O que dizem as crianças e os jovens: visões sobre educação, inclusão e cuidado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Joana Pimentel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brás, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96443
https://doi.org/10.34624/id.v13i2.25095
Resumo: Este artigo resulta de uma investigação realizada no âmbito do IMAS II – Improving Assistance in Inclusive Educational Settings (2018-1-AT01-KA202-039302), financiado pelo programa Erasmus+. Este projeto centra-se na educação em contexto escolar de crianças/jovens com deficiência na Europa e tem como objetivo principal desenvolver e reforçar as competências dos assistentes operacionais. Nesse sentido, desenvolveram-se ferramentas como formações online e gratuitas para que estes profissionais adquiram mais conhecimento sobre deficiência e sobre os direitos das crianças. Concomitantemente, o IMAS II comprometeu-se a avaliar o impacto do projeto junto de crianças/jovens, familiares e assistentes operacionais. Quanto às crianças/jovens, essa avaliação concretizou-se através de uma investigação participativa. Aqui são apresentados os resultados da investigação participativa, analisando as visões sobre educação, inclusão e cuidado das crianças/jovens que nela participaram. Escutaram-se 23 crianças/jovens, com e sem deficiência, a frequentar o ensino regular, entre os 6 e os 17 anos de idade. Ouvi-las confirmou a importância e o conhecimento privilegiado dos assistentes operacionais no mundo educativo e revelou o impacto dos mecanismos institucionais na realidade destas crianças/jovens, mostrando a necessidade de pensar outros mecanismos para a sua inclusão plena no contexto escolar.
id RCAP_c0c8bbe795d3b17ce8788e3721b73d49
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96443
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O que dizem as crianças e os jovens: visões sobre educação, inclusão e cuidadoWhat children and young people say: views on education, inclusion and careInclusãoEscolaCriançasJovensMetodologia qualitativaInclusionSchoolChildrenYoung peopleQualitative researchInclusiónEnseñanzaNiñezJuventudAnálisis CualitativoEste artigo resulta de uma investigação realizada no âmbito do IMAS II – Improving Assistance in Inclusive Educational Settings (2018-1-AT01-KA202-039302), financiado pelo programa Erasmus+. Este projeto centra-se na educação em contexto escolar de crianças/jovens com deficiência na Europa e tem como objetivo principal desenvolver e reforçar as competências dos assistentes operacionais. Nesse sentido, desenvolveram-se ferramentas como formações online e gratuitas para que estes profissionais adquiram mais conhecimento sobre deficiência e sobre os direitos das crianças. Concomitantemente, o IMAS II comprometeu-se a avaliar o impacto do projeto junto de crianças/jovens, familiares e assistentes operacionais. Quanto às crianças/jovens, essa avaliação concretizou-se através de uma investigação participativa. Aqui são apresentados os resultados da investigação participativa, analisando as visões sobre educação, inclusão e cuidado das crianças/jovens que nela participaram. Escutaram-se 23 crianças/jovens, com e sem deficiência, a frequentar o ensino regular, entre os 6 e os 17 anos de idade. Ouvi-las confirmou a importância e o conhecimento privilegiado dos assistentes operacionais no mundo educativo e revelou o impacto dos mecanismos institucionais na realidade destas crianças/jovens, mostrando a necessidade de pensar outros mecanismos para a sua inclusão plena no contexto escolar.This article results from a research carried out under the IMAS II - Improving Assistance in Inclusive Educational Settings (2018-1-AT01-KA202-039302), financed by Erasmus+. This project focuses on school education for children and young people with disabilities in Europe and aims strengthen the skills of learning and support assistants (LSAs). Tools such as online and free training courses have been developed so that LSAs acquire more knowledge about disability and children’s rights. Simultaneously, IMAS II has committed its efforts to evaluate the impact of the project on children and young people, their relatives and LSAs. As for children and young people, this evaluation was carried out through a participatory research. Here are presented the results of the participatory research, analyzing the children and young people’s views on education, inclusion and care. We have heard 23 children and young people between the ages of 6 and 17, with and without disabilities, attending regular school. Listening to them confirmed the LSAs’ significance and privileged knowledge in the educational world. It also revealed the impact of institutional mechanisms on the reality of these children and young people, showing the need to think of further mechanisms for their full inclusion in the school context.Este artículo es el resultado de una investigación realizada en el marco del IMAS II - Mejora de la Asistencia en Entornos Educativos Inclusivos (2018-1-AT01-KA202-039302), financiado por Erasmus +. Este proyecto se centra en educación escolar para menores y jóvenes con discapacidad en Europa y tiene como objetivo fortalecer las habilidades de los asistentes de aprendizaje y apoyo. Se han desarrollado herramientas como cursos de formación gratuitos y en línea para que estos asistentes adquieran más conocimientos sobre la discapacidad y los derechos infantiles. Simultáneamente, IMAS II se comprometió a evaluar el impacto del proyecto en la niñez y la juventud, sus familiares y asistentes. En cuanto a los niños y jóvenes, esta evaluación se realizó a través de una investigación participativa. A continuación se presentan los resultados de esta investigación participativa, analizando las opiniones de los niños y jóvenes sobre educación, inclusión y cuidado. Hemos escuchado a 23 niños y jóvenes de entre 6 y 17 años, con y sin discapacidad, asistiendo a enseñanza general. Escucharlos confirmó la importancia y el conocimiento privilegiado de los asistentes operacionales en el mundo educativo. También reveló el impacto de los mecanismos institucionales en la realidad de estos niños y jóvenes, demostrando la necesidad de pensar en nuevos mecanismos para su plena inclusión en el contexto escolar.CIDTFF/UA2021-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/96443http://hdl.handle.net/10316/96443https://doi.org/10.34624/id.v13i2.25095por1647-3582https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/25095Alves, Joana PimentelBrás, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:54:02Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:42.006951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O que dizem as crianças e os jovens: visões sobre educação, inclusão e cuidado
What children and young people say: views on education, inclusion and care
title O que dizem as crianças e os jovens: visões sobre educação, inclusão e cuidado
spellingShingle O que dizem as crianças e os jovens: visões sobre educação, inclusão e cuidado
Alves, Joana Pimentel
Inclusão
Escola
Crianças
Jovens
Metodologia qualitativa
Inclusion
School
Children
Young people
Qualitative research
Inclusión
Enseñanza
Niñez
Juventud
Análisis Cualitativo
title_short O que dizem as crianças e os jovens: visões sobre educação, inclusão e cuidado
title_full O que dizem as crianças e os jovens: visões sobre educação, inclusão e cuidado
title_fullStr O que dizem as crianças e os jovens: visões sobre educação, inclusão e cuidado
title_full_unstemmed O que dizem as crianças e os jovens: visões sobre educação, inclusão e cuidado
title_sort O que dizem as crianças e os jovens: visões sobre educação, inclusão e cuidado
author Alves, Joana Pimentel
author_facet Alves, Joana Pimentel
Brás, Ana
author_role author
author2 Brás, Ana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Joana Pimentel
Brás, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Escola
Crianças
Jovens
Metodologia qualitativa
Inclusion
School
Children
Young people
Qualitative research
Inclusión
Enseñanza
Niñez
Juventud
Análisis Cualitativo
topic Inclusão
Escola
Crianças
Jovens
Metodologia qualitativa
Inclusion
School
Children
Young people
Qualitative research
Inclusión
Enseñanza
Niñez
Juventud
Análisis Cualitativo
description Este artigo resulta de uma investigação realizada no âmbito do IMAS II – Improving Assistance in Inclusive Educational Settings (2018-1-AT01-KA202-039302), financiado pelo programa Erasmus+. Este projeto centra-se na educação em contexto escolar de crianças/jovens com deficiência na Europa e tem como objetivo principal desenvolver e reforçar as competências dos assistentes operacionais. Nesse sentido, desenvolveram-se ferramentas como formações online e gratuitas para que estes profissionais adquiram mais conhecimento sobre deficiência e sobre os direitos das crianças. Concomitantemente, o IMAS II comprometeu-se a avaliar o impacto do projeto junto de crianças/jovens, familiares e assistentes operacionais. Quanto às crianças/jovens, essa avaliação concretizou-se através de uma investigação participativa. Aqui são apresentados os resultados da investigação participativa, analisando as visões sobre educação, inclusão e cuidado das crianças/jovens que nela participaram. Escutaram-se 23 crianças/jovens, com e sem deficiência, a frequentar o ensino regular, entre os 6 e os 17 anos de idade. Ouvi-las confirmou a importância e o conhecimento privilegiado dos assistentes operacionais no mundo educativo e revelou o impacto dos mecanismos institucionais na realidade destas crianças/jovens, mostrando a necessidade de pensar outros mecanismos para a sua inclusão plena no contexto escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96443
http://hdl.handle.net/10316/96443
https://doi.org/10.34624/id.v13i2.25095
url http://hdl.handle.net/10316/96443
https://doi.org/10.34624/id.v13i2.25095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3582
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/25095
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CIDTFF/UA
publisher.none.fl_str_mv CIDTFF/UA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134045065445376