Saúde e ambiente nos trilhos do cuidado: Concepções e conexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Crystiane Ribas Batista
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Saboia, Vera Maria, Berardinelli, Lina Márcia Miguéis, Moniz, Marcela de Abreu, Pereira, Eliane Ramos, Luquez, Tatiane Marinz de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.82-92
Resumo: Introdução: Utilizando-se o conceito ampliado de saúde, a determinação do ambiente sobre ela e o cuidado como condutor da relação entre ambos, importa analisar concepções sobre ambiente e saúde de estudantes de uma escola pública no entorno de uma comunidade pesqueira exposta ao incremento da degradação ambiental, visando à promoção de práticas educativas em saúde por enfermeiros. Objetivo: Analisar a relação entre ambiente e saúde na visão de estudantes, tendo em vista a tridimensionalidade do cuidado, fundamentada em Leonardo Boff. Métodos: Estudo qualitativo, com abordagem participativa, do tipo estudo de caso. Participaram do estudo 24 estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Como técnica de produção de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. Para análise dos dados optou-se pela Análise de Conteúdo de Bardin com auxílio do software Atlas.ti. Resultados: Emergiram duas categorias de análise - Ambiente: concepções dos estudantes; e Ambiente que gera saúde e ambiente que gera doença. Conclusões: Questões ambientais não se esgotam na preservação e conservação da natureza. Promover reorientações nas questões socioambientais e de saúde suscitam um outro perfil do enfermeiro educador, comprometido não apenas com o cuidado do ser humano, mas com a transformação da relação homem/ambiente a partir do cuidado tridimensional.
id RCAP_c0e0a2f80887d78f568c5f54a4ea366e
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/148
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Saúde e ambiente nos trilhos do cuidado: Concepções e conexõesHealth and the environment on the trails of care: Conceptions and connectionsEducação em Saúde; Educação Ambiental; Poluição Ambiental; Ensino Fundamental e Médio; Enfermagem.Health Education; Environmental Education; Environment Pollution; Elementary and High School; Nursing.Introdução: Utilizando-se o conceito ampliado de saúde, a determinação do ambiente sobre ela e o cuidado como condutor da relação entre ambos, importa analisar concepções sobre ambiente e saúde de estudantes de uma escola pública no entorno de uma comunidade pesqueira exposta ao incremento da degradação ambiental, visando à promoção de práticas educativas em saúde por enfermeiros. Objetivo: Analisar a relação entre ambiente e saúde na visão de estudantes, tendo em vista a tridimensionalidade do cuidado, fundamentada em Leonardo Boff. Métodos: Estudo qualitativo, com abordagem participativa, do tipo estudo de caso. Participaram do estudo 24 estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Como técnica de produção de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. Para análise dos dados optou-se pela Análise de Conteúdo de Bardin com auxílio do software Atlas.ti. Resultados: Emergiram duas categorias de análise - Ambiente: concepções dos estudantes; e Ambiente que gera saúde e ambiente que gera doença. Conclusões: Questões ambientais não se esgotam na preservação e conservação da natureza. Promover reorientações nas questões socioambientais e de saúde suscitam um outro perfil do enfermeiro educador, comprometido não apenas com o cuidado do ser humano, mas com a transformação da relação homem/ambiente a partir do cuidado tridimensional.Introduction: Using the expanded concept of health, the determination of the environment over it and care as the driver of the relationship between them, it is important to analyse conceptions about the environment and health of students at a public school in the vicinity of a fishing community exposed to the increase of environmental degradation , aiming at the promotion of educational health practices by nurses. Objectives: To analyse the relationship between environment and health in the view of students, in view of the three-dimensionality of care, based on Leonardo Boff. Methods: Qualitative study, with a participatory approach, of the case study type. 24 students from the 6th year of elementary school participated in the study. As a data production technique, semi-structured interviews were used. For data analysis, Bardin Content Analysis was chosen with the aid of the Atlas.ti software. Results: Two categories of analysis emerged - Environment: students' conceptions; and Environment that generates health and environment that generates disease. Conclusions: Environmental issues are not limited to the preservation and conservation of nature. Promoting reorientations in socioenvironmental and health issues raise another profile of nurse educators, committed not only to the care of human beings, but with the transformation of the human / environment relationship based on three-dimensional care.Ludomedia2020-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.82-92https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.82-92New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 82-92New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 82-92New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 82-922184-777010.36367/ntqr.3.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/148https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/148/146Ribeiro, Crystiane Ribas BatistaSaboia, Vera MariaBerardinelli, Lina Márcia MiguéisMoniz, Marcela de AbreuPereira, Eliane RamosLuquez, Tatiane Marinz de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:25Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:59.546580Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Saúde e ambiente nos trilhos do cuidado: Concepções e conexões
Health and the environment on the trails of care: Conceptions and connections
title Saúde e ambiente nos trilhos do cuidado: Concepções e conexões
spellingShingle Saúde e ambiente nos trilhos do cuidado: Concepções e conexões
Ribeiro, Crystiane Ribas Batista
Educação em Saúde; Educação Ambiental; Poluição Ambiental; Ensino Fundamental e Médio; Enfermagem.
Health Education; Environmental Education; Environment Pollution; Elementary and High School; Nursing.
title_short Saúde e ambiente nos trilhos do cuidado: Concepções e conexões
title_full Saúde e ambiente nos trilhos do cuidado: Concepções e conexões
title_fullStr Saúde e ambiente nos trilhos do cuidado: Concepções e conexões
title_full_unstemmed Saúde e ambiente nos trilhos do cuidado: Concepções e conexões
title_sort Saúde e ambiente nos trilhos do cuidado: Concepções e conexões
author Ribeiro, Crystiane Ribas Batista
author_facet Ribeiro, Crystiane Ribas Batista
Saboia, Vera Maria
Berardinelli, Lina Márcia Miguéis
Moniz, Marcela de Abreu
Pereira, Eliane Ramos
Luquez, Tatiane Marinz de Souza
author_role author
author2 Saboia, Vera Maria
Berardinelli, Lina Márcia Miguéis
Moniz, Marcela de Abreu
Pereira, Eliane Ramos
Luquez, Tatiane Marinz de Souza
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Crystiane Ribas Batista
Saboia, Vera Maria
Berardinelli, Lina Márcia Miguéis
Moniz, Marcela de Abreu
Pereira, Eliane Ramos
Luquez, Tatiane Marinz de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde; Educação Ambiental; Poluição Ambiental; Ensino Fundamental e Médio; Enfermagem.
Health Education; Environmental Education; Environment Pollution; Elementary and High School; Nursing.
topic Educação em Saúde; Educação Ambiental; Poluição Ambiental; Ensino Fundamental e Médio; Enfermagem.
Health Education; Environmental Education; Environment Pollution; Elementary and High School; Nursing.
description Introdução: Utilizando-se o conceito ampliado de saúde, a determinação do ambiente sobre ela e o cuidado como condutor da relação entre ambos, importa analisar concepções sobre ambiente e saúde de estudantes de uma escola pública no entorno de uma comunidade pesqueira exposta ao incremento da degradação ambiental, visando à promoção de práticas educativas em saúde por enfermeiros. Objetivo: Analisar a relação entre ambiente e saúde na visão de estudantes, tendo em vista a tridimensionalidade do cuidado, fundamentada em Leonardo Boff. Métodos: Estudo qualitativo, com abordagem participativa, do tipo estudo de caso. Participaram do estudo 24 estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Como técnica de produção de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. Para análise dos dados optou-se pela Análise de Conteúdo de Bardin com auxílio do software Atlas.ti. Resultados: Emergiram duas categorias de análise - Ambiente: concepções dos estudantes; e Ambiente que gera saúde e ambiente que gera doença. Conclusões: Questões ambientais não se esgotam na preservação e conservação da natureza. Promover reorientações nas questões socioambientais e de saúde suscitam um outro perfil do enfermeiro educador, comprometido não apenas com o cuidado do ser humano, mas com a transformação da relação homem/ambiente a partir do cuidado tridimensional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.82-92
https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.82-92
url https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.82-92
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/148
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/148/146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 82-92
New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 82-92
New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 82-92
2184-7770
10.36367/ntqr.3.2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130347056660480