Fidelidade às Marcas no Contexto Digital entre os Consumidores da Geração Z

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mustra, Matilde Gomes Candeias Neto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48680
Resumo: A Geração Z está a ganhar um peso cada vez maior no mercado e tem vindo a marcar um paradigma de viragem com os seus padrões de consumo distintos. Em breve, será o maior grupo de consumidores, desta forma, e sabendo que são pouco fiéis, o desafio que se coloca às marcas é maior e mais sofisticado. Assim, a presente dissertação tem como principal objetivo perceber quais são os determinantes na construção da fidelidade às marcas por parte da geração Z, geração em estudo, em contexto digital. O presente estudo foi conduzido por uma análise quantitativa, através da realização de um inquérito por questionário a 176 inquiridos e os resultados foram posteriormente analisados através do SPSS. Os resultados obtidos mostram que as variáveis: Características do Cliente, Atributos do Produto, Características da Marca, Características Ambientais e Características do Website influenciam a construção de fidelidade à marca em contexto digital.
id RCAP_c0b3dd9fd881c3f784fc2074059169bd
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48680
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fidelidade às Marcas no Contexto Digital entre os Consumidores da Geração ZGeração ZFidelidade às marcas em contexto onlineDeterminantes da fidelidadeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA Geração Z está a ganhar um peso cada vez maior no mercado e tem vindo a marcar um paradigma de viragem com os seus padrões de consumo distintos. Em breve, será o maior grupo de consumidores, desta forma, e sabendo que são pouco fiéis, o desafio que se coloca às marcas é maior e mais sofisticado. Assim, a presente dissertação tem como principal objetivo perceber quais são os determinantes na construção da fidelidade às marcas por parte da geração Z, geração em estudo, em contexto digital. O presente estudo foi conduzido por uma análise quantitativa, através da realização de um inquérito por questionário a 176 inquiridos e os resultados foram posteriormente analisados através do SPSS. Os resultados obtidos mostram que as variáveis: Características do Cliente, Atributos do Produto, Características da Marca, Características Ambientais e Características do Website influenciam a construção de fidelidade à marca em contexto digital.The Generation Z is gaining increasing significance in the market and has been setting a turning point with its distinctive consumption patterns. Soon, it will be the largest consumer group, and given their low brand loyalty, the challenge facing brands is greater and more sophisticated. Therefore, the primary objective of this dissertation is to understand the determinants in building brand loyalty among Generation Z, the generation under study, in a digital context. This study was conducted through a quantitative analysis, employing a questionnaire survey of 176 respondents, and the results were subsequently analyzed using SPSS. The results obtained indicate that the variables: Customer Characteristics, Product Attributes, Brand Characteristics, Environmental Characteristics and Website Characteristics influence the construction of brand loyalty in a digital context.Paixão, JoãoRepositório ComumMustra, Matilde Gomes Candeias Neto2024-01-04T16:51:15Z2023-10-182023-10-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48680TID:203445902pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T16:28:07Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48680Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:35:53.214364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fidelidade às Marcas no Contexto Digital entre os Consumidores da Geração Z
title Fidelidade às Marcas no Contexto Digital entre os Consumidores da Geração Z
spellingShingle Fidelidade às Marcas no Contexto Digital entre os Consumidores da Geração Z
Mustra, Matilde Gomes Candeias Neto
Geração Z
Fidelidade às marcas em contexto online
Determinantes da fidelidade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Fidelidade às Marcas no Contexto Digital entre os Consumidores da Geração Z
title_full Fidelidade às Marcas no Contexto Digital entre os Consumidores da Geração Z
title_fullStr Fidelidade às Marcas no Contexto Digital entre os Consumidores da Geração Z
title_full_unstemmed Fidelidade às Marcas no Contexto Digital entre os Consumidores da Geração Z
title_sort Fidelidade às Marcas no Contexto Digital entre os Consumidores da Geração Z
author Mustra, Matilde Gomes Candeias Neto
author_facet Mustra, Matilde Gomes Candeias Neto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paixão, João
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mustra, Matilde Gomes Candeias Neto
dc.subject.por.fl_str_mv Geração Z
Fidelidade às marcas em contexto online
Determinantes da fidelidade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Geração Z
Fidelidade às marcas em contexto online
Determinantes da fidelidade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A Geração Z está a ganhar um peso cada vez maior no mercado e tem vindo a marcar um paradigma de viragem com os seus padrões de consumo distintos. Em breve, será o maior grupo de consumidores, desta forma, e sabendo que são pouco fiéis, o desafio que se coloca às marcas é maior e mais sofisticado. Assim, a presente dissertação tem como principal objetivo perceber quais são os determinantes na construção da fidelidade às marcas por parte da geração Z, geração em estudo, em contexto digital. O presente estudo foi conduzido por uma análise quantitativa, através da realização de um inquérito por questionário a 176 inquiridos e os resultados foram posteriormente analisados através do SPSS. Os resultados obtidos mostram que as variáveis: Características do Cliente, Atributos do Produto, Características da Marca, Características Ambientais e Características do Website influenciam a construção de fidelidade à marca em contexto digital.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-18
2023-10-18T00:00:00Z
2024-01-04T16:51:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48680
TID:203445902
url http://hdl.handle.net/10400.26/48680
identifier_str_mv TID:203445902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136834233565184