Caracterização do outsourcing serviços de sistemas de informação na banca em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/391 |
Resumo: | A função sistemas de informação muito evoluiu ao longo das últimas décadas, tornando-se fundamental para as organizações. Diariamente as organizações enfrentam inúmeros desafios, e para se obterem resultados positivos, são necessárias estratégias bem definidas relativamente à gestão das tecnologias da informação. Neste contexto, surge o outsourcing, que se apresenta como uma opção estratégica para as organizações e que tem ganho cada vez mais confiança por parte dos gestores como meio para obter serviços de sistemas de informação. O outsourcing de serviços de sistemas de informação consiste na contratação de serviços a entidades externas para satisfazer as necessidades internas e é uma das ferramentas de gestão mais utilizadas pelas organizações em vários sectores de actividade. Dadas as particularidades do sector bancário como, por exemplo, as questões relativas à confidencialidade, é relevante procurar perceber as práticas seguidas em termos de outsourcing. Este trabalho tem por finalidade estudar a realidade do outsourcing de serviços de sistemas de informação na banca em Portugal. Para tal foi realizado um questionário com o intuito de caracterizar os serviços sujeitos a outsourcing, as principais motivações, a satisfação relativamente ao outsourcing, entre outros aspectos. |
id |
RCAP_c11e8f38760320192c32acae1a7ddb09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/391 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Caracterização do outsourcing serviços de sistemas de informação na banca em PortugalA função sistemas de informação muito evoluiu ao longo das últimas décadas, tornando-se fundamental para as organizações. Diariamente as organizações enfrentam inúmeros desafios, e para se obterem resultados positivos, são necessárias estratégias bem definidas relativamente à gestão das tecnologias da informação. Neste contexto, surge o outsourcing, que se apresenta como uma opção estratégica para as organizações e que tem ganho cada vez mais confiança por parte dos gestores como meio para obter serviços de sistemas de informação. O outsourcing de serviços de sistemas de informação consiste na contratação de serviços a entidades externas para satisfazer as necessidades internas e é uma das ferramentas de gestão mais utilizadas pelas organizações em vários sectores de actividade. Dadas as particularidades do sector bancário como, por exemplo, as questões relativas à confidencialidade, é relevante procurar perceber as práticas seguidas em termos de outsourcing. Este trabalho tem por finalidade estudar a realidade do outsourcing de serviços de sistemas de informação na banca em Portugal. Para tal foi realizado um questionário com o intuito de caracterizar os serviços sujeitos a outsourcing, as principais motivações, a satisfação relativamente ao outsourcing, entre outros aspectos.This work aims to study the reality of outsourcing information systems services in Portuguese banking. To this end, a questionnaire was conducted in order to characterize the services subject to outsourcing, the main motivations, and the satisfaction related to outsourcing, among other aspects. The Information systems function has evolved very much over recent decades and has become essential for organizations. Organizations face daily challenges, and to obtain positive results, well-defined strategies are required for information technology management. Outsourcing appears in this context, it is presented as a strategic choice for organizations and has gained ever more confidence by managers as a means to obtain information systems services. Outsourcing of information systems services consists in contracting services to external entities to meet internal needs and it is also one of the management tools most commonly used by organizations of various sectors of activity. Since the banking sector has particular requirements, such as issues of confidentiality, it is important to understand the practices related to outsourcing.2010-09-29T16:07:24Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/391pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Cidália Cristina Gonçalvesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:21Zoai:repositorio.utad.pt:10348/391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:07.289638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caracterização do outsourcing serviços de sistemas de informação na banca em Portugal |
title |
Caracterização do outsourcing serviços de sistemas de informação na banca em Portugal |
spellingShingle |
Caracterização do outsourcing serviços de sistemas de informação na banca em Portugal Pereira, Cidália Cristina Gonçalves |
title_short |
Caracterização do outsourcing serviços de sistemas de informação na banca em Portugal |
title_full |
Caracterização do outsourcing serviços de sistemas de informação na banca em Portugal |
title_fullStr |
Caracterização do outsourcing serviços de sistemas de informação na banca em Portugal |
title_full_unstemmed |
Caracterização do outsourcing serviços de sistemas de informação na banca em Portugal |
title_sort |
Caracterização do outsourcing serviços de sistemas de informação na banca em Portugal |
author |
Pereira, Cidália Cristina Gonçalves |
author_facet |
Pereira, Cidália Cristina Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Cidália Cristina Gonçalves |
description |
A função sistemas de informação muito evoluiu ao longo das últimas décadas, tornando-se fundamental para as organizações. Diariamente as organizações enfrentam inúmeros desafios, e para se obterem resultados positivos, são necessárias estratégias bem definidas relativamente à gestão das tecnologias da informação. Neste contexto, surge o outsourcing, que se apresenta como uma opção estratégica para as organizações e que tem ganho cada vez mais confiança por parte dos gestores como meio para obter serviços de sistemas de informação. O outsourcing de serviços de sistemas de informação consiste na contratação de serviços a entidades externas para satisfazer as necessidades internas e é uma das ferramentas de gestão mais utilizadas pelas organizações em vários sectores de actividade. Dadas as particularidades do sector bancário como, por exemplo, as questões relativas à confidencialidade, é relevante procurar perceber as práticas seguidas em termos de outsourcing. Este trabalho tem por finalidade estudar a realidade do outsourcing de serviços de sistemas de informação na banca em Portugal. Para tal foi realizado um questionário com o intuito de caracterizar os serviços sujeitos a outsourcing, as principais motivações, a satisfação relativamente ao outsourcing, entre outros aspectos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009 2010-09-29T16:07:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/391 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137149164978176 |