Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Diogo Miguel Pinheiro Fernandes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11517
Resumo: O presente documento visa fazer referência ao estágio que se realizou no ano letivo 2020/2021 na Escola Secundária Morgado de Mateus, com o objetivo de incluir de forma minuciosa todo o trabalho que foi desenvolvido como estagiário na disciplina de Educação Física e, ao mesmo tempo, uma reflexão crítica sobre a experiência pedagógica em contexto escolar. A Prática de Ensino Supervisionada reflete um longo período de experiência e incerteza no sentido em que teremos sempre desafios, dificuldades com as quais não estamos a contar e que acabam por contribuir para o nosso desenvolvimento, onde o estagiário coloca em prática todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos e, concomitantemente, valida todas essas competências, obtendo novas aptidões. Vamos ganhando experiência ao longo da Prática de Ensino Supervisionada criando respostas para esses mesmos desafios e conseguindo combater essa incerteza relativamente ao que ainda nos espera acontecer. A presença, a colaboração e a orientação do professor Carlos Pires foi essencial para todo o processo de evolução, uma vez que, desde logo, nos atribuiu durante todo o ano letivo uma turma, diferente por cada período, do ensino secundário que estava sob a nossa responsabilidade. Deste modo, este relatório está estruturado de forma cronológica, do geral para o particular, de forma a abordar todas as partes do processo ensino-aprendizagem. Numa primeira fase será realizada uma breve apresentação em jeito de introdução, seguida de uma exposição de forma a caracterizar as nossas expectativas referentes ao estágio, assim como, o relato da nossa experiência pessoal. Numa segunda fase serão referidos o contexto e o local do estágio, incluindo a caracterização da escola, todos os recursos que a mesma teve à disposição e o departamento de Educação Física. Numa terceira fase será abordada a prática profissional, onde estará incluído todo o processo da vertente prática. Numa quarta e última fase serão abordadas as atividades em que participamos e auxiliámos ao longo do ano escolar. Por fim será realizada uma reflexão crítica acerca de todo o trabalho desenvolvido, assim como, a experiência e aprendizagem adquirida ao longo de todo este processo.
id RCAP_8c3e43097c92351d7366dc288b882d1d
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/11517
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaPrática de ensino supervisionadaPrática profissionalO presente documento visa fazer referência ao estágio que se realizou no ano letivo 2020/2021 na Escola Secundária Morgado de Mateus, com o objetivo de incluir de forma minuciosa todo o trabalho que foi desenvolvido como estagiário na disciplina de Educação Física e, ao mesmo tempo, uma reflexão crítica sobre a experiência pedagógica em contexto escolar. A Prática de Ensino Supervisionada reflete um longo período de experiência e incerteza no sentido em que teremos sempre desafios, dificuldades com as quais não estamos a contar e que acabam por contribuir para o nosso desenvolvimento, onde o estagiário coloca em prática todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos e, concomitantemente, valida todas essas competências, obtendo novas aptidões. Vamos ganhando experiência ao longo da Prática de Ensino Supervisionada criando respostas para esses mesmos desafios e conseguindo combater essa incerteza relativamente ao que ainda nos espera acontecer. A presença, a colaboração e a orientação do professor Carlos Pires foi essencial para todo o processo de evolução, uma vez que, desde logo, nos atribuiu durante todo o ano letivo uma turma, diferente por cada período, do ensino secundário que estava sob a nossa responsabilidade. Deste modo, este relatório está estruturado de forma cronológica, do geral para o particular, de forma a abordar todas as partes do processo ensino-aprendizagem. Numa primeira fase será realizada uma breve apresentação em jeito de introdução, seguida de uma exposição de forma a caracterizar as nossas expectativas referentes ao estágio, assim como, o relato da nossa experiência pessoal. Numa segunda fase serão referidos o contexto e o local do estágio, incluindo a caracterização da escola, todos os recursos que a mesma teve à disposição e o departamento de Educação Física. Numa terceira fase será abordada a prática profissional, onde estará incluído todo o processo da vertente prática. Numa quarta e última fase serão abordadas as atividades em que participamos e auxiliámos ao longo do ano escolar. Por fim será realizada uma reflexão crítica acerca de todo o trabalho desenvolvido, assim como, a experiência e aprendizagem adquirida ao longo de todo este processo.This document aims to refer to the internship that took place in the school year 2020/2021 at The Morgado Secondary School in Mateus, with the objective of carefully including all the work that was developed as an intern in the discipline of Physical Education and, at the same time, a critical reflection on the pedagogical experience in the school context. The Supervised Teaching Practice reflects a long period of experience and uncertainty, where the trainee puts into practice all the knowledge acquired over the years and, concomitantly, validates all these skills, obtaining new skills. The presence, collaboration and guidance of Professor Carlos Pires was essential for the whole process of evolution, since from the outset he assigned me throughout the school year a different class, for each period, of secondary education that was only my responsibility. Thus, this report is structured chronologically, from general to particular, in order to address all parts of the teaching-learning process. In a first phase, a brief presentation will be held in the form of introduction, followed by an exhibition in order to characterize my expectations regarding the internship, as well as the account of my personal experience. In a second phase will be mentioned the context and place of the internship, including the characterization of the school, all the resources that it has available and the Department of Physical Education. In a third phase, professional practice will be addressed, which will include the whole process of the practical aspect. In a fourth and final phase will be addressed the activities in which I participated and assisted throughout the school year. Finally, a critical reflection will be carried out about all the work developed, as well as the experience and learning acquired throughout this process.2023-04-18T11:17:06Z2022-10-20T00:00:00Z2022-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11517porPereira, Diogo Miguel Pinheiro Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:48:16Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11517Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:36.017931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Pereira, Diogo Miguel Pinheiro Fernandes
Prática de ensino supervisionada
Prática profissional
title_short Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
author Pereira, Diogo Miguel Pinheiro Fernandes
author_facet Pereira, Diogo Miguel Pinheiro Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Diogo Miguel Pinheiro Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Prática profissional
topic Prática de ensino supervisionada
Prática profissional
description O presente documento visa fazer referência ao estágio que se realizou no ano letivo 2020/2021 na Escola Secundária Morgado de Mateus, com o objetivo de incluir de forma minuciosa todo o trabalho que foi desenvolvido como estagiário na disciplina de Educação Física e, ao mesmo tempo, uma reflexão crítica sobre a experiência pedagógica em contexto escolar. A Prática de Ensino Supervisionada reflete um longo período de experiência e incerteza no sentido em que teremos sempre desafios, dificuldades com as quais não estamos a contar e que acabam por contribuir para o nosso desenvolvimento, onde o estagiário coloca em prática todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos e, concomitantemente, valida todas essas competências, obtendo novas aptidões. Vamos ganhando experiência ao longo da Prática de Ensino Supervisionada criando respostas para esses mesmos desafios e conseguindo combater essa incerteza relativamente ao que ainda nos espera acontecer. A presença, a colaboração e a orientação do professor Carlos Pires foi essencial para todo o processo de evolução, uma vez que, desde logo, nos atribuiu durante todo o ano letivo uma turma, diferente por cada período, do ensino secundário que estava sob a nossa responsabilidade. Deste modo, este relatório está estruturado de forma cronológica, do geral para o particular, de forma a abordar todas as partes do processo ensino-aprendizagem. Numa primeira fase será realizada uma breve apresentação em jeito de introdução, seguida de uma exposição de forma a caracterizar as nossas expectativas referentes ao estágio, assim como, o relato da nossa experiência pessoal. Numa segunda fase serão referidos o contexto e o local do estágio, incluindo a caracterização da escola, todos os recursos que a mesma teve à disposição e o departamento de Educação Física. Numa terceira fase será abordada a prática profissional, onde estará incluído todo o processo da vertente prática. Numa quarta e última fase serão abordadas as atividades em que participamos e auxiliámos ao longo do ano escolar. Por fim será realizada uma reflexão crítica acerca de todo o trabalho desenvolvido, assim como, a experiência e aprendizagem adquirida ao longo de todo este processo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-20T00:00:00Z
2022-10-20
2023-04-18T11:17:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/11517
url http://hdl.handle.net/10348/11517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137131784830976