Utilização de repertório português como veículo de aprendizagem formal no ensino profissional de jazz: uma proposta pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, José Miguel Gil Abreu
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13702
Resumo: Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música, conforme Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio.
id RCAP_c0834af95b2bed0107e6307cc6881a6e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13702
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização de repertório português como veículo de aprendizagem formal no ensino profissional de jazz: uma proposta pedagógicaGlocalizaçãoDiásporaRepertórioCompetênciasPedagogiaJazzGlocalizationDiasporaRepertoireSkillsPedagogyRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música, conforme Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio.Resumo I - Desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Estágio de Ensino Especializado, o presente Estágio foi realizado em modalidade de observação na esfera da classe de Guitarra Jazz do professor João Firmino, no CPIJ da EACMC, no ano letivo de 2019/2020. O trabalho é constituído, numa primeira metade, pela caracterização do funcionamento da escola, tendo-se utilizado principalmente o Projeto Educativo como fonte informativa. Na segunda metade, procede-se à caracterização dos alunos observados, aulas observadas e lecionadas. Nesta, está também patente a adaptação do funcionamento da prática pedagógica, decorrente da situação de confinamento social resultante do estado de emergência iniciado no mês de março de 2020. Descrevem-se igualmente as técnicas pedagógicas desenvolvidas através da utilização de métodos alternativos à prática habitual, e apresenta-se uma reflexão final.Resumo do Projeto de Investigação - Este trabalho de investigação consiste na apresentação de uma proposta pedagógica que possa ser integrada no Curso Profissional de Instrumentista de Jazz, no âmbito do ensino secundário profissional em Portugal. Tem por objetivo a inclusão de repertório composto por músicos de Jazz Portugueses, por forma a que este possa servir como veículo de aprendizagem e desenvolvimento de competências musicais. Apresenta-se uma análise teórica sobre os canais diaspóricos do Jazz, conceito de Glocalização, Repertório como veículo de aprendizagem no Jazz e suas características; caracteriza-se o repertório de Jazz Europeu, assim como os elementos que definem as tópicas de Portugalidade na música; aprofunda-se a discussão em torno do discurso hegemónico Americano no âmbito das narrativas históricas sobre Jazz e, por fim, apresenta-se um programa modular visando a aplicação de uma obra musical selecionada a cada semestre do Curso Profissional.Abstract I - Developed within the scope of the Specialized Teaching Internship Course, the present internship was carried out in observation mode within the scope of the Jazz Guitar class of professor João Firmino, at the EACMC’s CPIJ, in the present academic year 2019/2020. The present work is constituted, in a first half, by the characterization of the functioning of the school, having mainly used the educational project as an informative source. In the second half, proceeded to the characterization of the observed students, observed and taught classes. In this one, the adaptation of the functioning of the pedagogical practice is also evident, resulting from the situation of social confinement resulting from the state of emergency started in March 2020. The pedagogical techniques developed through the use of alternative methods to the usual practice are also described, and a final reflection is presented.Abstract II - This research work consists of the presentation of a pedagogical proposal that can be integrated in the Professional Course of Jazz Instrumentalist, within the scope of professional secondary education in Portugal. It aims to include a repertoire composed of Portuguese Jazz musicians, so that it can serve as a vehicle for learning and developing musical skills. A theoretical analysis of the diasporic channels of Jazz is presented, the concept of Glocalization, Repertoire as a vehicle for learning in Jazz and its characteristics; the European Jazz repertoire is characterized, as well as the elements that define the topics of Portugality in music; the discussion around the American hegemonic discourse is deepened in the context of historical narratives about Jazz and, finally, a modular program is presented aiming at the application of a selected musical work each semester of the Professional Course.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaPinheiro, RicardoRCIPLVieira, José Miguel Gil Abreu2021-09-10T09:24:11Z2020-10-072020-10-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13702TID:202645835porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:08:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13702Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:35.961495Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de repertório português como veículo de aprendizagem formal no ensino profissional de jazz: uma proposta pedagógica
title Utilização de repertório português como veículo de aprendizagem formal no ensino profissional de jazz: uma proposta pedagógica
spellingShingle Utilização de repertório português como veículo de aprendizagem formal no ensino profissional de jazz: uma proposta pedagógica
Vieira, José Miguel Gil Abreu
Glocalização
Diáspora
Repertório
Competências
Pedagogia
Jazz
Glocalization
Diaspora
Repertoire
Skills
Pedagogy
title_short Utilização de repertório português como veículo de aprendizagem formal no ensino profissional de jazz: uma proposta pedagógica
title_full Utilização de repertório português como veículo de aprendizagem formal no ensino profissional de jazz: uma proposta pedagógica
title_fullStr Utilização de repertório português como veículo de aprendizagem formal no ensino profissional de jazz: uma proposta pedagógica
title_full_unstemmed Utilização de repertório português como veículo de aprendizagem formal no ensino profissional de jazz: uma proposta pedagógica
title_sort Utilização de repertório português como veículo de aprendizagem formal no ensino profissional de jazz: uma proposta pedagógica
author Vieira, José Miguel Gil Abreu
author_facet Vieira, José Miguel Gil Abreu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Ricardo
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, José Miguel Gil Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Glocalização
Diáspora
Repertório
Competências
Pedagogia
Jazz
Glocalization
Diaspora
Repertoire
Skills
Pedagogy
topic Glocalização
Diáspora
Repertório
Competências
Pedagogia
Jazz
Glocalization
Diaspora
Repertoire
Skills
Pedagogy
description Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música, conforme Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-07
2020-10-07T00:00:00Z
2021-09-10T09:24:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13702
TID:202645835
url http://hdl.handle.net/10400.21/13702
identifier_str_mv TID:202645835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133487177924608