Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: estudo prospetivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inácio, Ana
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Príncipe, Pedro, Vargues, Margarida, Guerreiro, Dália, Nunes, Isabel, Pinto, Maria, Cunha, Thiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48798/congressobad.2988
Resumo: O projeto Indicadores BES visa a aplicação de indicadores estatísticos comuns às Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal com o objetivo específico de descrever quantitativamente as atividades, equipamentos, serviços, recursos e produtos das Bibliotecas, relatando a realidade nas Bibliotecas de Ensino Superior portuguesas. Este trabalho pretende apresentar os desenvolvimentos na implementação do projeto com foco na análise crítica da nova fase de realização pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência estudando de forma prospetiva o que a comunidade de profissionais observa sobre a iniciativa. O Grupo de Trabalho de Bibliotecas do Ensino Superior da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação propôs-se sistematizar essas observações e obter dados para validar análises e orientações, a utilizar no seguimento do projeto. Os resultados permitem comprovar que - de uma forma geral - o projeto teve impacto nas metodologias de recolha de dados estatísticos e também na informação de suporte à gestão e à tomada de decisão. Infere-se igualmente que todos os participantes no estudo consideram a participação no projeto como de grande relevância para as suas bibliotecas e que os desenvolvimentos futuros do mesmo resultarão em benefícios vários para os serviços, as instituições e as Bibliotecas do Ensino Superior em Portugal.
id RCAP_c0f846b898d5336f85eb72d6a07cd419
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/2988
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: estudo prospetivoBibliotecas de Ensino SuperiorIndicadores estatísticosAvaliação de impactoO projeto Indicadores BES visa a aplicação de indicadores estatísticos comuns às Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal com o objetivo específico de descrever quantitativamente as atividades, equipamentos, serviços, recursos e produtos das Bibliotecas, relatando a realidade nas Bibliotecas de Ensino Superior portuguesas. Este trabalho pretende apresentar os desenvolvimentos na implementação do projeto com foco na análise crítica da nova fase de realização pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência estudando de forma prospetiva o que a comunidade de profissionais observa sobre a iniciativa. O Grupo de Trabalho de Bibliotecas do Ensino Superior da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação propôs-se sistematizar essas observações e obter dados para validar análises e orientações, a utilizar no seguimento do projeto. Os resultados permitem comprovar que - de uma forma geral - o projeto teve impacto nas metodologias de recolha de dados estatísticos e também na informação de suporte à gestão e à tomada de decisão. Infere-se igualmente que todos os participantes no estudo consideram a participação no projeto como de grande relevância para as suas bibliotecas e que os desenvolvimentos futuros do mesmo resultarão em benefícios vários para os serviços, as instituições e as Bibliotecas do Ensino Superior em Portugal.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2023-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.48798/congressobad.2988https://doi.org/10.48798/congressobad.2988Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 14 (2023): Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hojereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2988https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2988/2674Direitos de Autor (c) 2023 Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistasinfo:eu-repo/semantics/openAccessInácio, AnaPríncipe, PedroVargues, MargaridaGuerreiro, DáliaNunes, IsabelPinto, MariaCunha, Thiago2023-05-04T09:46:35Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/2988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:49.348948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: estudo prospetivo
title Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: estudo prospetivo
spellingShingle Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: estudo prospetivo
Inácio, Ana
Bibliotecas de Ensino Superior
Indicadores estatísticos
Avaliação de impacto
title_short Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: estudo prospetivo
title_full Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: estudo prospetivo
title_fullStr Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: estudo prospetivo
title_full_unstemmed Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: estudo prospetivo
title_sort Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: estudo prospetivo
author Inácio, Ana
author_facet Inácio, Ana
Príncipe, Pedro
Vargues, Margarida
Guerreiro, Dália
Nunes, Isabel
Pinto, Maria
Cunha, Thiago
author_role author
author2 Príncipe, Pedro
Vargues, Margarida
Guerreiro, Dália
Nunes, Isabel
Pinto, Maria
Cunha, Thiago
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Inácio, Ana
Príncipe, Pedro
Vargues, Margarida
Guerreiro, Dália
Nunes, Isabel
Pinto, Maria
Cunha, Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas de Ensino Superior
Indicadores estatísticos
Avaliação de impacto
topic Bibliotecas de Ensino Superior
Indicadores estatísticos
Avaliação de impacto
description O projeto Indicadores BES visa a aplicação de indicadores estatísticos comuns às Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal com o objetivo específico de descrever quantitativamente as atividades, equipamentos, serviços, recursos e produtos das Bibliotecas, relatando a realidade nas Bibliotecas de Ensino Superior portuguesas. Este trabalho pretende apresentar os desenvolvimentos na implementação do projeto com foco na análise crítica da nova fase de realização pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência estudando de forma prospetiva o que a comunidade de profissionais observa sobre a iniciativa. O Grupo de Trabalho de Bibliotecas do Ensino Superior da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação propôs-se sistematizar essas observações e obter dados para validar análises e orientações, a utilizar no seguimento do projeto. Os resultados permitem comprovar que - de uma forma geral - o projeto teve impacto nas metodologias de recolha de dados estatísticos e também na informação de suporte à gestão e à tomada de decisão. Infere-se igualmente que todos os participantes no estudo consideram a participação no projeto como de grande relevância para as suas bibliotecas e que os desenvolvimentos futuros do mesmo resultarão em benefícios vários para os serviços, as instituições e as Bibliotecas do Ensino Superior em Portugal.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48798/congressobad.2988
https://doi.org/10.48798/congressobad.2988
url https://doi.org/10.48798/congressobad.2988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2988
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2988/2674
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
dc.source.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 14 (2023): Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131586715713536