Saúde e ambiente nos trilhos do cuidado: Concepções e conexões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.82-92 |
Resumo: | Introdução: Utilizando-se o conceito ampliado de saúde, a determinação do ambiente sobre ela e o cuidado como condutor da relação entre ambos, importa analisar concepções sobre ambiente e saúde de estudantes de uma escola pública no entorno de uma comunidade pesqueira exposta ao incremento da degradação ambiental, visando à promoção de práticas educativas em saúde por enfermeiros. Objetivo: Analisar a relação entre ambiente e saúde na visão de estudantes, tendo em vista a tridimensionalidade do cuidado, fundamentada em Leonardo Boff. Métodos: Estudo qualitativo, com abordagem participativa, do tipo estudo de caso. Participaram do estudo 24 estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Como técnica de produção de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. Para análise dos dados optou-se pela Análise de Conteúdo de Bardin com auxílio do software Atlas.ti. Resultados: Emergiram duas categorias de análise - Ambiente: concepções dos estudantes; e Ambiente que gera saúde e ambiente que gera doença. Conclusões: Questões ambientais não se esgotam na preservação e conservação da natureza. Promover reorientações nas questões socioambientais e de saúde suscitam um outro perfil do enfermeiro educador, comprometido não apenas com o cuidado do ser humano, mas com a transformação da relação homem/ambiente a partir do cuidado tridimensional. |
id |
RCAP_c0e0a2f80887d78f568c5f54a4ea366e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/148 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Saúde e ambiente nos trilhos do cuidado: Concepções e conexõesHealth and the environment on the trails of care: Conceptions and connectionsEducação em Saúde; Educação Ambiental; Poluição Ambiental; Ensino Fundamental e Médio; Enfermagem.Health Education; Environmental Education; Environment Pollution; Elementary and High School; Nursing.Introdução: Utilizando-se o conceito ampliado de saúde, a determinação do ambiente sobre ela e o cuidado como condutor da relação entre ambos, importa analisar concepções sobre ambiente e saúde de estudantes de uma escola pública no entorno de uma comunidade pesqueira exposta ao incremento da degradação ambiental, visando à promoção de práticas educativas em saúde por enfermeiros. Objetivo: Analisar a relação entre ambiente e saúde na visão de estudantes, tendo em vista a tridimensionalidade do cuidado, fundamentada em Leonardo Boff. Métodos: Estudo qualitativo, com abordagem participativa, do tipo estudo de caso. Participaram do estudo 24 estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Como técnica de produção de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. Para análise dos dados optou-se pela Análise de Conteúdo de Bardin com auxílio do software Atlas.ti. Resultados: Emergiram duas categorias de análise - Ambiente: concepções dos estudantes; e Ambiente que gera saúde e ambiente que gera doença. Conclusões: Questões ambientais não se esgotam na preservação e conservação da natureza. Promover reorientações nas questões socioambientais e de saúde suscitam um outro perfil do enfermeiro educador, comprometido não apenas com o cuidado do ser humano, mas com a transformação da relação homem/ambiente a partir do cuidado tridimensional.Introduction: Using the expanded concept of health, the determination of the environment over it and care as the driver of the relationship between them, it is important to analyse conceptions about the environment and health of students at a public school in the vicinity of a fishing community exposed to the increase of environmental degradation , aiming at the promotion of educational health practices by nurses. Objectives: To analyse the relationship between environment and health in the view of students, in view of the three-dimensionality of care, based on Leonardo Boff. Methods: Qualitative study, with a participatory approach, of the case study type. 24 students from the 6th year of elementary school participated in the study. As a data production technique, semi-structured interviews were used. For data analysis, Bardin Content Analysis was chosen with the aid of the Atlas.ti software. Results: Two categories of analysis emerged - Environment: students' conceptions; and Environment that generates health and environment that generates disease. Conclusions: Environmental issues are not limited to the preservation and conservation of nature. Promoting reorientations in socioenvironmental and health issues raise another profile of nurse educators, committed not only to the care of human beings, but with the transformation of the human / environment relationship based on three-dimensional care.Ludomedia2020-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.82-92https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.82-92New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 82-92New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 82-92New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 82-922184-777010.36367/ntqr.3.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/148https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/148/146Ribeiro, Crystiane Ribas BatistaSaboia, Vera MariaBerardinelli, Lina Márcia MiguéisMoniz, Marcela de AbreuPereira, Eliane RamosLuquez, Tatiane Marinz de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:25Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:59.546580Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saúde e ambiente nos trilhos do cuidado: Concepções e conexões Health and the environment on the trails of care: Conceptions and connections |
title |
Saúde e ambiente nos trilhos do cuidado: Concepções e conexões |
spellingShingle |
Saúde e ambiente nos trilhos do cuidado: Concepções e conexões Ribeiro, Crystiane Ribas Batista Educação em Saúde; Educação Ambiental; Poluição Ambiental; Ensino Fundamental e Médio; Enfermagem. Health Education; Environmental Education; Environment Pollution; Elementary and High School; Nursing. |
title_short |
Saúde e ambiente nos trilhos do cuidado: Concepções e conexões |
title_full |
Saúde e ambiente nos trilhos do cuidado: Concepções e conexões |
title_fullStr |
Saúde e ambiente nos trilhos do cuidado: Concepções e conexões |
title_full_unstemmed |
Saúde e ambiente nos trilhos do cuidado: Concepções e conexões |
title_sort |
Saúde e ambiente nos trilhos do cuidado: Concepções e conexões |
author |
Ribeiro, Crystiane Ribas Batista |
author_facet |
Ribeiro, Crystiane Ribas Batista Saboia, Vera Maria Berardinelli, Lina Márcia Miguéis Moniz, Marcela de Abreu Pereira, Eliane Ramos Luquez, Tatiane Marinz de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Saboia, Vera Maria Berardinelli, Lina Márcia Miguéis Moniz, Marcela de Abreu Pereira, Eliane Ramos Luquez, Tatiane Marinz de Souza |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Crystiane Ribas Batista Saboia, Vera Maria Berardinelli, Lina Márcia Miguéis Moniz, Marcela de Abreu Pereira, Eliane Ramos Luquez, Tatiane Marinz de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Saúde; Educação Ambiental; Poluição Ambiental; Ensino Fundamental e Médio; Enfermagem. Health Education; Environmental Education; Environment Pollution; Elementary and High School; Nursing. |
topic |
Educação em Saúde; Educação Ambiental; Poluição Ambiental; Ensino Fundamental e Médio; Enfermagem. Health Education; Environmental Education; Environment Pollution; Elementary and High School; Nursing. |
description |
Introdução: Utilizando-se o conceito ampliado de saúde, a determinação do ambiente sobre ela e o cuidado como condutor da relação entre ambos, importa analisar concepções sobre ambiente e saúde de estudantes de uma escola pública no entorno de uma comunidade pesqueira exposta ao incremento da degradação ambiental, visando à promoção de práticas educativas em saúde por enfermeiros. Objetivo: Analisar a relação entre ambiente e saúde na visão de estudantes, tendo em vista a tridimensionalidade do cuidado, fundamentada em Leonardo Boff. Métodos: Estudo qualitativo, com abordagem participativa, do tipo estudo de caso. Participaram do estudo 24 estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Como técnica de produção de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. Para análise dos dados optou-se pela Análise de Conteúdo de Bardin com auxílio do software Atlas.ti. Resultados: Emergiram duas categorias de análise - Ambiente: concepções dos estudantes; e Ambiente que gera saúde e ambiente que gera doença. Conclusões: Questões ambientais não se esgotam na preservação e conservação da natureza. Promover reorientações nas questões socioambientais e de saúde suscitam um outro perfil do enfermeiro educador, comprometido não apenas com o cuidado do ser humano, mas com a transformação da relação homem/ambiente a partir do cuidado tridimensional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.82-92 https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.82-92 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.82-92 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/148 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/148/146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 82-92 New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 82-92 New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 82-92 2184-7770 10.36367/ntqr.3.2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130347056660480 |