Implementação de metodologias Lean num centro de distribuição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ângela Maria Oliveira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76140
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial
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spelling Implementação de metodologias Lean num centro de distribuiçãoImplementation of Lean methodologies in a distribution centerGestão visualLeanProdutividade5SProductivityVisual managementEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia IndustrialA presente dissertação resulta de um projeto desenvolvido no âmbito do Mestrado em Engenharia Industrial da Universidade do Minho. Este projeto foi desenvolvido em contexto industrial e teve como principal objetivo implementar metodologias Kaizen /Lean no Centro de Distribuição da empresa CIN localizado na Maia. Uma vez que o Centro de Distribuição é uma parte fundamental da cadeia de abastecimento, e tendo o seu desempenho um impacto direto no sucesso da empresa, desenvolveram-se ações de melhoria recorrendo a ferramentas Lean. A metodologia de investigação utilizada para a elaboração do projeto foi a Investigação-Ação. Inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica sobre os conceitos teóricos que serviram de suporte para a investigação. Prosseguiu-se com a apresentação e caracterização da empresa e do Centro de Distribuição onde o estudo foi realizado. Paralelamente, realizou-se um diagnóstico e uma análise crítica da situação inicial da secção de afinação. Neste seguimento, foram identificados os principais problemas existentes na área em estudo, nomeadamente o número elevado de produtos danificados, a desorganização e a inexistência de gestão visual, a falta de um sistema de reposição dos corantes no supermercado, as queixas sobre dores na região lombar, as máquinas inativas dispostas no espaço fabril e a má configuração do layout. Para combater os problemas enumerados foram propostas soluções de melhoria fundamentadas nos princípios Lean e envolvendo a utilização de algumas ferramentas, nomeadamente 5S, Gestão Visual e Normalização. As medidas implementadas permitiram uma redução dos tempos de afinação (35%) e do tempo médio mensal despendido na troca dos tambores de corante (392 minutos). A distância percorrida pelos colaboradores entre os postos de trabalho também foi reduzida em 82%, bem como o tempo médio diário despendido com as deslocações no abastecimento dos postos de trabalho (110,77 minutos).This dissertation results from a project developed under the Master’s Degree in Industrial Engineering at the University of Minho. This project was developed in an industrial context and its main objective was to implement Kaizen/Lean methodologies in the Distribution Center of the company CIN located in Maia. Since the Distribution Center is a fundamental part of the supply chain, and its performance has a direct impact on the company’s success, improvement actions were developed using Lean tools. This project was based on the Action-Research methodology. Initially, a literature review was carried out on the theoretical concepts that supported the investigation. The work proceeded with the presentation and characterization of the company and the Distribution Center where the study was carried out. At the same time, a diagnosis and a critical analysis of the initial situation of the tuning section were carried out. In this follow-up, the main problems existing in the area under study were identified, specifically the high number of damaged products, the disorganization and the lack of visual management, the lack of a colorant replacement system in the supermarket, the complaints about pain in the lower back, inactive machines displaced in the manufacturing space and poor layout configuration. To the identified problems were proposed solutions for improvement based on the Lean principles and involving the use of some tools, namely, 5S, Visual Management and Standard Work. The measures implemented allowed for a reduction in the setting up times (35%) and in the average monthly time spent on changing dye drums (392 minutes). The distance travelled by employees between workstations was also reduced by 82%, as well as the average daily time spent with displacements in the supply of workstations (110,77 minutes).Nunes, Manuel LopesUniversidade do MinhoCosta, Ângela Maria Oliveira da20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76140por202776026info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76140Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:44.274329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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