Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11517 |
Resumo: | O presente documento visa fazer referência ao estágio que se realizou no ano letivo 2020/2021 na Escola Secundária Morgado de Mateus, com o objetivo de incluir de forma minuciosa todo o trabalho que foi desenvolvido como estagiário na disciplina de Educação Física e, ao mesmo tempo, uma reflexão crítica sobre a experiência pedagógica em contexto escolar. A Prática de Ensino Supervisionada reflete um longo período de experiência e incerteza no sentido em que teremos sempre desafios, dificuldades com as quais não estamos a contar e que acabam por contribuir para o nosso desenvolvimento, onde o estagiário coloca em prática todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos e, concomitantemente, valida todas essas competências, obtendo novas aptidões. Vamos ganhando experiência ao longo da Prática de Ensino Supervisionada criando respostas para esses mesmos desafios e conseguindo combater essa incerteza relativamente ao que ainda nos espera acontecer. A presença, a colaboração e a orientação do professor Carlos Pires foi essencial para todo o processo de evolução, uma vez que, desde logo, nos atribuiu durante todo o ano letivo uma turma, diferente por cada período, do ensino secundário que estava sob a nossa responsabilidade. Deste modo, este relatório está estruturado de forma cronológica, do geral para o particular, de forma a abordar todas as partes do processo ensino-aprendizagem. Numa primeira fase será realizada uma breve apresentação em jeito de introdução, seguida de uma exposição de forma a caracterizar as nossas expectativas referentes ao estágio, assim como, o relato da nossa experiência pessoal. Numa segunda fase serão referidos o contexto e o local do estágio, incluindo a caracterização da escola, todos os recursos que a mesma teve à disposição e o departamento de Educação Física. Numa terceira fase será abordada a prática profissional, onde estará incluído todo o processo da vertente prática. Numa quarta e última fase serão abordadas as atividades em que participamos e auxiliámos ao longo do ano escolar. Por fim será realizada uma reflexão crítica acerca de todo o trabalho desenvolvido, assim como, a experiência e aprendizagem adquirida ao longo de todo este processo. |
id |
RCAP_8c3e43097c92351d7366dc288b882d1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/11517 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaPrática de ensino supervisionadaPrática profissionalO presente documento visa fazer referência ao estágio que se realizou no ano letivo 2020/2021 na Escola Secundária Morgado de Mateus, com o objetivo de incluir de forma minuciosa todo o trabalho que foi desenvolvido como estagiário na disciplina de Educação Física e, ao mesmo tempo, uma reflexão crítica sobre a experiência pedagógica em contexto escolar. A Prática de Ensino Supervisionada reflete um longo período de experiência e incerteza no sentido em que teremos sempre desafios, dificuldades com as quais não estamos a contar e que acabam por contribuir para o nosso desenvolvimento, onde o estagiário coloca em prática todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos e, concomitantemente, valida todas essas competências, obtendo novas aptidões. Vamos ganhando experiência ao longo da Prática de Ensino Supervisionada criando respostas para esses mesmos desafios e conseguindo combater essa incerteza relativamente ao que ainda nos espera acontecer. A presença, a colaboração e a orientação do professor Carlos Pires foi essencial para todo o processo de evolução, uma vez que, desde logo, nos atribuiu durante todo o ano letivo uma turma, diferente por cada período, do ensino secundário que estava sob a nossa responsabilidade. Deste modo, este relatório está estruturado de forma cronológica, do geral para o particular, de forma a abordar todas as partes do processo ensino-aprendizagem. Numa primeira fase será realizada uma breve apresentação em jeito de introdução, seguida de uma exposição de forma a caracterizar as nossas expectativas referentes ao estágio, assim como, o relato da nossa experiência pessoal. Numa segunda fase serão referidos o contexto e o local do estágio, incluindo a caracterização da escola, todos os recursos que a mesma teve à disposição e o departamento de Educação Física. Numa terceira fase será abordada a prática profissional, onde estará incluído todo o processo da vertente prática. Numa quarta e última fase serão abordadas as atividades em que participamos e auxiliámos ao longo do ano escolar. Por fim será realizada uma reflexão crítica acerca de todo o trabalho desenvolvido, assim como, a experiência e aprendizagem adquirida ao longo de todo este processo.This document aims to refer to the internship that took place in the school year 2020/2021 at The Morgado Secondary School in Mateus, with the objective of carefully including all the work that was developed as an intern in the discipline of Physical Education and, at the same time, a critical reflection on the pedagogical experience in the school context. The Supervised Teaching Practice reflects a long period of experience and uncertainty, where the trainee puts into practice all the knowledge acquired over the years and, concomitantly, validates all these skills, obtaining new skills. The presence, collaboration and guidance of Professor Carlos Pires was essential for the whole process of evolution, since from the outset he assigned me throughout the school year a different class, for each period, of secondary education that was only my responsibility. Thus, this report is structured chronologically, from general to particular, in order to address all parts of the teaching-learning process. In a first phase, a brief presentation will be held in the form of introduction, followed by an exhibition in order to characterize my expectations regarding the internship, as well as the account of my personal experience. In a second phase will be mentioned the context and place of the internship, including the characterization of the school, all the resources that it has available and the Department of Physical Education. In a third phase, professional practice will be addressed, which will include the whole process of the practical aspect. In a fourth and final phase will be addressed the activities in which I participated and assisted throughout the school year. Finally, a critical reflection will be carried out about all the work developed, as well as the experience and learning acquired throughout this process.2023-04-18T11:17:06Z2022-10-20T00:00:00Z2022-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11517porPereira, Diogo Miguel Pinheiro Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:48:16Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11517Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:36.017931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada Pereira, Diogo Miguel Pinheiro Fernandes Prática de ensino supervisionada Prática profissional |
title_short |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_sort |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
author |
Pereira, Diogo Miguel Pinheiro Fernandes |
author_facet |
Pereira, Diogo Miguel Pinheiro Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Diogo Miguel Pinheiro Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Prática profissional |
topic |
Prática de ensino supervisionada Prática profissional |
description |
O presente documento visa fazer referência ao estágio que se realizou no ano letivo 2020/2021 na Escola Secundária Morgado de Mateus, com o objetivo de incluir de forma minuciosa todo o trabalho que foi desenvolvido como estagiário na disciplina de Educação Física e, ao mesmo tempo, uma reflexão crítica sobre a experiência pedagógica em contexto escolar. A Prática de Ensino Supervisionada reflete um longo período de experiência e incerteza no sentido em que teremos sempre desafios, dificuldades com as quais não estamos a contar e que acabam por contribuir para o nosso desenvolvimento, onde o estagiário coloca em prática todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos e, concomitantemente, valida todas essas competências, obtendo novas aptidões. Vamos ganhando experiência ao longo da Prática de Ensino Supervisionada criando respostas para esses mesmos desafios e conseguindo combater essa incerteza relativamente ao que ainda nos espera acontecer. A presença, a colaboração e a orientação do professor Carlos Pires foi essencial para todo o processo de evolução, uma vez que, desde logo, nos atribuiu durante todo o ano letivo uma turma, diferente por cada período, do ensino secundário que estava sob a nossa responsabilidade. Deste modo, este relatório está estruturado de forma cronológica, do geral para o particular, de forma a abordar todas as partes do processo ensino-aprendizagem. Numa primeira fase será realizada uma breve apresentação em jeito de introdução, seguida de uma exposição de forma a caracterizar as nossas expectativas referentes ao estágio, assim como, o relato da nossa experiência pessoal. Numa segunda fase serão referidos o contexto e o local do estágio, incluindo a caracterização da escola, todos os recursos que a mesma teve à disposição e o departamento de Educação Física. Numa terceira fase será abordada a prática profissional, onde estará incluído todo o processo da vertente prática. Numa quarta e última fase serão abordadas as atividades em que participamos e auxiliámos ao longo do ano escolar. Por fim será realizada uma reflexão crítica acerca de todo o trabalho desenvolvido, assim como, a experiência e aprendizagem adquirida ao longo de todo este processo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-20T00:00:00Z 2022-10-20 2023-04-18T11:17:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/11517 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/11517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137131784830976 |