo dar um contributo à evolução desta área através do desenvolvimento de um elemento estrutural destinado à aplicação numa scooter elétrica. O elemento contempla a utilização de materiais poliméricos recicláveis, com uma geometria estético-estrutural que foi desenvolvida com recurso à tecnologia de design generativo. Esta permite uma produção em massa com recurso ao método tradicional de injeção, mas é também apresentada uma solução mais futurista de produção, como a tecnologia aditiva polimérica. |
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Proposta de conceito de elemento estrutural de scooter eléctrica citadinaScooter elétricaMobilidade individualQuadro estético-estruturalImpressão 3DLatticeABSA mobilidade individual tem vindo a ser repensada na última década, procurando soluções sustentáveis a nível ambiental, energético e societário. Esta procura levou ao surgimento da scooter e trotinete elétrica urbana que tem vindo a reformular a mobilidade individual em centros urbanos. A evolução deste tipo de equipamento é evidente e continua em crescimento, com a utilização de novas tecnologias e materialidades. A dissertação tem como objetivo dar um contributo à evolução desta área através do desenvolvimento de um elemento estrutural destinado à aplicação numa scooter elétrica. O elemento contempla a utilização de materiais poliméricos recicláveis, com uma geometria estético-estrutural que foi desenvolvida com recurso à tecnologia de design generativo. Esta permite uma produção em massa com recurso ao método tradicional de injeção, mas é também apresentada uma solução mais futurista de produção, como a tecnologia aditiva polimérica.Individual mobility has been changing throw the last decade, in seek of sustainable solutions involving Ambiental, energetic and social ones. This seeking lead to the invention of the electric moped and kick scooter that has been changing the way people move in big cities. The evolution on these equipment’s is a work in progress that, more and more uses different materials and technologies. This master thesis aims to contribute on this evolution by developing a structural element to be assembled on an electric scooter. This frame uses recyclable materials and has a structural and aesthetic geometry that has increased performance qualities. This product was developed to enable mass production using injection moulding but also additive manufacturing, a more futuristic approach.2021-05-20T13:32:54Z2021-02-09T00:00:00Z2021-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31402porDomingues, Pedro Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:00:37Zoai:ria.ua.pt:10773/31402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:17.735673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A mobilidade individual tem vindo a ser repensada na última década, procurando soluções sustentáveis a nível ambiental, energético e societário. Esta procura levou ao surgimento da scooter e trotinete elétrica urbana que tem vindo a reformular a mobilidade individual em centros urbanos. A evolução deste tipo de equipamento é evidente e continua em crescimento, com a utilização de novas tecnologias e materialidades. A dissertação tem como objetivo dar um contributo à evolução desta área através do desenvolvimento de um elemento estrutural destinado à aplicação numa scooter elétrica. O elemento contempla a utilização de materiais poliméricos recicláveis, com uma geometria estético-estrutural que foi desenvolvida com recurso à tecnologia de design generativo. Esta permite uma produção em massa com recurso ao método tradicional de injeção, mas é também apresentada uma solução mais futurista de produção, como a tecnologia aditiva polimérica. |
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