A relação professor-aluno : um olhar necessário para o contexto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Jaqueline
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Matos, Margarida Gaspar de, 1956-, Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-, Diniz, José Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/5016
https://doi.org/10.34628/tnxe-v753
Resumo: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - v. 6, n. 2 (Julho-Dezembro 2015). - p. 145-154.
id RCAP_c08225c75e8474851ee08ee03cfa763d
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5016
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação professor-aluno : um olhar necessário para o contextoThe teacher : pupil relationship: a view toward the contextRelação professor-alunoRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - v. 6, n. 2 (Julho-Dezembro 2015). - p. 145-154.O papel do professor é muito importante já que, estes têm a seu cargo jovens que dele dependem para desenvolver as suas aprendizagens. O professor e o seu quotidiano profissional são então fundamentais, pois aspetos como a noção de autoeficácia, a exaustão emocional, sintomas de doença levam a que a sua eficiência seja posta em causa. Este artigo alude a uma pesquisa sistemática da literatura de 2014 e 2015 e completa uma anterior dos mesmos autores, que revisaram artigos publicados entre 2011 e 2013. Após a primeira revisão vários conceitos realçaram pelo que, nesta nova revisão os mesmos foram tidos em conta por se considerarem importantes para um melhor entendimento do profissional como um todo. Metodologicamente recorreu-se à B-on (Biblioteca do Conhecimento Online) e utilizaram-se como termos de pesquisa os seguintes, Liderança, Educação, Eficácia dos Professores e Motivação dos Professores. Foram também utilizados vários filtros permitindo, desta forma, a seleção final dos estudos incluídos neste trabalho. Os principais resultados obtidos dão ênfase às dificuldades sentidas pelos professores no seu quotidiano profissional, nomeadamente as que levam a sintomas de exaustão emocional e perceção de baixa autoeficácia. Por outro lado, a necessidade imperiosa de formação adequada à realidade do contexto e as questões da liderança escolar surgem como resposta aos aspetos negativos da profissão.The role of the teacher is very important because they have to deal with it young people who depend on it to develop their learning. The professor and his daily professional routines are thus crucial; aspects such as self-efficacy, emotional exhaustion, and symptoms of disease lead to their decreased efficiency. This article refers to a systematic revision of the literature from 2014 to 2015 and completes another by the same authors, where reviewed articles were published between 2011 and 2013. The first work has reviewed various concepts and in this new revision they have been taken into account because they were considered important for a better understanding of the professional as a whole. Methodologically appealed to the B-on (The Library of Knowledge Online) and used as search terms the following, Leadership, Education, Effectiveness of Teachers and Teacher Motivation. Were also used multiple filters allowing, in this way, the final selection of the studies included in this workThe main results emphasize the difficulties experienced by teachers in their professional everyday life, particularly those that lead to symptoms of emotional exhaustion and perception of low self-efficacy. On the other hand, the need for adequate training to the reality of the context and the issues of school leadership come in response to negative aspects of the profession.2020-01-24T14:54:22Z2020-01-242015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/5016http://hdl.handle.net/11067/5016https://doi.org/10.34628/tnxe-v753porCruz, Jaqueline [et al.] (2015) - A relação professor-aluno : um olhar necessário para o contexto. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 6:2 (Julho-Dezembro 2015) 145-154.A relação professor-aluno : um olhar necessário para o contextoCruz, JaquelineMatos, Margarida Gaspar deTomé, Gina Maria QuinásDiniz, José Alveshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, JaquelineMatos, Margarida Gaspar de, 1956-Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-Diniz, José Alvesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:45:28Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:46.877383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação professor-aluno : um olhar necessário para o contexto
The teacher : pupil relationship: a view toward the context
title A relação professor-aluno : um olhar necessário para o contexto
spellingShingle A relação professor-aluno : um olhar necessário para o contexto
Cruz, Jaqueline
Relação professor-aluno
title_short A relação professor-aluno : um olhar necessário para o contexto
title_full A relação professor-aluno : um olhar necessário para o contexto
title_fullStr A relação professor-aluno : um olhar necessário para o contexto
title_full_unstemmed A relação professor-aluno : um olhar necessário para o contexto
title_sort A relação professor-aluno : um olhar necessário para o contexto
author Cruz, Jaqueline
author_facet Cruz, Jaqueline
Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-
Diniz, José Alves
author_role author
author2 Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-
Diniz, José Alves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Jaqueline
Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-
Diniz, José Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Relação professor-aluno
topic Relação professor-aluno
description Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - v. 6, n. 2 (Julho-Dezembro 2015). - p. 145-154.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2020-01-24T14:54:22Z
2020-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/5016
http://hdl.handle.net/11067/5016
https://doi.org/10.34628/tnxe-v753
url http://hdl.handle.net/11067/5016
https://doi.org/10.34628/tnxe-v753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cruz, Jaqueline [et al.] (2015) - A relação professor-aluno : um olhar necessário para o contexto. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 6:2 (Julho-Dezembro 2015) 145-154.
A relação professor-aluno : um olhar necessário para o contexto
Cruz, Jaqueline
Matos, Margarida Gaspar de
Tomé, Gina Maria Quinás
Diniz, José Alves
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136739005038592