Utilização de repertório português como veículo de aprendizagem formal no ensino profissional de jazz: uma proposta pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/13702 |
Resumo: | Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música, conforme Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio. |
id |
RCAP_c0834af95b2bed0107e6307cc6881a6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13702 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização de repertório português como veículo de aprendizagem formal no ensino profissional de jazz: uma proposta pedagógicaGlocalizaçãoDiásporaRepertórioCompetênciasPedagogiaJazzGlocalizationDiasporaRepertoireSkillsPedagogyRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música, conforme Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio.Resumo I - Desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Estágio de Ensino Especializado, o presente Estágio foi realizado em modalidade de observação na esfera da classe de Guitarra Jazz do professor João Firmino, no CPIJ da EACMC, no ano letivo de 2019/2020. O trabalho é constituído, numa primeira metade, pela caracterização do funcionamento da escola, tendo-se utilizado principalmente o Projeto Educativo como fonte informativa. Na segunda metade, procede-se à caracterização dos alunos observados, aulas observadas e lecionadas. Nesta, está também patente a adaptação do funcionamento da prática pedagógica, decorrente da situação de confinamento social resultante do estado de emergência iniciado no mês de março de 2020. Descrevem-se igualmente as técnicas pedagógicas desenvolvidas através da utilização de métodos alternativos à prática habitual, e apresenta-se uma reflexão final.Resumo do Projeto de Investigação - Este trabalho de investigação consiste na apresentação de uma proposta pedagógica que possa ser integrada no Curso Profissional de Instrumentista de Jazz, no âmbito do ensino secundário profissional em Portugal. Tem por objetivo a inclusão de repertório composto por músicos de Jazz Portugueses, por forma a que este possa servir como veículo de aprendizagem e desenvolvimento de competências musicais. Apresenta-se uma análise teórica sobre os canais diaspóricos do Jazz, conceito de Glocalização, Repertório como veículo de aprendizagem no Jazz e suas características; caracteriza-se o repertório de Jazz Europeu, assim como os elementos que definem as tópicas de Portugalidade na música; aprofunda-se a discussão em torno do discurso hegemónico Americano no âmbito das narrativas históricas sobre Jazz e, por fim, apresenta-se um programa modular visando a aplicação de uma obra musical selecionada a cada semestre do Curso Profissional.Abstract I - Developed within the scope of the Specialized Teaching Internship Course, the present internship was carried out in observation mode within the scope of the Jazz Guitar class of professor João Firmino, at the EACMC’s CPIJ, in the present academic year 2019/2020. The present work is constituted, in a first half, by the characterization of the functioning of the school, having mainly used the educational project as an informative source. In the second half, proceeded to the characterization of the observed students, observed and taught classes. In this one, the adaptation of the functioning of the pedagogical practice is also evident, resulting from the situation of social confinement resulting from the state of emergency started in March 2020. The pedagogical techniques developed through the use of alternative methods to the usual practice are also described, and a final reflection is presented.Abstract II - This research work consists of the presentation of a pedagogical proposal that can be integrated in the Professional Course of Jazz Instrumentalist, within the scope of professional secondary education in Portugal. It aims to include a repertoire composed of Portuguese Jazz musicians, so that it can serve as a vehicle for learning and developing musical skills. A theoretical analysis of the diasporic channels of Jazz is presented, the concept of Glocalization, Repertoire as a vehicle for learning in Jazz and its characteristics; the European Jazz repertoire is characterized, as well as the elements that define the topics of Portugality in music; the discussion around the American hegemonic discourse is deepened in the context of historical narratives about Jazz and, finally, a modular program is presented aiming at the application of a selected musical work each semester of the Professional Course.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaPinheiro, RicardoRCIPLVieira, José Miguel Gil Abreu2021-09-10T09:24:11Z2020-10-072020-10-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13702TID:202645835porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:08:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13702Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:35.961495Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de repertório português como veículo de aprendizagem formal no ensino profissional de jazz: uma proposta pedagógica |
title |
Utilização de repertório português como veículo de aprendizagem formal no ensino profissional de jazz: uma proposta pedagógica |
spellingShingle |
Utilização de repertório português como veículo de aprendizagem formal no ensino profissional de jazz: uma proposta pedagógica Vieira, José Miguel Gil Abreu Glocalização Diáspora Repertório Competências Pedagogia Jazz Glocalization Diaspora Repertoire Skills Pedagogy |
title_short |
Utilização de repertório português como veículo de aprendizagem formal no ensino profissional de jazz: uma proposta pedagógica |
title_full |
Utilização de repertório português como veículo de aprendizagem formal no ensino profissional de jazz: uma proposta pedagógica |
title_fullStr |
Utilização de repertório português como veículo de aprendizagem formal no ensino profissional de jazz: uma proposta pedagógica |
title_full_unstemmed |
Utilização de repertório português como veículo de aprendizagem formal no ensino profissional de jazz: uma proposta pedagógica |
title_sort |
Utilização de repertório português como veículo de aprendizagem formal no ensino profissional de jazz: uma proposta pedagógica |
author |
Vieira, José Miguel Gil Abreu |
author_facet |
Vieira, José Miguel Gil Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinheiro, Ricardo RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, José Miguel Gil Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Glocalização Diáspora Repertório Competências Pedagogia Jazz Glocalization Diaspora Repertoire Skills Pedagogy |
topic |
Glocalização Diáspora Repertório Competências Pedagogia Jazz Glocalization Diaspora Repertoire Skills Pedagogy |
description |
Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música, conforme Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-07 2020-10-07T00:00:00Z 2021-09-10T09:24:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/13702 TID:202645835 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/13702 |
identifier_str_mv |
TID:202645835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133487177924608 |