Agressividade em crianças: um estudo em contexto pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Paula Fidalgo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/14611
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Física e Lazer)
id RCAP_c15a229931de78ede4174d7596b3b230
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14611
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Agressividade em crianças: um estudo em contexto pré-escolarBullyingAgressividadeEducação pré-escolarRecreios escolaresJogos de lutaLutas a sérioBullyingAggressivenessPreschool educationSchool playgroundsFighting gamesReal fights37.015.3316.647.3372.3Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Física e Lazer)Nos últimos anos, tem-se vindo a verificar um interesse público nas questões relativas ao bullying na escola, sendo os recreios, espaços de desenvolvimento das crianças, que representam uma parte importante do dia escolar, torna-se urgente dedicar mais atenção ao que ocorre nestes mesmos espaços. Apesar de muito ser dito em termos do 1ºCiclo, pouco se tem vindo a estudar acerca do que ocorre em contexto pré-escolar. Este estudo tem como objectivo, verificar se ocorrem comportamentos agressivos durante as actividades nos espaços de recreio, desenvolvidas no pré-escolar. Tem ainda a finalidade de verificar, se o espaço de recreio (com equipamentos fixos, sem equipamentos e com equipamentos móveis), o género e as dimensões exercem influência nos comportamentos agressivos. Para a recolha de dados, num primeiro estudo, foram utilizados questionários a educadores e entrevistas às crianças, através dos quais obtivemos a amostra para um segundo estudo. Neste segundo estudo, as crianças foram filmadas em três parques distintos, em sessões de 20 minutos, depois estas sessões foram analisadas de forma a verificar se existiram comportamentos agressivos. O estudo foi realizado na aldeia de Montalvo, com uma amostra constituída por trinta e duas crianças entre os três e os cinco anos, no estudo inicial. Após o estudo inicial, seleccionamos dez crianças no segundo estudo, com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos para serem observadas no recreio. Considerando os resultados obtidos, podemos concluir que o recreio é o espaço onde há maior predominância do bullying. Concluímos ainda, que o género e o tipo de espaço influenciam a prática do bullying, contudo relativamente às dimensões do espaço não podemos verificar se influência ou não, pois o factor que influência é o tipo de brincadeira e não as dimensões dos espaços.In the last years, a public interest has increased in issues related to bullying at school. In fact, the playgrounds represent an important part of the school day, considered as a space for children’s development. So, it becomes essential to dedicate more attention to what happens in the playgrounds. Actually, not much has been said in what occurs in the pre-school context, in opposition to the primary school level. This study aims to determine whether aggressive behavior occurs during the activities in preschool playgrounds. It also aims to verify if the playground (with fixed equipment, without equipment, with mobile equipment), gender and size influence aggressive behavior. In a first study questionnaires were made to educators and interviews on children, for data collection. The obtained information was used for a second study. In this second study, children were videotaped in three different playgrounds in 20 minute sessions. After this, the sessions were analyzed in order to verify whether there were aggressive behaviors. This study was done in the village of Montalvo, in the initial study with a sample of thirty-two children ( 3 to 5 year old). Afterwards, for the second study we selected ten children (aged 4 to 5) to the observation on the playground. According to the obtained results, we conclude that the playground is the space where there is a higher prevalence of bullying. We also conclude that gender and type of space influence the bullying. However in what concerns the size of the space, it is not proved that the size of the space influences, because the main factor that influences is the kind of games.Pereira, Beatriz OliveiraUniversidade do MinhoRodrigues, Ana Paula Fidalgo20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/14611porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:22.024445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Agressividade em crianças: um estudo em contexto pré-escolar
title Agressividade em crianças: um estudo em contexto pré-escolar
spellingShingle Agressividade em crianças: um estudo em contexto pré-escolar
Rodrigues, Ana Paula Fidalgo
Bullying
Agressividade
Educação pré-escolar
Recreios escolares
Jogos de luta
Lutas a sério
Bullying
Aggressiveness
Preschool education
School playgrounds
Fighting games
Real fights
37.015.3
316.647.3
372.3
title_short Agressividade em crianças: um estudo em contexto pré-escolar
title_full Agressividade em crianças: um estudo em contexto pré-escolar
title_fullStr Agressividade em crianças: um estudo em contexto pré-escolar
title_full_unstemmed Agressividade em crianças: um estudo em contexto pré-escolar
title_sort Agressividade em crianças: um estudo em contexto pré-escolar
author Rodrigues, Ana Paula Fidalgo
author_facet Rodrigues, Ana Paula Fidalgo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Beatriz Oliveira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Paula Fidalgo
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Agressividade
Educação pré-escolar
Recreios escolares
Jogos de luta
Lutas a sério
Bullying
Aggressiveness
Preschool education
School playgrounds
Fighting games
Real fights
37.015.3
316.647.3
372.3
topic Bullying
Agressividade
Educação pré-escolar
Recreios escolares
Jogos de luta
Lutas a sério
Bullying
Aggressiveness
Preschool education
School playgrounds
Fighting games
Real fights
37.015.3
316.647.3
372.3
description Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Física e Lazer)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/14611
url http://hdl.handle.net/1822/14611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132385020739584