Trabalho de projeto em estatística no ensino profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bogas, Helena Maria Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6056
Resumo: Este relatório realizou-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário quando a sua autora era professora estagiária na Escola Profissional da Nervir com alunos/formandos do ensino profissional. Na primeira parte do relatório apresenta-se e reflete-se sobre a prática de ensino supervisionada que aí decorreu no âmbito deste Mestrado. Desta prática salienta-se a importância da formação científico-pedagógica e didática do professor que o prepara para o seu trabalho nas práticas letivas. Na segunda parte deste relatório é descrita uma experiência de trabalho de projeto realizada nas aulas de Matemática, no tema de estatística em que os alunos/formandos construíram um questionário para averiguar os usos dados pelos colegas da escola às redes sociais, um tópico do seu dia-a-dia. A experiência decorreu no 3.º período do ano letivo 2014/2015 e envolveu uma turma do 1.º ano do Curso Técnico de Comércio. Nas três aulas do estudo, a turma foi organizada em grupos de três ou quatro elementos. Usou-se o ciclo investigativo em estatística: o problema colocado foi sobre o uso dado às redes sociais; planificou-se a recolha dos dados através de um questionário elaborado pela turma e preenchido pelos alunos da escola; os dados dos questionários foram inseridos numa folha de cálculo e foi feita a sua análise, tendo cada grupo apresentado um poster como produto final. Na sequência desta experiência de trabalho de projeto em estatística no ensino profissional, a análise dos seus resultados centrou-se na descrição e interpretação dos elementos recolhidos através dos posters elaborados nas aulas, pelas notas de campo da professora estagiária e pelo questionário final que os alunos preencheram sobre o trabalho desenvolvido. Esta análise indicou que os alunos usaram os seus conhecimentos matemáticos e de estatística no tratamento dos dados por questão e na construção do poster. Foram detetadas algumas falhas e erros na elaboração dos gráficos nos posters e alguns dos grupos não conseguiram completar a análise dos dados. Como resultado positivo do uso do ciclo investigativo em estatística, a partir dos dados com que trabalharam, a maior parte dos grupos conseguiu construir os gráficos com as respetivas medidas de tendência central. Em relação ao trabalho em grupo, as dificuldades sentidas foram pontuais, tendo a maioria dos grupos trabalhado de forma entusiasta durante as aulas. Porém, surgiu um contratempo, pois o objetivo inicial de reunir os grupos dois a dois para obter apenas três posters finais não foi conseguido. Na avaliação dos alunos ao trabalho realizado, entre outros aspetos destaca-se que os alunos, gostaram de o fazer e reconheceram que poderão usar o que aprenderam nestas aulas no seu dia-a-dia. Entre outras reflexões finais, a professora estagiária reconhece a necessidade da implementação da metodologia de trabalho de projeto como elemento motivador da estatística que tem menos peso no programa da disciplina de Matemática, atualmente.
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A experiência decorreu no 3.º período do ano letivo 2014/2015 e envolveu uma turma do 1.º ano do Curso Técnico de Comércio. Nas três aulas do estudo, a turma foi organizada em grupos de três ou quatro elementos. Usou-se o ciclo investigativo em estatística: o problema colocado foi sobre o uso dado às redes sociais; planificou-se a recolha dos dados através de um questionário elaborado pela turma e preenchido pelos alunos da escola; os dados dos questionários foram inseridos numa folha de cálculo e foi feita a sua análise, tendo cada grupo apresentado um poster como produto final. Na sequência desta experiência de trabalho de projeto em estatística no ensino profissional, a análise dos seus resultados centrou-se na descrição e interpretação dos elementos recolhidos através dos posters elaborados nas aulas, pelas notas de campo da professora estagiária e pelo questionário final que os alunos preencheram sobre o trabalho desenvolvido. Esta análise indicou que os alunos usaram os seus conhecimentos matemáticos e de estatística no tratamento dos dados por questão e na construção do poster. Foram detetadas algumas falhas e erros na elaboração dos gráficos nos posters e alguns dos grupos não conseguiram completar a análise dos dados. Como resultado positivo do uso do ciclo investigativo em estatística, a partir dos dados com que trabalharam, a maior parte dos grupos conseguiu construir os gráficos com as respetivas medidas de tendência central. Em relação ao trabalho em grupo, as dificuldades sentidas foram pontuais, tendo a maioria dos grupos trabalhado de forma entusiasta durante as aulas. Porém, surgiu um contratempo, pois o objetivo inicial de reunir os grupos dois a dois para obter apenas três posters finais não foi conseguido. Na avaliação dos alunos ao trabalho realizado, entre outros aspetos destaca-se que os alunos, gostaram de o fazer e reconheceram que poderão usar o que aprenderam nestas aulas no seu dia-a-dia. Entre outras reflexões finais, a professora estagiária reconhece a necessidade da implementação da metodologia de trabalho de projeto como elemento motivador da estatística que tem menos peso no programa da disciplina de Matemática, atualmente.This report was held in the framework of the Master in Mathematics Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education (MMT3CBE&SE) when its author was an intern teacher at the School of Professional Nervir with students/trainees school graduates. In the first part of the report is presented the supervised teaching practice that took place there under this Masters and some thoughts about it are presented by author. This practice emphasizes the importance of scientific-pedagogical and didactic teacher training that prepares him for his work in teaching practices. In the first part, the supervised practice from the MMT3CBE&SE is presented as well as its reflection. This practice highlighted the importance of scientific-pedagogical and didactic groundworks of the teacher that prepares him (her) to his (her) class work. The second part of this report describes a project work experience carried out in Mathematics classes, on the statistical subject in which students/trainees investigated the uses of social networks of their mates, so a day-to-day topic. The experience took place in the 3rd term of the 2014/2015school year and involved a group of the first year of Trade Technical Course. The investigative cycle in statistics was used: The issue raised concerned the uses of social networks data given by students of the Professional School of Nervir; Data collection was planned to use the survey prepared by the class and filled by school students; The survey data was coded in a spreadsheet; Its analysis was done by each group and a poster was presented as a final product. Following this project work experience with these vocational students/trainees, the analysis of the results focused on the description and interpretation of the evidence gathered through the posters that were prepared in class, the teacher's field notes and the final survey of the students with their opinions about the project work. The results indicated that students used mathematical and statistical knowledge to make the poster. Some weaknesses and errors were detected in the charts built in the posters and some of the groups did have time to complete their work. As a positive result of the investigative statistics cycle use, most of the groups was able to gather graphics with the respective measures of central tendency for each variable (question). Regarding the group work, the difficulties were solved within each group, with most the groups working enthusiastically during classes. Still, there was a setback, since the initial objective to bring together two by two groups to build a single poster was not achieved. In the assessment survey, students/trainees, despite facing some difficulties, liked to do this work, specially having a poster as a final product. Students also recognized the statistical content and correctly managed the class time and recognized that what they had learned may be used in a day-to-day situation. Among other final thoughts, the trainee teacher acknowledges the need for implementation of the project work methodology as a trigger for statistics teaching since currently statistics has less weight in Mathematics secondary syllabus.2016-06-03T18:20:55Z2016-06-03T00:00:00Z2016-06-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6056porBogas, Helena Maria Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:30:30Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6056Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:32.454687Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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