Ferramentas de Business Intelligence: aceitação, rotina e infusão: caso de estudo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/33968 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo o estudo de três fases da implementação de ferramentas de Business Intelligence (BI) numa unidade de negócios, rolhas, da Corticeira Amorim. A Corticeira Amorim, líder mundial e maior produtora de rolhas de cortiça, começou a sua viagem de transformação digital em 2018 e o aumento significativo de dados para análise, criou a necessidade de implementar tecnologias de Business Intelligence que permitisse a disponibilização da informação de forma mais eficiente. É utilizado, para a recolha de informação, entrevistas e questionários, com foco na gestão de topo e utilizadores, respetivamente, que sustentem alguns resultados obtidos da experiência ganha durante o estágio curricular. São apontados vários aspetos que influenciam este tipo de implementações como a equipa de projeto, os utilizadores e a informação. De forma global, estas fases da implementação decorreram com sucesso, ficando a ferramenta, o Power BI, como a solução que os consumidores de informação preferem. |
id |
RCAP_c14c2eb43f37db7531e06c384b2e58ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/33968 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ferramentas de Business Intelligence: aceitação, rotina e infusão: caso de estudoBusiness IntelligencePower BIImplementaçãoVantagem competitivaAceitaçãoRotinaInfusãoCorticeira AmorimO presente trabalho tem como objetivo o estudo de três fases da implementação de ferramentas de Business Intelligence (BI) numa unidade de negócios, rolhas, da Corticeira Amorim. A Corticeira Amorim, líder mundial e maior produtora de rolhas de cortiça, começou a sua viagem de transformação digital em 2018 e o aumento significativo de dados para análise, criou a necessidade de implementar tecnologias de Business Intelligence que permitisse a disponibilização da informação de forma mais eficiente. É utilizado, para a recolha de informação, entrevistas e questionários, com foco na gestão de topo e utilizadores, respetivamente, que sustentem alguns resultados obtidos da experiência ganha durante o estágio curricular. São apontados vários aspetos que influenciam este tipo de implementações como a equipa de projeto, os utilizadores e a informação. De forma global, estas fases da implementação decorreram com sucesso, ficando a ferramenta, o Power BI, como a solução que os consumidores de informação preferem.The aim of the present work is to study three phases of implementation of Business Intelligence tools, in the business unit, cork stoppers, of Corticeira Amorim. Corticeira Amorim, the biggest producer and leader of the market of cork stoppers, started its digital transformation in the year of 2018 and the significant increase of data for analysis created the need to implement business intelligence technologies who allow distribution of information in a more efficient way. It is used to gather information, interviews, and questionnaires, with focus on the top management and users, respectively, that sustain some of the results acquired during the curricular internship. Some aspects are pointed that influence this type of implementations such as the project team, the users and information. In a global way, these implementation phases were successful, with the tool, Power BI, being seen as the first solution for the information consumers.2022-05-27T07:52:31Z2021-12-03T00:00:00Z2021-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33968porDias, Diogo Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:05:21Zoai:ria.ua.pt:10773/33968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:18.673152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ferramentas de Business Intelligence: aceitação, rotina e infusão: caso de estudo |
title |
Ferramentas de Business Intelligence: aceitação, rotina e infusão: caso de estudo |
spellingShingle |
Ferramentas de Business Intelligence: aceitação, rotina e infusão: caso de estudo Dias, Diogo Silva Business Intelligence Power BI Implementação Vantagem competitiva Aceitação Rotina Infusão Corticeira Amorim |
title_short |
Ferramentas de Business Intelligence: aceitação, rotina e infusão: caso de estudo |
title_full |
Ferramentas de Business Intelligence: aceitação, rotina e infusão: caso de estudo |
title_fullStr |
Ferramentas de Business Intelligence: aceitação, rotina e infusão: caso de estudo |
title_full_unstemmed |
Ferramentas de Business Intelligence: aceitação, rotina e infusão: caso de estudo |
title_sort |
Ferramentas de Business Intelligence: aceitação, rotina e infusão: caso de estudo |
author |
Dias, Diogo Silva |
author_facet |
Dias, Diogo Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Diogo Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Business Intelligence Power BI Implementação Vantagem competitiva Aceitação Rotina Infusão Corticeira Amorim |
topic |
Business Intelligence Power BI Implementação Vantagem competitiva Aceitação Rotina Infusão Corticeira Amorim |
description |
O presente trabalho tem como objetivo o estudo de três fases da implementação de ferramentas de Business Intelligence (BI) numa unidade de negócios, rolhas, da Corticeira Amorim. A Corticeira Amorim, líder mundial e maior produtora de rolhas de cortiça, começou a sua viagem de transformação digital em 2018 e o aumento significativo de dados para análise, criou a necessidade de implementar tecnologias de Business Intelligence que permitisse a disponibilização da informação de forma mais eficiente. É utilizado, para a recolha de informação, entrevistas e questionários, com foco na gestão de topo e utilizadores, respetivamente, que sustentem alguns resultados obtidos da experiência ganha durante o estágio curricular. São apontados vários aspetos que influenciam este tipo de implementações como a equipa de projeto, os utilizadores e a informação. De forma global, estas fases da implementação decorreram com sucesso, ficando a ferramenta, o Power BI, como a solução que os consumidores de informação preferem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-03T00:00:00Z 2021-12-03 2022-05-27T07:52:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/33968 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/33968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137707867242496 |