Educar no Século XXI: Potencialidades de uma abordagem por competências na preparação das gerações futuras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Ângela Emerenciana Teixeira Ribeiro de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20445
Resumo: Hoje vivemos num mundo com problemas globais como as alterações climáticas, os extremismos, as desigualdades no acesso aos bens e direitos fundamentais e as crises humanitárias, a pandemia causada pelo novo coronavírus SARS‐CoV‐2, entre outros, em que a solução passa por trabalharmos em conjunto, unindo esforços para encontrar soluções para os desafios com que a humanidade inevitavelmente se depara (Fernandes, 2000). O futuro do nosso planeta, em termos sociais e ambientais, depende da formação de cidadãos com competências e valores, não apenas para compreender o mundo que os rodeia, mas também para procurar soluções para um desenvolvimento sustentável e inclusivo. Assim, a educação e a formação são pilares para o futuro das pessoas e dos países. A aposta numa educação de qualidade para todos e todas exige uma abordagem que tenha em consideração os desafios colocados à educação, no quadro da sociedade atual (CNE, 2004). O presente relatório desenvolvido sobre a experiência no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) apresenta contributos de um trabalho no que refere às potencialidades de uma abordagem por competências, para a preparação das gerações futuras, exemplos e casos de aplicação de metodologias mais auto‐participativas e holísticas bem como o papel do ensino das línguas estrangeiras em geral e das aulas de Inglês no 1.º CEB, em particular.
id RCAP_c112ac41b33387028b18399f4948a51b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20445
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educar no Século XXI: Potencialidades de uma abordagem por competências na preparação das gerações futurasCompetências para o Século XXIInglês 1.º CEBMetodologia de Trabalho de ProjetoPrática de ensino supervisionadaDesenvolvimento de competências21st Century SkillsProject‐based methodologySkills developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoHoje vivemos num mundo com problemas globais como as alterações climáticas, os extremismos, as desigualdades no acesso aos bens e direitos fundamentais e as crises humanitárias, a pandemia causada pelo novo coronavírus SARS‐CoV‐2, entre outros, em que a solução passa por trabalharmos em conjunto, unindo esforços para encontrar soluções para os desafios com que a humanidade inevitavelmente se depara (Fernandes, 2000). O futuro do nosso planeta, em termos sociais e ambientais, depende da formação de cidadãos com competências e valores, não apenas para compreender o mundo que os rodeia, mas também para procurar soluções para um desenvolvimento sustentável e inclusivo. Assim, a educação e a formação são pilares para o futuro das pessoas e dos países. A aposta numa educação de qualidade para todos e todas exige uma abordagem que tenha em consideração os desafios colocados à educação, no quadro da sociedade atual (CNE, 2004). O presente relatório desenvolvido sobre a experiência no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) apresenta contributos de um trabalho no que refere às potencialidades de uma abordagem por competências, para a preparação das gerações futuras, exemplos e casos de aplicação de metodologias mais auto‐participativas e holísticas bem como o papel do ensino das línguas estrangeiras em geral e das aulas de Inglês no 1.º CEB, em particular.We live in a very complex world. For many of us, these are challenging times in our own lives and in our world, such as climate change, extremism, inequalities in access to fundamental goods and rights and humanitarian crises, the COVID‐19 pandemic, among others issues, in which the solution involves working together, joining efforts to find solutions to those challenges that humanity inevitably faces (Fernandes, 2000). The future of our planet depends on the development of skills and values, not only to understand the world around the future generations, but also to seek solutions for sustainable and inclusive development. Thus, education and training are essential pillars for the future of people and countries. The commitment to provide quality education for all requires methodologies that take into account the challenges that education faces in today's society (CNE, 2004). This study developed during the context of the Supervised Teaching Practice of the Master Degree in Teaching English in the 1st Cycle of Basic Education gives insights regarding the potential of a project‐based approach, examples and cases of application of active and holistic methodologies, as well as the role of foreign language in the 1st Cycle of Basic EducationInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCruz, Mário Rui Domingues Ferreira daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMagalhães, Ângela Emerenciana Teixeira Ribeiro de2022-05-05T10:12:16Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/20445TID:203039939porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-10T01:45:44Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20445Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:31.451227Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educar no Século XXI: Potencialidades de uma abordagem por competências na preparação das gerações futuras
title Educar no Século XXI: Potencialidades de uma abordagem por competências na preparação das gerações futuras
spellingShingle Educar no Século XXI: Potencialidades de uma abordagem por competências na preparação das gerações futuras
Magalhães, Ângela Emerenciana Teixeira Ribeiro de
Competências para o Século XXI
Inglês 1.º CEB
Metodologia de Trabalho de Projeto
Prática de ensino supervisionada
Desenvolvimento de competências
21st Century Skills
Project‐based methodology
Skills development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Educar no Século XXI: Potencialidades de uma abordagem por competências na preparação das gerações futuras
title_full Educar no Século XXI: Potencialidades de uma abordagem por competências na preparação das gerações futuras
title_fullStr Educar no Século XXI: Potencialidades de uma abordagem por competências na preparação das gerações futuras
title_full_unstemmed Educar no Século XXI: Potencialidades de uma abordagem por competências na preparação das gerações futuras
title_sort Educar no Século XXI: Potencialidades de uma abordagem por competências na preparação das gerações futuras
author Magalhães, Ângela Emerenciana Teixeira Ribeiro de
author_facet Magalhães, Ângela Emerenciana Teixeira Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Ângela Emerenciana Teixeira Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Competências para o Século XXI
Inglês 1.º CEB
Metodologia de Trabalho de Projeto
Prática de ensino supervisionada
Desenvolvimento de competências
21st Century Skills
Project‐based methodology
Skills development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Competências para o Século XXI
Inglês 1.º CEB
Metodologia de Trabalho de Projeto
Prática de ensino supervisionada
Desenvolvimento de competências
21st Century Skills
Project‐based methodology
Skills development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Hoje vivemos num mundo com problemas globais como as alterações climáticas, os extremismos, as desigualdades no acesso aos bens e direitos fundamentais e as crises humanitárias, a pandemia causada pelo novo coronavírus SARS‐CoV‐2, entre outros, em que a solução passa por trabalharmos em conjunto, unindo esforços para encontrar soluções para os desafios com que a humanidade inevitavelmente se depara (Fernandes, 2000). O futuro do nosso planeta, em termos sociais e ambientais, depende da formação de cidadãos com competências e valores, não apenas para compreender o mundo que os rodeia, mas também para procurar soluções para um desenvolvimento sustentável e inclusivo. Assim, a educação e a formação são pilares para o futuro das pessoas e dos países. A aposta numa educação de qualidade para todos e todas exige uma abordagem que tenha em consideração os desafios colocados à educação, no quadro da sociedade atual (CNE, 2004). O presente relatório desenvolvido sobre a experiência no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) apresenta contributos de um trabalho no que refere às potencialidades de uma abordagem por competências, para a preparação das gerações futuras, exemplos e casos de aplicação de metodologias mais auto‐participativas e holísticas bem como o papel do ensino das línguas estrangeiras em geral e das aulas de Inglês no 1.º CEB, em particular.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-05T10:12:16Z
2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/20445
TID:203039939
url http://hdl.handle.net/10400.22/20445
identifier_str_mv TID:203039939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131493507792896