Cuidado tridimensional (eu, tu, nosso ambiente) na educação básica: para um reencantamento do mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Crystiane Ribas Batista
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16767
Resumo: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com abordagem participativa, do tipo pesquisa-ação sobre a relação entre ambiente e saúde na visão de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública do entorno de uma comunidade pesqueira, sob a ótica do cuidado tridimensional. Há uma comunidade pesqueira no município de São Gonçalo-RJ, que tem sido potencialmente afetada pelo incremento da degradação ambiental das últimas décadas. Os estudantes que nascem e crescem no local, desenvolvem-se em um contexto sócio-histórico-cultural peculiar atrelado ao declínio e desvalorização da pesca artesanal das últimas décadas e à degradação ambiental. O enfermeiro, ao inserir-se no contexto escolar como educador em saúde, deve estar apto a compreender a influência do ambiente sobre as condições de saúde. Pensando na educação ambiental crítica pautada em conceitos de Paulo Freire e na tríade cuidado de si, cuidado do outro e cuidado ambiental fundamentada em Leonardo Boff, entende-se a importância da articulação homem/ambiente/saúde para despertar nos envolvidos a noção de pertencimento e apreender que qualquer alteração no ambiente repercute na saúde da população. A pesquisa traz como objetivo geral desenvolver práticas educativas em saúde com estudantes do ensino fundamental de uma escola pública localizada no entorno de uma comunidade pesqueira, a partir de suas concepções sobre ambiente e saúde, fundamentadas na teoria do cuidado tridimensional. Os objetivos específicos foram caracterizar o entorno do cenário pretendido quanto às condições socioambientais e de riscos à saúde; analisar a relação entre ambiente e saúde na visão de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública do entorno de uma comunidade pesqueira; discutir o cuidado tridimensional como base fundamental para a educação ambiental crítica. Participaram do estudo 24 estudantes pertencentes inicialmente ao 6º ano do ensino fundamental. A pesquisa foi delineada conforme as cinco etapas da abordagem temática freireana. Como técnica de produção de dados foram utilizados: entrevista semi-estruturada, desenho, observação e círculo de cultura por meio de oficinas. Para análise e interpretação dos dados optou-se pela Análise de Conteúdo do tipo temática proposta por Bardin (2010), implementada com o auxílio do software Atlas ti. A partir da análise das entrevistas duas categorias foram formadas: Ambiente e ação humana: homem como agente transformador; Ambiente que gera vida e Ambiente que gera doença. A discussão do cuidado tridimensional permitiu a imersão no cuidado como essência humana, tendo em vista a educação ambiental crítica que direciona o indivíduo para não apenas “um fazer” ambiental, mas “um ser” socioambiental a partir da práxis do cuidado. As fases da Abordagem Temática Freireana direcionaram a execução das práticas educativas em saúde de forma positiva, podendo ser reproduzida em outros cenários de inserção de enfermeiros no PSE. As questões ambientais não se esgotam na preservação e conservação da natureza, compreender as modificações na concepção de saúde e as questões socioambientais a ela relacionadas suscitam um outro perfil do profissional enfermeiro e do educador comprometido não apenas com o cuidado humano, mas com a transformação da relação homem/ambiente, por meio de práticas educativas em saúde que alcancem o cuidado a nível planetário
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Os estudantes que nascem e crescem no local, desenvolvem-se em um contexto sócio-histórico-cultural peculiar atrelado ao declínio e desvalorização da pesca artesanal das últimas décadas e à degradação ambiental. O enfermeiro, ao inserir-se no contexto escolar como educador em saúde, deve estar apto a compreender a influência do ambiente sobre as condições de saúde. Pensando na educação ambiental crítica pautada em conceitos de Paulo Freire e na tríade cuidado de si, cuidado do outro e cuidado ambiental fundamentada em Leonardo Boff, entende-se a importância da articulação homem/ambiente/saúde para despertar nos envolvidos a noção de pertencimento e apreender que qualquer alteração no ambiente repercute na saúde da população. A pesquisa traz como objetivo geral desenvolver práticas educativas em saúde com estudantes do ensino fundamental de uma escola pública localizada no entorno de uma comunidade pesqueira, a partir de suas concepções sobre ambiente e saúde, fundamentadas na teoria do cuidado tridimensional. Os objetivos específicos foram caracterizar o entorno do cenário pretendido quanto às condições socioambientais e de riscos à saúde; analisar a relação entre ambiente e saúde na visão de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública do entorno de uma comunidade pesqueira; discutir o cuidado tridimensional como base fundamental para a educação ambiental crítica. Participaram do estudo 24 estudantes pertencentes inicialmente ao 6º ano do ensino fundamental. A pesquisa foi delineada conforme as cinco etapas da abordagem temática freireana. Como técnica de produção de dados foram utilizados: entrevista semi-estruturada, desenho, observação e círculo de cultura por meio de oficinas. Para análise e interpretação dos dados optou-se pela Análise de Conteúdo do tipo temática proposta por Bardin (2010), implementada com o auxílio do software Atlas ti. A partir da análise das entrevistas duas categorias foram formadas: Ambiente e ação humana: homem como agente transformador; Ambiente que gera vida e Ambiente que gera doença. A discussão do cuidado tridimensional permitiu a imersão no cuidado como essência humana, tendo em vista a educação ambiental crítica que direciona o indivíduo para não apenas “um fazer” ambiental, mas “um ser” socioambiental a partir da práxis do cuidado. As fases da Abordagem Temática Freireana direcionaram a execução das práticas educativas em saúde de forma positiva, podendo ser reproduzida em outros cenários de inserção de enfermeiros no PSE. As questões ambientais não se esgotam na preservação e conservação da natureza, compreender as modificações na concepção de saúde e as questões socioambientais a ela relacionadas suscitam um outro perfil do profissional enfermeiro e do educador comprometido não apenas com o cuidado humano, mas com a transformação da relação homem/ambiente, por meio de práticas educativas em saúde que alcancem o cuidado a nível planetárioThis is a qualitative study with a participatory approach, action research type on the relationship between environment and health in the view of elementary school students from a public school around a fishing community, from the perspective of three-dimensional care. There is a fishing community in the municipality of São Gonçalo-RJ, which has been potentially affected by the increase in environmental degradation of the last decades. Students born and raised in the area develop in a peculiar socio-historical-cultural context linked to the decline and devaluation of artisanal fishing in recent decades and environmental degradation. The nurse, when entering the school context as a health educator, must be able to understand the influence of the environment on health conditions. Thinking about the critical environmental education based on Paulo Freire's concepts and the triad self-care, caring for the other and environmental care based on Leonardo Boff, we understand the importance of the man / environment / health articulation to awaken in us the notion of belonging and understand that any change in the environment impacts on the health of the population. The research aims to develop health education practices with elementary school students from a public school located around a fishing community, based on their conceptions of environment and health, based on the theory of three-dimensional care. The specific objectives were to characterize the surroundings of the intended scenario regarding socioenvironmental conditions and health risks; to analyze the relationship between environment and health in the view of elementary students of a public school around a fishing community; discuss three-dimensional care as a fundamental basis for critical environmental education. Twenty-four students from the 6th grade of elementary school participated in the study. The research was designed according to the five steps of the Freire's thematic approach. As data production technique were used: semi-structured interview, drawing, observation and culture circle through workshops. For data analysis and interpretation, we chose the thematic content analysis proposed by Bardin (2010), implemented with the aid of Atlas ti software. From the analysis of the interviews two categories were formed: Environment and human action: man as a transforming agent; Environment that generates life and Environment that generates disease. The discussion of three-dimensional care allowed immersion in care as a human essence, in view of the critical environmental education that directs the individual to not only environmental "doing", but "socioenvironmental" being from the praxis of care. The phases of the Freirean Thematic Approach directed the implementation of health education practices in a positive way and can be reproduced in other scenarios of insertion of nurses in the PSE. Environmental issues are not limited to the preservation and conservation of nature, understanding the changes in the conception of health and related social and environmental issues raise another profile of the professional nurse and educator committed not only to human care, but to the transformation of health. relationship between man and environment, through health educational practices that reach care at the planetary level197f.Sabóia, Vera MariaBerardinelli, Lina Márcia MiguéisPereira, Eliane RamosBaldissera, Vanessa Denardi AntoniassiTeixeira, Enéas Rangelhttp://lattes.cnpq.br/2291868113246043http://lattes.cnpq.br/2886146961212444http://lattes.cnpq.br/8533122014011090http://lattes.cnpq.br/5088894307129020http://lattes.cnpq.br/5811597064340294http://lattes.cnpq.br/2282552925139090Ribeiro, Crystiane Ribas Batista2021-01-26T21:44:55Z2021-01-26T21:44:55Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRIBEIRO, Crystiane Ribas Batista. 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