Ensino, Aprendizagem Significativa e Carreira Docente no Ensino Superior Angolano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sonia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Borralho, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/33465
Resumo: ensino superior angolano tem sido visto como um caminho de libertação e desenvolvimento pessoal e social. Assim, as aprendizagens significativas que aí emergem assumem grande importância e o papel dos professores ganha relevância social. Contudo, não há dados que, consistentemente, permitam conhecer os processos tomados neste nível de ensino. Portanto, como decorre a inserção e progressão na carreira docente? E o desenvolvimento profissional dos professores? Quais os processos de ensino implementados em função das caraterísticas dos alunos? Para aumentar conhecimento sobre estas questões, recorremos às perceções dos professores do ensino superior. A investigação inscreve-se no paradigma interpretativo, com abordagem qualitativa e ambição descritiva. Os dados foram recolhidos em dois grupos focais com 12 professores de instituições do ensino superior das províncias de Benguela e Kwanza-Sul – dada a circunscrição, consideramos como um estudo de caso, de caráter instrumental. O tratamento dos dados ocorreu por análise de conteúdo. Os resultados indicam que os estudantes são adultos ativos ou jovens vindos do ensino secundário, a maioria com objetivos de ascensão económica e profissional; e os estilos de aprendizagem prevalecentes são não orientado e orientado para a reprodução. Diante disto, os docentes reagem criando atividades práticas que requerem aplicação da teoria em contextos simulados, o que traduz afastamento à criação de significados. Quanto à carreira, a inserção parece ser aleatória, a progressão tem caraterísticas de lateralidade e o desenvolvimento profissional ocorre por re-instrumentação e remodelação. Conclui-se que as caraterísticas de aprendizagem dos estudantes estimulam os docentes a estratégias que, apesar da intenção de criar significado, podem não resultar em aprendizagens significativas; e que as condições da carreira docente originam processos de ensino assentes na ausência de trabalho colaborativo.
id RCAP_c10bb57f52d5b372b9ef22fcba0863b4
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/33465
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino, Aprendizagem Significativa e Carreira Docente no Ensino Superior AngolanoDesenvolvimento Profissional Do ProfessorCarreira DocenteAprendizagens SignificativasEnsino Superior Angolanoensino superior angolano tem sido visto como um caminho de libertação e desenvolvimento pessoal e social. Assim, as aprendizagens significativas que aí emergem assumem grande importância e o papel dos professores ganha relevância social. Contudo, não há dados que, consistentemente, permitam conhecer os processos tomados neste nível de ensino. Portanto, como decorre a inserção e progressão na carreira docente? E o desenvolvimento profissional dos professores? Quais os processos de ensino implementados em função das caraterísticas dos alunos? Para aumentar conhecimento sobre estas questões, recorremos às perceções dos professores do ensino superior. A investigação inscreve-se no paradigma interpretativo, com abordagem qualitativa e ambição descritiva. Os dados foram recolhidos em dois grupos focais com 12 professores de instituições do ensino superior das províncias de Benguela e Kwanza-Sul – dada a circunscrição, consideramos como um estudo de caso, de caráter instrumental. O tratamento dos dados ocorreu por análise de conteúdo. Os resultados indicam que os estudantes são adultos ativos ou jovens vindos do ensino secundário, a maioria com objetivos de ascensão económica e profissional; e os estilos de aprendizagem prevalecentes são não orientado e orientado para a reprodução. Diante disto, os docentes reagem criando atividades práticas que requerem aplicação da teoria em contextos simulados, o que traduz afastamento à criação de significados. Quanto à carreira, a inserção parece ser aleatória, a progressão tem caraterísticas de lateralidade e o desenvolvimento profissional ocorre por re-instrumentação e remodelação. Conclui-se que as caraterísticas de aprendizagem dos estudantes estimulam os docentes a estratégias que, apesar da intenção de criar significado, podem não resultar em aprendizagens significativas; e que as condições da carreira docente originam processos de ensino assentes na ausência de trabalho colaborativo.FPCE-UPorto2023-01-16T16:00:49Z2023-01-162021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/33465http://hdl.handle.net/10174/33465porDinis, S. & Borralho, A. (2021). Ensino, Aprendizagem Significativa e Carreira Docente no Ensino Superior Angolano. Atas do IV Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano. FPCE-UPorto. https://www.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/eventos/Atas-SIETDH-2021-atualizado.pdf857https://www.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/eventos/Atas-SIETDH-2021-atualizado.pdfsoniapsidinis@hotmail.comamab@uevora.ptAtas do IV Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano229Silva, SoniaBorralho, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:35:18Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:17.165969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino, Aprendizagem Significativa e Carreira Docente no Ensino Superior Angolano
title Ensino, Aprendizagem Significativa e Carreira Docente no Ensino Superior Angolano
spellingShingle Ensino, Aprendizagem Significativa e Carreira Docente no Ensino Superior Angolano
Silva, Sonia
Desenvolvimento Profissional Do Professor
Carreira Docente
Aprendizagens Significativas
Ensino Superior Angolano
title_short Ensino, Aprendizagem Significativa e Carreira Docente no Ensino Superior Angolano
title_full Ensino, Aprendizagem Significativa e Carreira Docente no Ensino Superior Angolano
title_fullStr Ensino, Aprendizagem Significativa e Carreira Docente no Ensino Superior Angolano
title_full_unstemmed Ensino, Aprendizagem Significativa e Carreira Docente no Ensino Superior Angolano
title_sort Ensino, Aprendizagem Significativa e Carreira Docente no Ensino Superior Angolano
author Silva, Sonia
author_facet Silva, Sonia
Borralho, António
author_role author
author2 Borralho, António
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sonia
Borralho, António
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Profissional Do Professor
Carreira Docente
Aprendizagens Significativas
Ensino Superior Angolano
topic Desenvolvimento Profissional Do Professor
Carreira Docente
Aprendizagens Significativas
Ensino Superior Angolano
description ensino superior angolano tem sido visto como um caminho de libertação e desenvolvimento pessoal e social. Assim, as aprendizagens significativas que aí emergem assumem grande importância e o papel dos professores ganha relevância social. Contudo, não há dados que, consistentemente, permitam conhecer os processos tomados neste nível de ensino. Portanto, como decorre a inserção e progressão na carreira docente? E o desenvolvimento profissional dos professores? Quais os processos de ensino implementados em função das caraterísticas dos alunos? Para aumentar conhecimento sobre estas questões, recorremos às perceções dos professores do ensino superior. A investigação inscreve-se no paradigma interpretativo, com abordagem qualitativa e ambição descritiva. Os dados foram recolhidos em dois grupos focais com 12 professores de instituições do ensino superior das províncias de Benguela e Kwanza-Sul – dada a circunscrição, consideramos como um estudo de caso, de caráter instrumental. O tratamento dos dados ocorreu por análise de conteúdo. Os resultados indicam que os estudantes são adultos ativos ou jovens vindos do ensino secundário, a maioria com objetivos de ascensão económica e profissional; e os estilos de aprendizagem prevalecentes são não orientado e orientado para a reprodução. Diante disto, os docentes reagem criando atividades práticas que requerem aplicação da teoria em contextos simulados, o que traduz afastamento à criação de significados. Quanto à carreira, a inserção parece ser aleatória, a progressão tem caraterísticas de lateralidade e o desenvolvimento profissional ocorre por re-instrumentação e remodelação. Conclui-se que as caraterísticas de aprendizagem dos estudantes estimulam os docentes a estratégias que, apesar da intenção de criar significado, podem não resultar em aprendizagens significativas; e que as condições da carreira docente originam processos de ensino assentes na ausência de trabalho colaborativo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2023-01-16T16:00:49Z
2023-01-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/33465
http://hdl.handle.net/10174/33465
url http://hdl.handle.net/10174/33465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Dinis, S. & Borralho, A. (2021). Ensino, Aprendizagem Significativa e Carreira Docente no Ensino Superior Angolano. Atas do IV Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano. FPCE-UPorto. https://www.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/eventos/Atas-SIETDH-2021-atualizado.pdf
857
https://www.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/eventos/Atas-SIETDH-2021-atualizado.pdf
soniapsidinis@hotmail.com
amab@uevora.pt
Atas do IV Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FPCE-UPorto
publisher.none.fl_str_mv FPCE-UPorto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136704740720640