Caracterização do outsourcing serviços de sistemas de informação na banca em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cidália Cristina Gonçalves
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/391
Resumo: A função sistemas de informação muito evoluiu ao longo das últimas décadas, tornando-se fundamental para as organizações. Diariamente as organizações enfrentam inúmeros desafios, e para se obterem resultados positivos, são necessárias estratégias bem definidas relativamente à gestão das tecnologias da informação. Neste contexto, surge o outsourcing, que se apresenta como uma opção estratégica para as organizações e que tem ganho cada vez mais confiança por parte dos gestores como meio para obter serviços de sistemas de informação. O outsourcing de serviços de sistemas de informação consiste na contratação de serviços a entidades externas para satisfazer as necessidades internas e é uma das ferramentas de gestão mais utilizadas pelas organizações em vários sectores de actividade. Dadas as particularidades do sector bancário como, por exemplo, as questões relativas à confidencialidade, é relevante procurar perceber as práticas seguidas em termos de outsourcing. Este trabalho tem por finalidade estudar a realidade do outsourcing de serviços de sistemas de informação na banca em Portugal. Para tal foi realizado um questionário com o intuito de caracterizar os serviços sujeitos a outsourcing, as principais motivações, a satisfação relativamente ao outsourcing, entre outros aspectos.
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