Multimodality in Celpe-Bras. A looks at its relationship with the examination construct
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/diacritica.5124 |
Resumo: | Este trabalho é um estudo inicial que tem por objetivo discutir os Elementos Provocadores nas tarefas propostas pelo Exame que certifica a proficiência em língua portuguesa para estrangeiros outorgado pelo governo brasileiro, o Celpe-Bras, com vistas a analisar as construções discursivas e ideológicas dos textos multimodais inseridos nos Elementos Provocadores (EPs), utilizados nas edições de 2014e 2017. Uma vez que os EPs correspondem ao construto comunicativo do Exame, discutir-se-á como eles refletem esse construto. A base teórica da pesquisa é centrada nos estudos de Brown (2007), Weir (2005), Scaramucci (2000; 2001 e 2003), Ebel e Frisbie (1991), na Teoria da Multimodalidade com Kress e van Leeuwen (2006), nas concepções dialógicas de gênero de Bakhtin (1991) na teoria da Análisedo Discurso Crítica de Fairclough (1992; 2001; 2003; 2006) e nas concepções de Thompson (1995) sobre ideologia. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso, por meio de análise documental. As análises dos Elementos Provocadores levam-nos a refletir sobre a natureza comunicativa, bem como sobre as tarefas comunicativas e a questão cultural, pilares teóricos do Celpe-Bras, que refletem esse pressuposto comunicativo, principalmente no que tange à escolha dos gêneros desses elementos e suas semioses. |
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Multimodality in Celpe-Bras. A looks at its relationship with the examination constructA multimodalidade no Celpe-Bras. Um olhar para sua relação com o construto do exameConstrutoCelpe-BrasComunicaçãoMultimodalidadeConstructCelpe-BrasCommunicationMultimodalityEste trabalho é um estudo inicial que tem por objetivo discutir os Elementos Provocadores nas tarefas propostas pelo Exame que certifica a proficiência em língua portuguesa para estrangeiros outorgado pelo governo brasileiro, o Celpe-Bras, com vistas a analisar as construções discursivas e ideológicas dos textos multimodais inseridos nos Elementos Provocadores (EPs), utilizados nas edições de 2014e 2017. Uma vez que os EPs correspondem ao construto comunicativo do Exame, discutir-se-á como eles refletem esse construto. A base teórica da pesquisa é centrada nos estudos de Brown (2007), Weir (2005), Scaramucci (2000; 2001 e 2003), Ebel e Frisbie (1991), na Teoria da Multimodalidade com Kress e van Leeuwen (2006), nas concepções dialógicas de gênero de Bakhtin (1991) na teoria da Análisedo Discurso Crítica de Fairclough (1992; 2001; 2003; 2006) e nas concepções de Thompson (1995) sobre ideologia. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso, por meio de análise documental. As análises dos Elementos Provocadores levam-nos a refletir sobre a natureza comunicativa, bem como sobre as tarefas comunicativas e a questão cultural, pilares teóricos do Celpe-Bras, que refletem esse pressuposto comunicativo, principalmente no que tange à escolha dos gêneros desses elementos e suas semioses.This is an initial study of a research presented at the II Symposium on Teaching Portuguese as an Additional Language. This research aims to analyze the multimodal prompts used in the interactions of the tasks in the Certificate of Proficiency. in Portuguese for Foreigners (Celpe-Bras) (2014 and 2017 editions) and how they are related to the communicative construct of the Exam. Authors such as Brown (2007), Weir (2005), Scaramucci (2000; 2001; 2003), Ebel e Frisbie (1991), Kresse van Leeuwen (2006), Bakhtin (1997), Fairclough (1992; 2001; 2003; 2006) and Thompson (1995) constitute the theoretical basis of this study. This is a qualitative research and a case study carried out by means of document analysis. This analysis allows us to reflect on the communicative nature of the Exam as well as on its communicative tasks and the cultural basis, three of the foundations of Celpe-Bras, regarding the text genres of the prompts and their different types of semiosis.CEHUM2019-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.5124https://doi.org/10.21814/diacritica.5124Diacrítica; Vol. 32 N.º 2 (2018): Confluências em português língua segunda / língua estrangeira / língua de herança; 293-313Diacrítica; Vol. 32 No. 2 (2018): Confluências em português língua segunda / língua estrangeira / língua de herança; 293-3132183-91740870-896710.21814/diacritica.32.2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/5124https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/5124/5654Direitos de Autor (c) 2023 Larisse Lázaro Santos Pinheiro, Sara Domingos de Sousa Araujo, Eugênia Magnólia da Silva Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Larisse Lázaro SantosAraujo, Sara Domingos de SousaFernandes, Eugênia Magnólia da Silva2024-10-25T07:51:33Zoai:journals.uminho.pt:article/5124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-10-25T07:51:33Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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