Visita guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/13568 |
Resumo: | Autenticidade constitui uma das palavras mais utilizadas e um dos temas mais discutidos na Sociologia do Turismo nas últimas quatro décadas. Tendo sofrido várias mudanças de sentido, o termo acompanhou a evolução dos estudos sobre turismo – desde a abordagem funcionalista à construtivista, culminando na viragem pós-moderna e fenomenológica. Ainda assim, a autenticidade enquanto conceito científico nem sempre se tem revelado suficientemente heurístico para suportar a investigação no plano empírico, mercê das influências filosóficas que o termo ainda carrega e que parecem continuar bem presentes mesmo hoje em dia, contribuindo para a sua indefinição. Este artigo faz uma análise crítica da extensa literatura que aborda o tema da autenticidade no turismo, desde as suas origens até ao presente, terminando com algumas recomendações para as suas utilizações futuras. |
id |
RCAP_c0ba7f135b47820ac1f30c6fe53ea83b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/13568 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Visita guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidadeGuided tour to the Antiquity's Factory : sociology, tourism And authenticitySociologia do turismoAutenticidadeAutenticidade encenadaAutenticidade emergenteAutenticidade existencialSociologia do turismoTurismoAutenticidade constitui uma das palavras mais utilizadas e um dos temas mais discutidos na Sociologia do Turismo nas últimas quatro décadas. Tendo sofrido várias mudanças de sentido, o termo acompanhou a evolução dos estudos sobre turismo – desde a abordagem funcionalista à construtivista, culminando na viragem pós-moderna e fenomenológica. Ainda assim, a autenticidade enquanto conceito científico nem sempre se tem revelado suficientemente heurístico para suportar a investigação no plano empírico, mercê das influências filosóficas que o termo ainda carrega e que parecem continuar bem presentes mesmo hoje em dia, contribuindo para a sua indefinição. Este artigo faz uma análise crítica da extensa literatura que aborda o tema da autenticidade no turismo, desde as suas origens até ao presente, terminando com algumas recomendações para as suas utilizações futuras.SapientiaMarques, João FilipeGuerreiro, Jorge Andre2020-03-10T13:19:20Z2017-07-252020-03-10T12:26:08Z2017-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/13568por2238-2925cv-prod-121159810.34019/2238-2925.2017.v7.3160info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:25:43Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/13568Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:04:43.629325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Visita guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidade Guided tour to the Antiquity's Factory : sociology, tourism And authenticity |
title |
Visita guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidade |
spellingShingle |
Visita guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidade Marques, João Filipe Sociologia do turismo Autenticidade Autenticidade encenada Autenticidade emergente Autenticidade existencial Sociologia do turismo Turismo |
title_short |
Visita guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidade |
title_full |
Visita guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidade |
title_fullStr |
Visita guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidade |
title_full_unstemmed |
Visita guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidade |
title_sort |
Visita guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidade |
author |
Marques, João Filipe |
author_facet |
Marques, João Filipe Guerreiro, Jorge Andre |
author_role |
author |
author2 |
Guerreiro, Jorge Andre |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, João Filipe Guerreiro, Jorge Andre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia do turismo Autenticidade Autenticidade encenada Autenticidade emergente Autenticidade existencial Sociologia do turismo Turismo |
topic |
Sociologia do turismo Autenticidade Autenticidade encenada Autenticidade emergente Autenticidade existencial Sociologia do turismo Turismo |
description |
Autenticidade constitui uma das palavras mais utilizadas e um dos temas mais discutidos na Sociologia do Turismo nas últimas quatro décadas. Tendo sofrido várias mudanças de sentido, o termo acompanhou a evolução dos estudos sobre turismo – desde a abordagem funcionalista à construtivista, culminando na viragem pós-moderna e fenomenológica. Ainda assim, a autenticidade enquanto conceito científico nem sempre se tem revelado suficientemente heurístico para suportar a investigação no plano empírico, mercê das influências filosóficas que o termo ainda carrega e que parecem continuar bem presentes mesmo hoje em dia, contribuindo para a sua indefinição. Este artigo faz uma análise crítica da extensa literatura que aborda o tema da autenticidade no turismo, desde as suas origens até ao presente, terminando com algumas recomendações para as suas utilizações futuras. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-25 2017-07-25T00:00:00Z 2020-03-10T13:19:20Z 2020-03-10T12:26:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/13568 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/13568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2238-2925 cv-prod-1211598 10.34019/2238-2925.2017.v7.3160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133284400103424 |