Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: estudo prospetivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48798/congressobad.2988 |
Resumo: | O projeto Indicadores BES visa a aplicação de indicadores estatísticos comuns às Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal com o objetivo específico de descrever quantitativamente as atividades, equipamentos, serviços, recursos e produtos das Bibliotecas, relatando a realidade nas Bibliotecas de Ensino Superior portuguesas. Este trabalho pretende apresentar os desenvolvimentos na implementação do projeto com foco na análise crítica da nova fase de realização pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência estudando de forma prospetiva o que a comunidade de profissionais observa sobre a iniciativa. O Grupo de Trabalho de Bibliotecas do Ensino Superior da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação propôs-se sistematizar essas observações e obter dados para validar análises e orientações, a utilizar no seguimento do projeto. Os resultados permitem comprovar que - de uma forma geral - o projeto teve impacto nas metodologias de recolha de dados estatísticos e também na informação de suporte à gestão e à tomada de decisão. Infere-se igualmente que todos os participantes no estudo consideram a participação no projeto como de grande relevância para as suas bibliotecas e que os desenvolvimentos futuros do mesmo resultarão em benefícios vários para os serviços, as instituições e as Bibliotecas do Ensino Superior em Portugal. |
id |
RCAP_c0f846b898d5336f85eb72d6a07cd419 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/2988 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: estudo prospetivoBibliotecas de Ensino SuperiorIndicadores estatísticosAvaliação de impactoO projeto Indicadores BES visa a aplicação de indicadores estatísticos comuns às Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal com o objetivo específico de descrever quantitativamente as atividades, equipamentos, serviços, recursos e produtos das Bibliotecas, relatando a realidade nas Bibliotecas de Ensino Superior portuguesas. Este trabalho pretende apresentar os desenvolvimentos na implementação do projeto com foco na análise crítica da nova fase de realização pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência estudando de forma prospetiva o que a comunidade de profissionais observa sobre a iniciativa. O Grupo de Trabalho de Bibliotecas do Ensino Superior da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação propôs-se sistematizar essas observações e obter dados para validar análises e orientações, a utilizar no seguimento do projeto. Os resultados permitem comprovar que - de uma forma geral - o projeto teve impacto nas metodologias de recolha de dados estatísticos e também na informação de suporte à gestão e à tomada de decisão. Infere-se igualmente que todos os participantes no estudo consideram a participação no projeto como de grande relevância para as suas bibliotecas e que os desenvolvimentos futuros do mesmo resultarão em benefícios vários para os serviços, as instituições e as Bibliotecas do Ensino Superior em Portugal.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2023-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.48798/congressobad.2988https://doi.org/10.48798/congressobad.2988Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 14 (2023): Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hojereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2988https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2988/2674Direitos de Autor (c) 2023 Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistasinfo:eu-repo/semantics/openAccessInácio, AnaPríncipe, PedroVargues, MargaridaGuerreiro, DáliaNunes, IsabelPinto, MariaCunha, Thiago2023-05-04T09:46:35Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/2988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:49.348948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: estudo prospetivo |
title |
Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: estudo prospetivo |
spellingShingle |
Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: estudo prospetivo Inácio, Ana Bibliotecas de Ensino Superior Indicadores estatísticos Avaliação de impacto |
title_short |
Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: estudo prospetivo |
title_full |
Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: estudo prospetivo |
title_fullStr |
Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: estudo prospetivo |
title_full_unstemmed |
Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: estudo prospetivo |
title_sort |
Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: estudo prospetivo |
author |
Inácio, Ana |
author_facet |
Inácio, Ana Príncipe, Pedro Vargues, Margarida Guerreiro, Dália Nunes, Isabel Pinto, Maria Cunha, Thiago |
author_role |
author |
author2 |
Príncipe, Pedro Vargues, Margarida Guerreiro, Dália Nunes, Isabel Pinto, Maria Cunha, Thiago |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Inácio, Ana Príncipe, Pedro Vargues, Margarida Guerreiro, Dália Nunes, Isabel Pinto, Maria Cunha, Thiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecas de Ensino Superior Indicadores estatísticos Avaliação de impacto |
topic |
Bibliotecas de Ensino Superior Indicadores estatísticos Avaliação de impacto |
description |
O projeto Indicadores BES visa a aplicação de indicadores estatísticos comuns às Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal com o objetivo específico de descrever quantitativamente as atividades, equipamentos, serviços, recursos e produtos das Bibliotecas, relatando a realidade nas Bibliotecas de Ensino Superior portuguesas. Este trabalho pretende apresentar os desenvolvimentos na implementação do projeto com foco na análise crítica da nova fase de realização pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência estudando de forma prospetiva o que a comunidade de profissionais observa sobre a iniciativa. O Grupo de Trabalho de Bibliotecas do Ensino Superior da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação propôs-se sistematizar essas observações e obter dados para validar análises e orientações, a utilizar no seguimento do projeto. Os resultados permitem comprovar que - de uma forma geral - o projeto teve impacto nas metodologias de recolha de dados estatísticos e também na informação de suporte à gestão e à tomada de decisão. Infere-se igualmente que todos os participantes no estudo consideram a participação no projeto como de grande relevância para as suas bibliotecas e que os desenvolvimentos futuros do mesmo resultarão em benefícios vários para os serviços, as instituições e as Bibliotecas do Ensino Superior em Portugal. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48798/congressobad.2988 https://doi.org/10.48798/congressobad.2988 |
url |
https://doi.org/10.48798/congressobad.2988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2988 https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2988/2674 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 14 (2023): Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131586715713536 |