Dívida de Clientes – do POC ao SNC: Perspetiva dos Contabilistas Certificados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shan, Li
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rosa, Sérgio Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/582
Resumo: O presente estudo foca-se na problemática das perdas por imparidade em dívidas a receber (PIDR) nas micros, pequenas e médias empresas (PME) nacionais, com alteração das normas contabilísticas.Esta investigação visa avaliar o impacto da substituição do Plano Oficial de Contabilidade (POC) pelo Sistema de Normalização Contabilística (SNC) no tratamento contabilístico e fiscal das dívidas de clientes.Através da metodologia utilizada foi possível concluir que, na opinião dos Contabilistas Certificados (CC), o SNC clarificou as regras de reconhecimento das PIDR face ao POC. Esta clarificação de norma, implicou também um aumento de reconhecimento das PIDR pelas empresas.Nas micro e pequenas entidades, o critério fiscal foi utilizado muitas vezes como política contabilística para reconhecimento das PIDR, embora se tenha verificado uma redução da dependência de utilização de critério fiscal com introdução de SNC, continua a considerar-se como fator principal que influencia o reconhecimento das PIDR, essencialmente nas Microentidades.Além de critério fiscal, o resultado líquido do exercício e normativos contabilísticos são considerados como outros dois principais fatores que influenciam o reconhecimento das PIDR.Na ótica do preparador de informação financeira, os CC consideram o reconhecimento das PIDR relevante na elaboração das demonstrações financeiras (DF) das empresas, de forma a apresentar uma imagem verdadeira e apropriada da informação financeira da empresa aos utilizadores externos.          
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