Serious Games For An Active Ageing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marçal, Pedro Miguel Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/106049
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_c0dda1002126f008b7bd538bc759a292
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/106049
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Serious Games For An Active AgeingJogos Sérios Para Um Envelhecimento AtivoJogos SériosRealidade VirtualReabilitação Pós-AVCEstimulação CognitivaEnvelhecimento AtivoSerious GamesVirtual RealityPost-Stroke RehabilitationCognitive StimulationActive AgeingDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaO processo de envelhecimento geralmente enaltece várias fraquezas, tanto física como mentalmente. Diz-se geralmente que o que a natureza dá, a natureza retira. Com este pensamento presente e querendo retardar o enfraquecimento natural no processo de envelhecimento, as pessoas devem estimular as suas capacidades.Para manter estas capacidades ativas, é essencial continuar a fornecer formas envolventes e desafiantes de realizar atividades, mantendo a mente e o corpo desafiados.Tendo como objetivo aumentar a motivação e manter as pessoas comprometidas com os processos de reabilitação e mentalmente ativos, a Realidade Virtual e os Jogos Sérios são ferramentas úteis para atingir o objetivo desejado. Ao criar um jogo imersivo, é possível transportar a pessoa para um local onde se sinta capaz de realizar exercícios ou tarefas integradas em protocolos de reabilitação e ter sucesso sem se queixar da dor ou da sensação frustrante de não ver progressos num curto espaço de tempo. Para além da componente da reabilitação, a solução desenvolvida foi desenhada para que o utilizador possa desfrutar e sentir-se motivado a voltar a utilizá-la, criando um compromisso para com a reabilitação ao promover uma sensação de entretenimento e felicidade junto do mesmo. Estes tópicos demonstraram-se bastante significativos para processo de recuperação do utilizador.Nos questionários sobre a experiência de utilização, com 8 participantes, foram reportados resultados satisfatórios em todos os parâmetros de avaliação. Especialmente revelou-se que a aplicação era atrativa e estimulante durante a sua utilização.The aging process usually enhances several fragilities, both physically and mentally. It is commonly said that what nature gives, nature takes back. With that statement in mind, to retard the natural weakening from the ageing process, people must practice their capabilities.To maintain these capabilities active, it's essential to keep providing engaging and challenging ways of performing activities, keeping the mind and body defied. If a person feels good doing one task it is possible to see him/her willing to repeat that same task and perform it better than previously.Aiming to increase motivation and keep people committed to the rehabilitation processes and mentally active, Virtual Reality (VR) and Serious Games (SGs) are helpful tools to reach the desired goal. By creating an immersive game, it is possible to transport the person to a place where he/she feels capable of performing exercises or tasks integrated into rehabilitation protocols and succeed without complaining about pain or the frustrating feeling of not seeing progress in a short time.Further than the rehabilitation part, the developed solution has been designed for the user to enjoy and feel motivated to return to use it, creating engagement by bringing a sense of entertainment and happiness to the user. These topics have demonstrated to be quite significant in the user recovery process.User experience questionnaires, with 8 participants, reported satisfying results in all scales, specially revealing the application felt attractive and stimulating while using.2023-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/106049http://hdl.handle.net/10316/106049TID:203249992engMarçal, Pedro Miguel Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-17T21:33:17Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/106049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:22:30.560364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Serious Games For An Active Ageing
Jogos Sérios Para Um Envelhecimento Ativo
title Serious Games For An Active Ageing
spellingShingle Serious Games For An Active Ageing
Marçal, Pedro Miguel Silva
Jogos Sérios
Realidade Virtual
Reabilitação Pós-AVC
Estimulação Cognitiva
Envelhecimento Ativo
Serious Games
Virtual Reality
Post-Stroke Rehabilitation
Cognitive Stimulation
Active Ageing
title_short Serious Games For An Active Ageing
title_full Serious Games For An Active Ageing
title_fullStr Serious Games For An Active Ageing
title_full_unstemmed Serious Games For An Active Ageing
title_sort Serious Games For An Active Ageing
author Marçal, Pedro Miguel Silva
author_facet Marçal, Pedro Miguel Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marçal, Pedro Miguel Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos Sérios
Realidade Virtual
Reabilitação Pós-AVC
Estimulação Cognitiva
Envelhecimento Ativo
Serious Games
Virtual Reality
Post-Stroke Rehabilitation
Cognitive Stimulation
Active Ageing
topic Jogos Sérios
Realidade Virtual
Reabilitação Pós-AVC
Estimulação Cognitiva
Envelhecimento Ativo
Serious Games
Virtual Reality
Post-Stroke Rehabilitation
Cognitive Stimulation
Active Ageing
description Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/106049
http://hdl.handle.net/10316/106049
TID:203249992
url http://hdl.handle.net/10316/106049
identifier_str_mv TID:203249992
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134114402533376