The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalization
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10088 |
Resumo: | Mestrado em Ciências Empresariais |
id |
RCAP_c18dcca397a0059faa03455d55c24538 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10088 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalizationEmpreendedorismo InternacionalNovas Empresas Domésticas e InternacionaisCaracterísticas do EmpreendedorCaracterísticas da PersonalidadeInternacionalizaçãoInternational EntrepreneurshipDomestic and International New VenturesEntrepreneur’s CharacteristicsPersonality CharacteristicsInternationalizationMestrado em Ciências EmpresariaisO Empreendedorismo Internacional (EI) tem origem na área do negócio internacional e do empreendedorismo. Baseada em três abordagens teóricas, visão baseada no conhecimento, teoria dos escalões superiores e perspectiva cognitiva, esta investigação pretende contribuir para uma melhor compreensão do processo de internacionalização e do papel desempenhado pelas características do empreendedor. Este estudo analisa a influência das características empreendedoras e de personalidade, bem como, as característica da empresa e a sua influência na internacionalização. Esta investigação apresenta os seguintes objectivos: i) desenvolver um quadro conceptual estruturado para o processo de internacionalização; ii) identificar características empreendedoras do indivíduo e da empresa relevantes para a internacionalização; e iii) distinguir entre novas empresas domésticas e internacionais (DNVs e INVs) relativamente ao mindset empreendedor. As hipóteses foram testadas através de dados recolhidos por questionário e dados secundários obtidos a partir da base de dados eInforma D&B, para DNVs e INVs Portuguesas criadas entre 2004 e 2013. Os resultados forneceram suporte empírico para as relações entre características de personalidade do empreendedor e características empreendedoras. Adicionalmente, foi encontrada uma relação entre a orientação e intenção empreendedoras do indivíduo. Foi encontrado suporte empírico para as relações entre características empreendedoras individuais e a orientação empreendedora e internacional da empresa. Para além disso, a orientação internacional manifestou uma relação positiva relativamente ao tipo de empresa e à percentagem de exportação. Esta investigação forneceu uma abordagem a diferentes níveis destacando o papel do empreendedor cuja personalidade e características empreendedoras são determinantes para a identidade da empresa e para a internacionalização.International Entrepreneurship (IE) has its origins from international business and entrepreneurship research. Contemplating three main frameworks, knowledge-based view, upper echelons theory and cognitive perspective, this research aims to contribute to a better understanding of the internationalization process and the role of the entrepreneur’s characteristics. The study analyzes the influence of the entrepreneur’s personality and entrepreneurial characteristics as well as the firm characteristics and the influence of the latter on internationalization. The following objectives were defined: i) develop a well-structured framework for the internationalization process; ii) identify entrepreneurial characteristics at the individual and firm level relevant to internationalization; and iii) distinguish INVs from DNVs regarding the entrepreneurial mindset. Hypotheses were tested through a survey data combined with secondary data provided by eInforma D&B database for Portuguese INVs and DNVs founded between 2004 and 2013. The results provided empirical support for the relationships between several entrepreneur’s personality characteristics and entrepreneurial characteristics. Additionally, an association was found between individual entrepreneurial orientation and individual entrepreneurial intent. There was also empirical support for relationships between individual entrepreneurial characteristics and the firm’s entrepreneurial and international orientation. Furthermore, international orientation was positively related to the type of venture and the firm’s export percentage. The present research provided a different level approach highlighting the role of the entrepreneur whose personality and entrepreneurial characteristics are determinant to the firm’s identity and its internationalization.Instituto Superior de Economia e GestãoCrespo, NunoRepositório da Universidade de LisboaAurélio, Diana Isabel Campos Fraga2015-11-09T09:35:07Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10088engAurélio, Diana Isabel Campos Fraga (2015). "The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalization". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:27Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:36.122712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalization |
title |
The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalization |
spellingShingle |
The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalization Aurélio, Diana Isabel Campos Fraga Empreendedorismo Internacional Novas Empresas Domésticas e Internacionais Características do Empreendedor Características da Personalidade Internacionalização International Entrepreneurship Domestic and International New Ventures Entrepreneur’s Characteristics Personality Characteristics Internationalization |
title_short |
The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalization |
title_full |
The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalization |
title_fullStr |
The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalization |
title_full_unstemmed |
The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalization |
title_sort |
The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalization |
author |
Aurélio, Diana Isabel Campos Fraga |
author_facet |
Aurélio, Diana Isabel Campos Fraga |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Crespo, Nuno Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aurélio, Diana Isabel Campos Fraga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Internacional Novas Empresas Domésticas e Internacionais Características do Empreendedor Características da Personalidade Internacionalização International Entrepreneurship Domestic and International New Ventures Entrepreneur’s Characteristics Personality Characteristics Internationalization |
topic |
Empreendedorismo Internacional Novas Empresas Domésticas e Internacionais Características do Empreendedor Características da Personalidade Internacionalização International Entrepreneurship Domestic and International New Ventures Entrepreneur’s Characteristics Personality Characteristics Internationalization |
description |
Mestrado em Ciências Empresariais |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-09T09:35:07Z 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/10088 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/10088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Aurélio, Diana Isabel Campos Fraga (2015). "The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalization". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131048720728064 |