Visita guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, João Filipe
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Guerreiro, Jorge Andre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/13568
Resumo: Autenticidade constitui uma das palavras mais utilizadas e um dos temas mais discutidos na Sociologia do Turismo nas últimas quatro décadas. Tendo sofrido várias mudanças de sentido, o termo acompanhou a evolução dos estudos sobre turismo – desde a abordagem funcionalista à construtivista, culminando na viragem pós-moderna e fenomenológica. Ainda assim, a autenticidade enquanto conceito científico nem sempre se tem revelado suficientemente heurístico para suportar a investigação no plano empírico, mercê das influências filosóficas que o termo ainda carrega e que parecem continuar bem presentes mesmo hoje em dia, contribuindo para a sua indefinição. Este artigo faz uma análise crítica da extensa literatura que aborda o tema da autenticidade no turismo, desde as suas origens até ao presente, terminando com algumas recomendações para as suas utilizações futuras.
id RCAP_c0ba7f135b47820ac1f30c6fe53ea83b
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/13568
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Visita guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidadeGuided tour to the Antiquity's Factory : sociology, tourism And authenticitySociologia do turismoAutenticidadeAutenticidade encenadaAutenticidade emergenteAutenticidade existencialSociologia do turismoTurismoAutenticidade constitui uma das palavras mais utilizadas e um dos temas mais discutidos na Sociologia do Turismo nas últimas quatro décadas. Tendo sofrido várias mudanças de sentido, o termo acompanhou a evolução dos estudos sobre turismo – desde a abordagem funcionalista à construtivista, culminando na viragem pós-moderna e fenomenológica. Ainda assim, a autenticidade enquanto conceito científico nem sempre se tem revelado suficientemente heurístico para suportar a investigação no plano empírico, mercê das influências filosóficas que o termo ainda carrega e que parecem continuar bem presentes mesmo hoje em dia, contribuindo para a sua indefinição. Este artigo faz uma análise crítica da extensa literatura que aborda o tema da autenticidade no turismo, desde as suas origens até ao presente, terminando com algumas recomendações para as suas utilizações futuras.SapientiaMarques, João FilipeGuerreiro, Jorge Andre2020-03-10T13:19:20Z2017-07-252020-03-10T12:26:08Z2017-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/13568por2238-2925cv-prod-121159810.34019/2238-2925.2017.v7.3160info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:25:43Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/13568Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:04:43.629325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Visita guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidade
Guided tour to the Antiquity's Factory : sociology, tourism And authenticity
title Visita guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidade
spellingShingle Visita guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidade
Marques, João Filipe
Sociologia do turismo
Autenticidade
Autenticidade encenada
Autenticidade emergente
Autenticidade existencial
Sociologia do turismo
Turismo
title_short Visita guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidade
title_full Visita guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidade
title_fullStr Visita guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidade
title_full_unstemmed Visita guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidade
title_sort Visita guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidade
author Marques, João Filipe
author_facet Marques, João Filipe
Guerreiro, Jorge Andre
author_role author
author2 Guerreiro, Jorge Andre
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, João Filipe
Guerreiro, Jorge Andre
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia do turismo
Autenticidade
Autenticidade encenada
Autenticidade emergente
Autenticidade existencial
Sociologia do turismo
Turismo
topic Sociologia do turismo
Autenticidade
Autenticidade encenada
Autenticidade emergente
Autenticidade existencial
Sociologia do turismo
Turismo
description Autenticidade constitui uma das palavras mais utilizadas e um dos temas mais discutidos na Sociologia do Turismo nas últimas quatro décadas. Tendo sofrido várias mudanças de sentido, o termo acompanhou a evolução dos estudos sobre turismo – desde a abordagem funcionalista à construtivista, culminando na viragem pós-moderna e fenomenológica. Ainda assim, a autenticidade enquanto conceito científico nem sempre se tem revelado suficientemente heurístico para suportar a investigação no plano empírico, mercê das influências filosóficas que o termo ainda carrega e que parecem continuar bem presentes mesmo hoje em dia, contribuindo para a sua indefinição. Este artigo faz uma análise crítica da extensa literatura que aborda o tema da autenticidade no turismo, desde as suas origens até ao presente, terminando com algumas recomendações para as suas utilizações futuras.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-25
2017-07-25T00:00:00Z
2020-03-10T13:19:20Z
2020-03-10T12:26:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/13568
url http://hdl.handle.net/10400.1/13568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2238-2925
cv-prod-1211598
10.34019/2238-2925.2017.v7.3160
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133284400103424